Uma análise do controle interno municipal sob a perspectiva dos controllers: um estudo de caso nos municípios do território de identidade do sertão produtivo do Estado da Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6112Palavras-chave:
Gestão Pública; Controle Interno Municipal; Transparência.Resumo
A proposta é verificar o controle interno praticado pelos municípios e o papel dos controladores no exercício de suas funções, procurando compreender os principais desafios enfrentados, por esses agentes públicos. O objetivo é analisar o funcionamento do sistema de controle interno na esfera municipal, pela perspectiva da visão dos controladores internos, visando compreender a importância do sistema e dos profissionais, para o uso eficiente dos recursos públicos e melhoria da gestão da coisa pública. O estudo foi aplicado em vinte municípios que compõem o Território de Identidade do Sertão Produtivo do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo exploratório com revisão sistemática de literatura e levantamento de dados por meio de questionários estruturados, pelos quais foi capturada a percepção dos controladores internos e confrontada com apontamentos técnicos das contas anuais dos exercícios dos anos de 2016 e 2017, extraídos do portal eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, com uma amostra de 100% da população estudada. Os resultados, a princípio, mostraram que os controladores internos necessitam de um aperfeiçoamento contínuo, impelido principalmente pelas exigências e dinâmicas impostas pelo cargo que ocupam. Observou-se haver espaço para a predominância de indicação política sobre esses cargos, o que pode tornar vulnerável a atuação. Portanto, apesar de toda evolução do arcabouço legislativo quanto regulamentação e orientação do desempenho das atividades do agente controlador, emerge-se aclarar a importância deste profissional na preservação dos recursos públicos, evitando possíveis prejuízos advindos de erros, falhas, irregularidades, e na promoção de uma gestão de qualidade.
Referências
Almeida, V. C. S. (2014). Perfil dos artigos sobre controle interno no setor público em periódicos nacionais e internacionais. Revista de Administração Pública - RAP. 48(5), 1135 - 63. Rio de Janeiro – RJ.
Andrade, N. A. (2017). Contabilidade Pública na gestão municipal. 6.ed. São Paulo: Atlas.
Bahia. (2005). Tribunal de Contas dos Munícipios do Estado da Bahia – TCM-BA. (2005). Resolução 1.120, de 21 de dezembro de 2005. TCM-BA. Salvador – BA.
Brasil (1998). Constituição da Republica Federativa. (1998). Senado Federal da República Federativa do Brasil. Brasília-DF.
Brasil (2000). Lei Complementar n° 101 de 04 de maio de 2000. República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF.
Brasil. (2010) Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Sertão Produtivo. Salvador - BA.
Castro, D. P. (2010). Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Cavalcante, M. C. N; De Luca, M. M. M. (2013). Controladoria como Instrumento de Governança no Setor Público. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. 7(1). Brasília-DF.
Coelho, J. K. V., Costa, H. R., & Sousa, M. A. (2014). A importância da contabilidade pública como instrumento de controle na administração pública. Revista pensar: tecnologia, [S.L], 3(1). 1-15. jan/nov.
Conselho Federal de Contabilidade - CFC. (2020). Normas brasileiras de contabilidade. Recuperado de <https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/>.
Drucker, P. (1996). Administração em Tempos de Grandes Mudanças. 4. ed. São Paulo: Pioneira.
Pádua, E. M. M. (2016). Metodologia da Pesquisa: Abordagem Teórico-Prática. São Paulo: Papirus Editora.
Estado da Bahia. Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia - SEPLAN. (2019). Territórios de Identidade. Recuperado de <http://www.seplan.ba.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=17>.
Filho, A. J. (2008). A importância do controle interno na administração pública. Em Tema Ementário Temático Anotado. Ano 1. N. 1. Diversa. São Paulo, 85-99, julho.
Friedrich, A. T., Söthe, V., & Matte, A. P. (2015). Importância do sistema de controle interno para a gestão dos gastos públicos municipais: análise nos municípios da 31ª secretaria de estado de desenvolvimento regional de Itapiranga – SC. 2(1)., 365-382. Revista Tecnológica. Santa Catarina - SC.
Lacombe, F. (2011). Recursos Humanos. Princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva.
Lunkes, R. J., Schnorrenberger, D., & Rosa, F. S. (2013). Funções da Controladoria: uma análise do cenário brasileiro. 15(47). Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo - SP.
Meirelles, H. L. (2010). Direito Administrativo Brasileiro. Ed. 36. São Paulo: Malheiros.
Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo. (2020). Fortalecendo o semiárido. Território de Identidade Sertão Produtivo. Estado da Bahia. Recuperado de
Peter, M. G. A., & Machado, M. V. V. (2014). Manual de auditoria governamental. 2 ed. São Paulo: Atlas.
Rossini, C.C., & Madruga, L.R. R. G. (2013). Uma análise sobre a transparência da Gestão pública na Microrregião Geográfica de Santa Maria. Manancial Repositório Digital da UFSM. Rio Grande do Sul. Recuperado de < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/84>
Slomski, V. (2013). Manual de Contabilidade Pública: de acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público (IPSASB/ IFAC/CFC). (3a ed.), São Paulo: Atlas.
Silva; N. R., Carneiro, A. F., & Ramos, E. G. (2015). Controladoria no setor público: uma comparação entre as leis de criação em quatro dos maiores municípios de Rondônia e a literatura. 3(2). Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 73 - 87. João Pessoa - PB.
Souza, C. O. (2011). O controle interno na gestão pública municipal: Estudo de caso na Prefeitura de Itaporanga – PB. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Biblioteca Universidade Federal da Paraíba - UFPB digital. [S.L], 1-21. João Pessoa - PB.
Soares, L. L. (2012). Características do sistema de controle interno municipal: um estudo na Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Universidade FUMEC. Belo Horizonte - MG, julho.
Stedile, B. C. N., Carneiro, A. F., Neto, J. M. S., & Souza, J. A. (2016). Controladoria Municipal: pesquisa-ação sobre suas funções com base legal e na literatura. Revista UNEMAT de Contabilidade. 5(9). Cuiabá – MT.
Wolynec, E. (2018). O novo conceito de Gestão Pública, 2013. Recuperado de < https://www
.faac.unesp.br/anais-comunicacao/textos/34.pdf>
Yin, R. (2014). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vaner José do Prado, Maria José Trindade de Azevedo, Júlio Cesar Ferreira Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.