Sobre a carcinofauna acompanhante na pesca industrial do camarão-rosa na plataforma continental Amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5508

Palavras-chave:

Fauna acompanhante; Crustáceos; Pesca de arrasto; Impacto ambiental.

Resumo

Este trabalho foi realizado com objetivo de quantificar a carcinofauna acompanhante por estação do ano, período do dia e faixa de profundidade na pesca industrial do camarão-rosa na Plataforma Continental Amazônica. O estudo foi realizado a partir de 152 registros de operações de pesca ou arrastos de fundo, sendo 72 na época de chuva (dezembro a maio) e 80 na época de seca (junho a novembro), com duração média de 3,5 ± 1,5 horas, totalizando 532 horas de arrasto, nos meses de julho e setembro de 2010 e março e abril de 2011, entre os estados do Pará e Amapá. Inicialmente a fauna acompanhante foi classificada em cinco grupos: peixes, camarão-rosa, crustáceos, moluscos e outros. Em seguida, foi realizada a triagem das comunidades de crustáceos: caranguejos, portunídeos, camarões, lagostas e estomatópodes, onde cada grupo foi quantificado em peso e número de exemplares. Das amostras coletadas no período do estudo, obteve-se uma relação camarão-rosa/fauna acompanhante na época de chuva de 1:3, e na época de seca de 1:30. A carcinofauna diferiu significativamente entre época do ano e entre faixa de profundidade, mas não entre o período do dia. A relação entre o volume (kg) de camarão-rosa capturado e carcinofauna oscilou muito, com o valor médio de 1:1. Nas pescarias industriais de camarão-rosa na costa norte do Brasil a relação camarão/carcinofauna acompanhante é influenciada pela estação do ano e faixa de profundidade, sendo menos danosa a essa biodiversidade no primeiro semestre de cada ano.

Biografia do Autor

Israel Hidenburgo Aniceto Cintra, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Engenharia de Pesca (1988), Especialização em Tecnologia de Produtos Pesqueiros (1991), Mestrado em Engenharia de Pesca (1996) e Doutorado em Engenharia de Pesca (2009) pela Universidade Federal do Ceará. É professor do Curso de Engenharia de Pesca e do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Dinâmica Populacional de Crustáceos, Pesca artesanal e industrial Região Norte e Ciência e Tecnologia do Pescado, atuando nos seguintes temas: Programa Revizee, lagosta, caranguejo uçá, camarão rosa, camarão do amazonas, siris, mapará, pescada branca, curimatá, jatuarana, Bacia do Araguaia-Tocantins, UHE Tucuruí.

Kleber de Sá Paiva, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Pará

Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012) e graduado em Engenheiro de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007). Foi Professor Substituto na Universidade Federal Rural da Amazônia, atuando como pesquisador e orientador de alunos no bacharelado em Engenharia de Pesca, tendo experiência na área de Engenharia aplicada a Pesca e Engenharia Aplicada a Aquicultura, com ênfase em pesca marítima e continental, aquicultura continental, controle de qualidade do pescado e Licenciamento Ambiental de empreendimentos aquícolas e Industrias Pesqueiras. Atuando nas seguintes áreas de pesquisa: Investigação Pesqueira, Pesca e Biologia Pesqueira.

 

Kátia Cristina de Araújo Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1990) e doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal Rural da Amazônia e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: decapoda, região norte, crustáceos, revizee norte e camarões.

Déborah Elena Galvão Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008) e mestrado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2011). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.

 

Alex Garcia Cavalleiro de Macedo Klautau, Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestrado em Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, desenvolve pesquisas na área de Conservação Marinha e Recursos Aquáticos. Ocupa o cargo de Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte do Brasil - Cepnor/ICMBio. Atua na área de Gestão de Recursos Pesqueiros e Pesca, Conservação Costeira, Ecologia e Manejo de Espécies e Monitoramento Marinho.

