Uma análise do controle interno municipal sob a perspectiva dos controllers: um estudo de caso nos municípios do território de identidade do sertão produtivo do Estado da Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6112

Palavras-chave:

Gestão Pública; Controle Interno Municipal; Transparência.

Resumo

A proposta é verificar o controle interno praticado pelos municípios e o papel dos controladores no exercício de suas funções, procurando compreender os principais desafios enfrentados, por esses agentes públicos. O objetivo é analisar o funcionamento do sistema de controle interno na esfera municipal, pela perspectiva da visão dos controladores internos, visando compreender a importância do sistema e dos profissionais, para o uso eficiente dos recursos públicos e melhoria da gestão da coisa pública. O estudo foi aplicado em vinte municípios que compõem o  Território de Identidade do Sertão Produtivo do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo exploratório com revisão sistemática de literatura e levantamento de dados por meio de questionários estruturados, pelos quais foi capturada a percepção dos controladores internos e confrontada com apontamentos técnicos das contas anuais dos exercícios dos anos de 2016 e 2017, extraídos do portal eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, com uma amostra de 100% da população estudada. Os resultados, a princípio, mostraram que os controladores internos necessitam de um aperfeiçoamento contínuo, impelido principalmente pelas exigências e dinâmicas impostas pelo cargo que ocupam. Observou-se haver espaço para a predominância de indicação política sobre esses cargos, o que pode tornar vulnerável a atuação. Portanto, apesar de toda evolução do arcabouço legislativo quanto regulamentação e orientação do desempenho das atividades do agente controlador, emerge-se aclarar a importância deste profissional na preservação dos recursos públicos, evitando possíveis prejuízos advindos de erros, falhas, irregularidades, e na promoção de uma gestão de qualidade.

Biografia do Autor

Vaner José do Prado, Universidade Salvador

Progrma de Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas

Grupo de Estudos em Governança e Políticas Públicas - GEGOPP

Maria José Trindade de Azevedo, Universidade Salvador

Programa de Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas - PMDGPP

Grupo de Estudos em Governança e Políticas Públicas - GEGOPP

Júlio Cesar Ferreira Alves, Universidade Salvador

Programa de Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas - PMDGPP

Grupo de Estudos em Governança e Políticas Públicas - GEGOPP

Referências

Almeida, V. C. S. (2014). Perfil dos artigos sobre controle interno no setor público em periódicos nacionais e internacionais. Revista de Administração Pública - RAP. 48(5), 1135 - 63. Rio de Janeiro – RJ.

Andrade, N. A. (2017). Contabilidade Pública na gestão municipal. 6.ed. São Paulo: Atlas.

Bahia. (2005). Tribunal de Contas dos Munícipios do Estado da Bahia – TCM-BA. (2005). Resolução 1.120, de 21 de dezembro de 2005. TCM-BA. Salvador – BA.

Brasil (1998). Constituição da Republica Federativa. (1998). Senado Federal da República Federativa do Brasil. Brasília-DF.

Brasil (2000). Lei Complementar n° 101 de 04 de maio de 2000. República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF.

Brasil. (2010) Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Sertão Produtivo. Salvador - BA.

Castro, D. P. (2010). Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Cavalcante, M. C. N; De Luca, M. M. M. (2013). Controladoria como Instrumento de Governança no Setor Público. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. 7(1). Brasília-DF.

Coelho, J. K. V., Costa, H. R., & Sousa, M. A. (2014). A importância da contabilidade pública como instrumento de controle na administração pública. Revista pensar: tecnologia, [S.L], 3(1). 1-15. jan/nov.

Conselho Federal de Contabilidade - CFC. (2020). Normas brasileiras de contabilidade. Recuperado de <https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/>.

Drucker, P. (1996). Administração em Tempos de Grandes Mudanças. 4. ed. São Paulo: Pioneira.

Pádua, E. M. M. (2016). Metodologia da Pesquisa: Abordagem Teórico-Prática. São Paulo: Papirus Editora.

Estado da Bahia. Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia - SEPLAN. (2019). Territórios de Identidade. Recuperado de <http://www.seplan.ba.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=17>.

Filho, A. J. (2008). A importância do controle interno na administração pública. Em Tema Ementário Temático Anotado. Ano 1. N. 1. Diversa. São Paulo, 85-99, julho.

Friedrich, A. T., Söthe, V., & Matte, A. P. (2015). Importância do sistema de controle interno para a gestão dos gastos públicos municipais: análise nos municípios da 31ª secretaria de estado de desenvolvimento regional de Itapiranga – SC. 2(1)., 365-382. Revista Tecnológica. Santa Catarina - SC.

Lacombe, F. (2011). Recursos Humanos. Princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva.

Lunkes, R. J., Schnorrenberger, D., & Rosa, F. S. (2013). Funções da Controladoria: uma análise do cenário brasileiro. 15(47). Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo - SP.

Meirelles, H. L. (2010). Direito Administrativo Brasileiro. Ed. 36. São Paulo: Malheiros.

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo. (2020). Fortalecendo o semiárido. Território de Identidade Sertão Produtivo. Estado da Bahia. Recuperado de

Peter, M. G. A., & Machado, M. V. V. (2014). Manual de auditoria governamental. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Rossini, C.C., & Madruga, L.R. R. G. (2013). Uma análise sobre a transparência da Gestão pública na Microrregião Geográfica de Santa Maria. Manancial Repositório Digital da UFSM. Rio Grande do Sul. Recuperado de < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/84>

Slomski, V. (2013). Manual de Contabilidade Pública: de acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público (IPSASB/ IFAC/CFC). (3a ed.), São Paulo: Atlas.

Silva; N. R., Carneiro, A. F., & Ramos, E. G. (2015). Controladoria no setor público: uma comparação entre as leis de criação em quatro dos maiores municípios de Rondônia e a literatura. 3(2). Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 73 - 87. João Pessoa - PB.

Souza, C. O. (2011). O controle interno na gestão pública municipal: Estudo de caso na Prefeitura de Itaporanga – PB. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Biblioteca Universidade Federal da Paraíba - UFPB digital. [S.L], 1-21. João Pessoa - PB.

Soares, L. L. (2012). Características do sistema de controle interno municipal: um estudo na Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Universidade FUMEC. Belo Horizonte - MG, julho.

Stedile, B. C. N., Carneiro, A. F., Neto, J. M. S., & Souza, J. A. (2016). Controladoria Municipal: pesquisa-ação sobre suas funções com base legal e na literatura. Revista UNEMAT de Contabilidade. 5(9). Cuiabá – MT.

Wolynec, E. (2018). O novo conceito de Gestão Pública, 2013. Recuperado de < https://www

.faac.unesp.br/anais-comunicacao/textos/34.pdf>

Yin, R. (2014). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

31/07/2020

Como Citar

PRADO, V. J. do .; AZEVEDO, M. J. T. de .; ALVES, J. C. F. . Uma análise do controle interno municipal sob a perspectiva dos controllers: um estudo de caso nos municípios do território de identidade do sertão produtivo do Estado da Bahia, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e848986112, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6112. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6112. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais