Aprendizagem significativa na educação matemática: o uso do Diagrama CBN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6124Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem; Conversão de bases numéricas; Diagrama CBN; Educação matemática; Aprendizagem significativa.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir o processo ensino e aprendizagem da área de Educação Matemática e apresentar um produto educacional, voltado para o Ensino Médio, como inovação metodológica. O produto educacional desenvolvido foi o Diagrama CBN, o qual pode ser compreendido como um diagrama de conversões entre bases numéricas. A pesquisa se justificou, uma vez que os livros didáticos, comumente utilizados para o ensino de conversões, oferecem variadas técnicas consideradas complexas por alunos recém-chegados no Ensino Médio Técnico Integrado. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Minas Gerais, em duas turmas distintas de um dos campi da instituição, em que o Diagrama CBN foi utilizado apenas em uma delas, objetivando um estudo comparativo. A escolha metodológica foi pela técnica da observação participante. A motivação da proposta se baseia no questionamento de práticas tradicionais do ensino em relação à Educação Matemática. Os resultados indicam concretização de aprendizagem significativa, de Ausubel, quando o diagrama é aplicado junto à teoria de conversões entre as bases de sistemas numéricos, melhorando o desempenho acadêmico dos alunos.
Referências
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana. Tradução para português, de Eva Nick et al., da segunda edição de Educational psychology: a cognitive view
Idoeta, I. V., & Capuano, F. G. (2008). Elementos de eletrônica digital, 40.ed. Érica Ltda: São Paulo.
Floyd, T. (2007). Sistemas digitais: fundamentos e aplicações, 9ª ed. Bookman: Porto Alegre.
Gaonkar, R. (1984). Microprocessor architecture, programming and applications with the 8085/8080A, 1.ed. Wiley Eastern Ltda: Nova Delhi.
Malvino, A. P., & Brown, J. A. (1999) Digital computer electronics, 3ª ed. Glencoe/McGraw-Hill: Nova York.
Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2.ed. EPU: São Paulo.
Pedroni, V. A. (2008). Digital electronics and design with VHDL, 1.ed. Morgan Kaufmann/Elsevier: Burlington.
Santos, S. C. (2001). O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. 8(1). Caderno de Pesquisas em Administração: São Paulo.
Tocci, R. J., Widmer, N. S., & Moss, G. L. (2011). Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11. ed. Pearson/Prentice Hall, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Roger Santos Ferreira, Manoel Pereira Junior, Gláucia do Carmo Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.