Uso de quadrinhos como recurso para a sistematização de conceitos no ensino de ciências por investigação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6086Palavras-chave:
Ensino por investigação; Quadrinhos; Sistematização de conceitos; Perfil conceitual.Resumo
As salas de aula de ciências são espaços formais e privilegiados, ideais para difundir o conhecimento científico, problematizar situações e promover uma aprendizagem significativa. O ensino por investigação auxilia na mudança e/ou construção do perfil conceitual do aluno, e suas metodologias permitem que o mesmo seja protagonista do seu aprendizado. Este trabalho versa sobre a experiência exitosa e os resultados obtidos ao utilizar-se o recurso ‘quadrinhos’ como forma de sistematizar conceitos aprendidos, em Química, com alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do médio-Piracicaba. Foi aplicada uma sequência didática de caráter investigativo, para introduzir o conteúdo de acidez e basicidade de soluções, dividida em quatro aulas. Os resultados obtidos foram satisfatórios considerando-se que os alunos não tiveram contato prévio com o conteúdo. A sequência investigativa colaborou para a construção sólida de conceitos relacionados ao tema abordado. Com base nos resultados, ficou claro que o uso de quadrinhos contribuiu para a sistematização de conceitos, estimulando a vontade de pesquisar atrelada ao despertar do saber científico, bem como o trabalho em equipe.
Referências
Andrade, E. S. (2018). Poemas como método de aprendizagem de química para o ensino médio na educação de jovens e adultos. Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO, 46.
Carvalho, A. M. P., et al. (2013). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, São Paulo, 20. ISBN: 978-85-221-1418-4.
Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 765-794.
Cavalcante, K. S. B., et al. (2015). Educação ambiental em histórias em quadrinhos: recurso didático para o ensino de ciências. Revista Química Nova na Escola, 37(4), 270-277.
Iwata, A. Y., & Lupetti, K. O. (2018). Utilizando a narrativa sequencial dos mangás para ilustrar conceitos de química. Revista Debates em Ensino de Química, 4(2), 51-72.
Júnior, W. E. F., & Gama, E. J. S. (2017). Histórias em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciados. Revista Enseñanza de lãs ciencias,16(1), 152-172.
Motta, A. (2011). A importância da pesquisa na construção do conhecimento. Recuperado em 26 de setembro de 2018 de: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-pesquisa-na-construcao-de-conhecimento/76090/
Nascimento, V. B. (2012). Fundamentos e metodologia do ensino de ciências da natureza, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, módulo 5, 2(1), 128.
Oliveira, L. J. D. G. (2018a). Construção, desconstrução e reconstrução de conceitos através de atividades lúdicas no ensino de química. Revista Semana Acadêmica, 132(1), 1-15.
Oliveira, L. J. D. G. (2018b). O modelo pedagógico relacional no ensino de ciências por investigação. In.: Anais no Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, Revista UEMG, 1(1), 1-7.
Pereira, E. G. C. & Fontoura, H. A. (2016). Discutindo as histórias em quadrinhos enquanto recurso didático em ciências. Revista Práxis, 8(15), 93-104.
Rodrigues, A. A. D., & Quadros, A. L. (2018). O envolvimento dos estudantes em aulas de ciências por meio da linguagem narrativa das histórias em quadrinhos. Revista Química Nova na Escola, 40(2), 126-137.
Silva, A. V., & Prado, N. C. (2016). O uso das histórias em quadrinhos para o ensino léxico na educação básica. In.: X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, UFAC.
Silva, N. S., & Piuzana, T. M. (2018). Solos. Mortimer, E. F., & Silva, P. S. (orgs.) In.: Elaborando seqüências didáticas para o ensino médico de química. FaE/UFMG, Belo Horizonte, ISBN: 978-85-8007-119-1.
Souza, E., & Toutain, L. B. (2010). Histórias em quadrinhos: barreiras para a representação documental. Ponte de Acesso, Salvador, 4(1), 78-95.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tiago de Miranda Piuzana, Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.