A Caverna, de José Saramago: o impacto da globalização no mundo do trabalho e na educação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i1.596Palavras-chave:
interdisciplinar; globalização; educação; docência.Resumo
O presente artigo tem por finalidade demonstrar a importância da leitura dos clássicos universais para facilitar a compreensão dos problemas atuais, em especial, àqueles relacionados ao mundo do trabalho e, em decorrência disso, da educação, impactados pelo processo mundial de globalização. A leitura de clássicos como A Caverna, de Saramago, possibilita o aprimoramento das habilidades leitoras e favorece a ampliação dos conhecimentos nas mais diversas áreas. A obra aborda o impacto da globalização na vida de um cidadão que se viu excluído do mercado de trabalho, pois estava despreparado para as exigências dos novos tempos. Utilizar-se-á como metodologia uma pesquisa bibliográfica. A partir do estudo de um clássico, buscar-se-á o resgate do ensino das humanidades, propiciando, assim, a abertura para o mágico, o poético e o lúdico como ferramentas de enriquecimento cultural e profissional. Nesse sentido, a literatura abre caminhos para a interdisciplinaridade, permitindo que cada professor explore os aspectos inerentes à sua área de atuação e contribua com uma atividade promotora do diálogo com as outras disciplinas, explorando o mesmo texto literário sob mais de um ponto de vista, contribuindo para um tipo de ensino em que se pretenda a formação integral dos cidadãos.
Referências
ARISTOTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
BAUMAN, Zigmund. Globalização: As Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
BEHRENS, Marilda. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é Cidadania? Coleção Primeiros Passos. São Paulo-SP. Editora brasiliense, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 2007.
COSSON, Rildo. PAULINO, Graça (org). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdades de Letras da UFMG, 2004.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na Formação de professores. Revista de Centro de Educação e Letras da Unioeste, v.10 n 1, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016
GARRUTTI, E.A.; SANTOS, S.R. A Interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Científica da FFC, v.4, n.2, 2004.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, 7ª ed.
PLATÃO. A República. Rio de janeiro: Nova fronteira, 2014.
ROUANET, Sergio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo- SP. Companhia Das Letras, 1987.
SARAMAGO, José. A Caverna. São Paulo – SP: Cia das Letras, 2000.
THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VENTURA, Deisy. Ensinar Direito. São Paulo: Manole, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.