 

Wagner Cesar Rosa dos Santos, Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte

Possui graduação em Engenharia de Pesca (2015) e Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais (2018) pela Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA .Doutorando em Biodiversidade e Evolução (PPGBE-MPEG) Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ecologia Bentônica de macro invertebrados da costa Norte do Brasil atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, pesca industrial camarão rosa, Peixes Diversos, Lagosta e Pargo, malacofauna acompanhante da pesca de Peneídeos na região Norte do Brasil. Participa da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos) e do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas - GEF-Mar/CEPNOR/ICMBio Ultimamente esta engajado nos seguintes linhas de pesquisa: ecologia e cultivo de ostras de mangue, diversidade e ecologia de macro invertebrados bentônicos marinhos, estuarinos e de água doce e diversidade e ecologia de bivalves amazônicos marinhos e de água doce e sua fauna associada.

 

Flavio de Almeida Alves-Júnior, Centro Universitário Brasileiro, Pernambuco

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Oceanografia UFPE-DOCEAN, com ênfase em camarões de profundidade oriundos do talude continental. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências -Biologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2009).Especialista em Ciências Ambientais, na Fundação de Ensino Superior de Olinda-FUNESO (2011). Especialista em Oceanografia na Universidade Federal de Pernambuco (2012). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2013). Atuante no laboratório de Carcinologia (BENTOS II) no Departamento de Oceanografia-DOCEAN- UFPE.Tem experiência na área de Geografia, Biogeografia, Zoologia e Oceanografia com ênfase em Carcinologia, Educação Ambiental, Análises de Impactos Ambientais, Manejo e Gestão Ambiental, Biologia Populacional, Ecologia e Zoogeografia e distribuição de crustáceos de águas profundas (Camarões e Caranguejos) no Oceano Atlântico.

 

Referências

Aragão, J. A. N., Cintra, I. H. A., & Silva, K. C. A. (2004). Revisão dos Dados de Esforço de Pesca e Captura das Pescarias Industriais de Camarão-rosa Penaeus subtilis (Pérez-Farfante, 1967) (Crustácea, Decapoda, Penaeidae) na Região Norte do Brasil. Boletim Técnico Cientifico do Cepnor, 4(1), 31-44.

Aragão, J. A. N., Cintra, I. H. A., & Silva, K. C. A. (2015). Pesca Industrial do Camarão-rosa na Plataforma Continental Amazônica: Aspectos da Dinâmica da População, Avaliação do Estoque e Influência dos Parâmetros Ambientais. Acta of Fisheries and Aquatic Resources, 3(1), 77-90.

Aragão, J. A. N., Petrere-Júnior, M., & Cintra, I. H. A. (2017). Relações Biométricas do Camarão Rosa Penaeus subtilis (Pérez Farfante, 1967) na Plataforma Continental Amazônica. Arquivos de Ciências do Mar, 50(2), 81-99.

Aragão, J. A. N., Silva, K. C. A. & Cintra, I. H. A. (2013). Shrimp Fishery on the Amazon Continental Shelf: Present Situation and Level of Exploitation of the Stocks. In: Case study on shared stocks of the shrimp and groundfish fishery of the guianas-brazil shelf. Assessment studies. Rome: FAO CLME Case Study on Shrimp and Groundfish.

Aragão, J. A. N., Silva, K. C. A., & Cintra, I. H. A. (2015). Situação da Pesca de Camarões na Plataforma Continental Amazônica. Acta of Fisheries and Aquatic Resources, 3(2), 61-76.

Aragão, J. A. N., Cintra, I. H. A., Silva, K. C. A., & Vieira, I. J. A. (2001). A Explotação Camaroeira na Costa Norte do Brasil. Boletim Técnico Cientifico do Cepnor, 1(1), 7-40.

Bertini, G., Fransozo, A., & Melo, G. A. S. (2004). Biodiversity of Brachyuran Crabs (Crustacea: Decapoda) from Non – Consolided Sublitoral Bottom on the Northern Coast of São Paulo State, Brazil. Biologia da Conservação, 13(12), 2185-2207.

