Obstáculos epistemológicos em textos de revistas de Divulgação Científica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5584Palavras-chave:
Ensino de ciências; Textos de divulgação científica; Radiação.Resumo
A divulgação científica é uma forma de difusão da ciência para o público leigo e para isso utiliza diferentes recursos, como revistas, televisão, internet, entre outros. Esses materiais de divulgação apresentam uma linguagem acessível e de fácil entendimento. Muitos desses, fazem uso de analogias, metáforas e imagens para facilitar a explicação de um conceito e para melhor fluidez da leitura. Deste modo, este trabalho teve como intenção analisar a presença de obstáculos epistemológicos em textos das revistas Galileu, Scientif American Brasil e Superinteressante sobre o tema Radioatividade. O intervalo de tempo proposto para esta análise está compreendido entre os anos de 2014 e 2019, no qual obtemos um total de 14 textos. Na análise dos textos de foi possível encontrar os obstáculos epistemológicos: animista, verbal, unitário e pragmático, sendo que o de maior ocorrência foi o verbal. Acreditamos que a presença destes obstáculos em artigos possa contribuir para debates sobre ciência.
Referências
Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto.
Gomes, A. S., & Gondim, M. S. C. (2017). Capas de revistas de divulgação científica: o que podemos analisar? In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis. http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0495-2.pdf.
Lopes, A. R. C. (1996). Bachelard: O filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física. 13 (3), 248 - 273.
Melo, A. C. S (2005). Contribuições da epistemologia histórica de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
Sousa, T. L. Gaston Bachelard e a educação. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Trindade, D. J., Nagashima, L. A., & Andrade, C. C. (2017). Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard. In: Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24165_12889.pdf
Zamboni, L. M. S. (2001). Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Editora Autores Associados. ISBN: 85-7496-038-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.