Avaliação da qualidade de serviços através do modelo SERVQUAL: um estudo de caso em uma clínica médica da Cidade de Pau dos Ferros, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6427Palavras-chave:
Prestação de serviços; Qualidade no atendimento; Modelo SERVQUAL.Resumo
A qualidade na prestação de serviços na área da saúde se apresenta como um elemento indispensável para as empresas, visto que busca maximizar o bem-estar e satisfação do cliente. Nesse sentido, a avaliação desse serviço torna-se relevante por permitir identificar as fragilidades a serem corrigidas. Assim, o estudo tem por objetivo geral avaliar o nível de qualidade no atendimento, em uma clínica médica da cidade de Pau dos Ferros/RN por meio da aplicação do modelo SERVQUAL. Esta pesquisa é caracterizada como estudo descritivo, de caráter exploratório, configurado como estudo de caso. Como ferramenta de pesquisa foi empregado o modelo SERVQUAL, a partir da aplicação de 2 questionários constituídos por 22 questões cada, aplicados a 50 clientes. Como resultado da pesquisa constatou-se que os principais gaps negativos identificados estão associados à tangibilidade e responsividade, em que se destacam a ausência de vagas para estacionamento e o dispêndio de tempo em filas de espera. Todavia, ressalta-se as determinantes positivas, sendo confiabilidade, segurança e empatia. É importante que haja um processo contínuo de monitoramento, identificação das causas dos pontos negativos encontrados e adoção de mecanismos adequados para a melhoria.
Referências
Alves, A. C. (2017). A percepção da qualidade na prestação de serviços públicos: estudo de caso de um centro de saúde, na cidade de Campina Grande–Paraíba. Pensamento & Realidade, 32(4), 20.
Alves, A. Y. D. (2014). Qualidade no atendimento como diferencial competitivo: um estudo de caso na empresa Alocell. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Uepb, Patos.
Camargo, W. (2011). Controle de Qualidade Total. Curitiba: IFPR.
Cevada, J. F. (2014). Avaliação da qualidade de serviços de saúde: o caso do instituto CUF (Dissertação de mestrado em marketing). Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal.
Costa, A. S. C., Santana, L. C., & Trigo, A. C. (2015). Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica–RIC Cairu, 2(2), 155-172.
Faria, J. (2017). Qualidade no Atendimento ao Cliente: Impacto na Satisfação (Dissertação de Mestrado). Curso de Mestrado em Marketing, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a ed.) São Paulo: Atlas.
Gimenez, D. R. (2012). Modelo de gestão estratégica da qualidade para avaliar o impacto da imagem da marca na qualidade percebida pelo consumidor em empresas prestadoras de serviços (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.
Junior, A. S. S., et al. (2015, agosto). Qualidade percebida no pronto atendimento do hospital regional da cidade de Guajará-mirim. Anais XI Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 11.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5a ed.) São Paulo: Atlas.
Martins, V. W. B., et al. (2012). Utilização do modelo SERVQUAL em uma rede de supermercados como instrumento de avaliação da qualidade. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 4(7), 279-296.
Menezes, N., et al. (2016, setembro). Aplicação do modelo Servqual para medir a qualidade dos serviços prestados por uma empresa de locação de máquinas. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro: Firjan-RJ,12.
Morais, A. P., & Godoy, L. P. (2005, novembro). Qualidade em serviços: uma abordagem conceitual. Anais XII SIMPEP, Bauru, SP, Brasil.
Moreira, J. S., & Carvalho, R. C. (2015). