Gestão por Competências em Recursos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5383Palavras-chave:
Gestão; Competência; Organização.Resumo
A presente pesquisa constituiu-se em um estudo bibliográfico sobre a gestão por competências em recursos humanos nas organizações em geral. Abordando os conceitos de competência que devem ser entendidos como um conjunto de capacidades humanas que justificam um alto desempenho por meio de habilidades, conhecimentos e atitudes. Estes estão associados à ideia de agregação de valor e são expressos pelos comportamentos que a pessoa manifesta no trabalho e pelas consequências desses comportamentos. A gestão por competência, por sua vez, possibilita detectar de forma consistente as capacidades individuais percebidas pelos funcionários como desenvolvidas e que os capacitam a realizar suas atividades funcionais, identificando as lacunas entre aquelas desejadas e as existentes, propondo o desenvolvimento permanente e colocando-as em prática para agregar valor a organização. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, onde se considerou as dimensões da competência que são interdependentes e englobam questões técnicas, cognição e as atitudes relacionadas ao trabalho e também a atuação dos recursos humanos no que se refere à temática em questão.
Referências
Barbosa, A. C. Q., ferraz, D. M., lopes, D. P. T. (2002). Competências nas organizações: o discurso e a prática na gestão de pessoas. In: XXVI Encontro Anual da ANPAD. Salvador: ANPAD.
Bonilla, J. I. C. (2019). Desafios da gestão de pessoas com a inserção da Indústria 4.0. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Brandão, H. P., Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 179-194.
Camargo, M. D. (2013). Plano de desenvolvimento organizacional a partir do mapeamento de competências individuais. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
Chiavenato, I. (2008). Gestão de pessoas. Campus Terceira Edição. Elsevier Brasil.
Duque, B. E. D., Dias, L. G., Ferreira, A. L. F. (2018). A influência da quarta revolução industrial no papel do administrador. Revista de Trabalhos Acadêmicos–Universo Juiz de Fora, v. 1, n. 6.
Dutra, J. S., Veloso, E. F. R., Fischer, A. L. (2009). As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 10, n. 1, p. 55-70.
Dutra, J. (2008). Gestão de carreiras. GV-executivo, v. 7, n. 1, p. 56-61.
Dutra, J. S. (2007). O conceito de competência e sua contribuição para a gestão de carreira. Gestão de organizações públicas e privadas: Uma abordagem interdisciplinar. p. 79-102.
Dutra, J. S. (2013). Gestão de pessoas articulada por meio de competências. In: Contribuições para a gestão de pessoas na administração pública. São Paulo: FIA/USP.
Fernandes, S. A. S. (2019). Ferramentas de gestão e desenvolvimento de competências na transição para a Indústria 4.0: o caso de uma empresa na indústria automóvel. Tese de Doutorado. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/29602?mode=full>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Ferreira, D. C. (2009). Gestão por competência. Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro.
Fleury, M. T. L., Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196.
Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2003). Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no Brasil. Gestão & Produção, v. 10, n. 2, p. 129-144.
Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L., Borini, F. M., Oliveira Junior, M. M. (2015). Gestão estratégica das multinacionais brasileiras. EAESP-Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Kuenzer, A. Z. (2006). A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educ. Soc. vol. 27, n. 96 Campinas. SciELO Brasil.
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre:Artmed.
Le Boterf, G. (2006). Três dimensões a explorar. Pessoal, v. 6, p. 60-63.
Lustri, D., Miura, I. K., Takahashi, S. (2005). Gestão do conhecimento desenvolvendo competências. Revista inteligência empresarial, v. 25, p. 20-27.
Parente, C. (2017). Para uma análise da gestão de competências profissionais. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 14.
Veloso, E. F. R., Silva, R. C., Dutra, J. S. (2012). Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 13, n. 2, p. 197-208.
Veloso, E. F. R., Dutra, J. S., Fischer, A. L. (2011) Gestão de carreiras e crescimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 61-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.