Melhorando a capacidade produtiva na refusão para Fabricação de tarugos de alumínio – estudo de caso Alcoa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5638Palavras-chave:
Fundição; Refusão; Alumínio; Fabricação; Metalurgia.Resumo
Com um estudo de caso, desenvolveu–se uma pesquisa de campo combinando, exploração e descrição com uma análise qualitativa, com o uso de técnica de observação direta intensiva, têm como objetivo do artigo fazer uma melhoria em seu processo de refusão para aumentar a sua capacidade de produção. O estudo de caso foi realizado na Alcoa, líder mundial na produção de alumínio, no trabalho passamos por uma definição conceitual da liga do alumínio e seu processo de fabricação que atualmente é de grande relevância no mercado industrial, pela sua flexibilidade de aplicação em diversos setores. A melhoria apresentada no estudo possibilitou um aumento de produção no processo de refusão na fabricação da liga de alumínio que era considerada um gargalo.
Referências
Abal - Associação Brasileira do Alumínio. (2014). Guia técnico do alumínio – Extrusão. v.1. 5º ed. São Paulo: Abal.
Alcoa. (2020a). Web site. Recuperado de: https://www.alcoa.com/global/en/home.asp
Alcoa. (2020b). Sustainability - Minimize Impacts. Maximize Value. Recuperado de: https://www.alcoa.com/sustainability/en/default.asp
Castilhos, M.Z. (2016). Obtenção e caracterização metalúrgica e mecânica da liga de alumínio a356 por processo de tixofundição utilizando o método SIMA. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia. Porto Alegre.
Costa, A. M. C. (2019). Avaliação do desempenho de ligações aparafusadas em perfis de alumínio aplicados em superestruturas de autocarros. Dissertação (Mestre em Engenharia Mecânica) - Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP. Departamento de Engenharia Mecânica. Porto, Portugal. 121p
Grubts, S. & Noriega, J.A.V. (2004) Método qualitativo: epistemologia, complementariedades e campo de aplicação. São Paulo: Vetor.
Liu, X., Xie, P., Wimpory, R., Li, W., Lai, R., Li, M., Chen, D., Liu, Y. & Zhao, H. (2019). Residual Stress, Microstructure and Mechanical Properties in Thick 6005A-T6 Aluminium Alloy Friction Stir Welds. Metais 2019, 9, 803. doi.org/10.3390/met9070803
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2018). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. Ed. São Paulo: Atlas.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2017). Metodologia de trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 8a ed. São Paulo: atlas
Santos, J. P., Silva, J. J., Carvalho, L. E. C. & Junger, A. (2016). A TPM aplicadas no processo produtivo de perfil de alumínio para piso da carroceria de caminhão e ônibus. Revista de Casos e consultoria. V.7, n.4, e741. UFRN.
Sheng, X., Li, K., Wu, W., Yang, Y., Liu, Y., Zhao, Y. & Ele, G. (2019). Microstructure and Mechanical Properties of FrictionStir Welded Joint of an Aluminum Alloy Sheet 6005A-T4. Metals 2019, 9, 1152. doi.org/10.3390/met9111152
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jadir Perpétuo dos Santos, Jonas José da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.