COVID – 19: Desafios do cotidiano e estratégias de enfrentamento frente ao isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5474Palavras-chave:
COVID - 19; Isolamento social; Pandemia.Resumo
A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. Na primeira semana do mês de abril, poucos meses depois do início da epidemia na China, em dezembro de 2019, já foram reportados mais de 1,5 milhão de casos e 85 mil mortes no mundo, e espera-se que um número ainda maior de casos e óbitos venha a ocorrer nos próximos meses. No Brasil, até o dia oito de abril de 2020, foram registrados 15.927 casos confirmados e 800 mortes pelo Covid-19. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, que objetivou em descrever os principais efeitos desse isolamento social, observando os fatores que podem contribuir ou atrapalhar nesse processo, mas também correlacionar possíveis estratégias de enfrentamento frente a necessidade do isolamento social. A amostra final foi composta apenas por 15 referências, incluindo apenas as de maior relevância para este estudo. Posterior à leitura reflexiva emergiram duas categorias: Principais efeitos do isolamento social no cotidiano do indivíduo frente a pandemia do covid-19 e Estratégias de enfrentamento dos efeitos do isolamento social no cotidiano do indivíduo frente a pandemia do covid-19. Conclui-se os efeitos causados pelo Covid-19 se estenderão ao longo do tempo, de forma social, física e psíquica. Além disso, a paralisação de muitos serviços acarretou um maior índice de desemprego e impacto econômico, afetando grandes e pequenas empresas. Foi preciso se reinventar e adaptar-se aos recursos disponíveis no momento, tornando possível de alguma forma dar continuidade às atividades e manter a fonte de renda e acima de tudo, a saúde mental.
Referências
Afifi, W. A., et al. (2012) O impacto da incerteza e do enfrentamento comunitário na saúde mental após desastres naturais. Anxiety, Stress & Coping - An Internacional Journal, 25(3),329-347.
Anderson, R. M. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The Lancet, 395(10228), 931-934.
Bezerra, A., et al. (2020). Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva.
Bittencourt, RN. (2020). Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico. 19(221),168-178.
Brum, C. N., et al. (2015). Revisão narrativa de literatura: aspectos conceituais e metodológicos na construção do conhecimento da enfermagem. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática, Porto Alegre: Moriá.
Chang, L. et al. (2020). Coronavirus Disease 2019: Coronaviruses and Blood Safety. Transfus Med Rev.
Cruz, R. M., et al. (2020). COVID-19: Emergência e Impactos na Saúde e no Trabalho. Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (rPOT).
Diniz, L. F. M., et al. Saúde mental na pandemia de COVID-19: Considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em psiquiatria - Ahead of print, 2020.
Enumo, S. R. F., et al. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: Proposição de uma Cartilha. Estudo de Psicologia, Campinas.37(200065).
Farias, H. S. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia - Revista Brasileira de Geografia Econômica, 2020.
Faro, A., et al. (2020) COVID-19 e saúde mental: A emergência do cuidado. Contribuições da Psicologia no contexto da pandemia da COVID-19.
Fundação Oswaldo Cruz. (2020). Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19.
Garcia, L. P.; Duarte, E. (2020). Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 29(2).
Guimaraes, A. S. M. 2020. (2020). Atuação da equipe multiprofissional em saúde, no cenário da pandemia por Covid 19.
Hale, T., et al. (2020). Rastreador de resposta do governo Oxford COVID-19. Escola de Governo Blavatnik.
Lima, M. R. S., Soares, A. C. N. (2020) Alimentação saudável em tempos de COVID-19: o que eu preciso saber?. Brazilian Journal of Health Review.3(3):3980-3992.
Lukács, G. (2004). Ontologia do ser social: trabalho. Herramienta, Buenos Aires.
Oliveira, A. C., et al. (2020). O que a pandemia da Covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 29.
Oliveira, A., et al. (2020). Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença - Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19).
Ornell F., et al. (2020) Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista debates in psychiatry.
Porto, P. (2020). Em casa com o COVID-19. Área Técnico-Científica Terapia Ocupacional.
Schmidt B., et al. (2020). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). SciELO Preprints.
Vieira, P. R., et al. (2020). Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela?. Revista Brasileira de Epidemiologia.
Word Health Organization. (2020). Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção para doença por coronavírus (COVID-19). Interim guidance, Geneva.
Zwielewski, G., et al. (2020). Protolocos para tratamento psicológico em pandemias: As demandas em saúde mental produzidas pela COVID-19. Revista debates in psychiatry - Ahead of print.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jully Camara Guinancio; Júlio Gabriel Mendonça de Sousa; Bianca Lemos de Carvalho; Ana Beatriz Teodoro de Souza; Amanda de Araujo Franco; Amanda de Almeida Floriano; Wanderson Alves Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.