Branco, J. O., & Fracasso, H. A. A. (2004). Ocorrência e Abundância da Carcinofauna Acompanhante do Camarão Sete-barbas, Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1867) (Crustácea, Decapoda), na Armação do Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, 21(2), 295-301.

Cintra, I. H.A., Paiva, K. S., Herrmann, M., Barbosa, J. M., Klautau, A. G. M., & Silva, K. C. A. (2017). Carcinofauna Acompanhante do Camarão-rosa em Pescarias Industriais na Plataforma Continental Amazônica. Acta of Fisheries and Aquatic Resources, 5(2), 83-91.

Costa, I. D., & Di Beneditto, A. P. M. (2009). Caracterización Preliminar de los Invertebrados Bentónicos Capturados Accidentalmente em la Pesca de Camarones en el Norte del Estado de Rio de Janeiro, Sudeste de Brasil. Latin American Journal of Aquatic Research, 37(2), 259-264.

Cutrim, R. S. F., Silva, K. C. A., & Cintra, I. H. A. (2001). Composição dos Recursos Pesqueiros Capturados na Área da “Lixeira”, Pará, Brasil. Boletim Técnico Cientifico do Cepnor, 1(1), 59-76.

Gomes, P. R. S. (1988). A pesca industrial de camarão rosa no Norte do Brasil. Fortaleza: Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará.

Isaac, V. J., & Braga, M. T. (1999). Rejeição de Pescado nas Pescarias da Região Norte do Brasil. Arquivo de Ciências do Mar, 21(1-2), 39-54.

Martins, A. S., & Doxsey, J. R. (2006). Diagnóstico da Pesca no Litoral do Estado do Espírito Santo. In: Isaac, V. J.; Martins, C. A.; Haimovici, M. & Andriguetto-Filho, J. M. A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. Belém: Editora Universitária UFPA.

Martins, D. E. G. (2011) Dinâmica Espaço-temporal da Pesca Industrial de Camarão-rosa Farfantepenaeus subtilis na Plataforma Continental do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará. Belém, PA, 58p.

Martins, D. E. G., Camargo-Zorro, M., Souza-Filho, P. W., Cintra, I. H. A., & Silva, K. C. A. (2015). Spatial Distribution of Southern Brown Shrimp (Farfantepenaeus subtilis) on the Amazon Continental Shelf: Fishery, Marine Geology and GIS Integrated Approach. Brazilian Journal of Oceanography, 63(4), 397-406.

Oliveira, G. M., Barros, A. C., Evangelista, J. E., Santos, A. R. B., Haimovici, H., & Fisher, L. G. (2007). Prospecção na Região Norte. In: Haimovici, M. A prospecção pesqueira e a abundância de estoques marinhos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990: Levantamento de Dados de Avaliação Crítica. Brasília: MMA/SMCQ.

Paiva, M. P. (1997). Recursos pesqueiros estuarinos e marinhos do Brasil. Fortaleza: UFC.

Paiva, K. S., Aragão, J. A. N., Silva, K. C. A., & Cintra, I. H. A. (2009). Fauna Acompanhante da Pesca Industrial do Camarão-rosa na Plataforma Continental Norte Brasileira. Boletim Técnico Cientifico do Cepnor, 9(1), 25-42.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: 10 de junho de 2020. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Pinheiro, H. T., & Martins, A. S. (2009). Estudo Comparativo da Captura Artesanal do Camarão Sete-barbas e Sua Fauna Acompanhante em Duas Áreas de Pesca do Litoral do Estado do Espírito Santo, Brasil. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, 35(2), 215-25.

Downloads

Publicado

25/06/2020

Como Citar

CINTRA, I. H. A.; PAIVA, K. de S.; SILVA, K. C. de A.; MARTINS, D. E. G.; KLAUTAU, A. G. C. de M.; SANTOS, W. C. R. dos; ALVES-JÚNIOR, F. de A. Sobre a carcinofauna acompanhante na pesca industrial do camarão-rosa na plataforma continental Amazônica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e110985508, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5508. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5508. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas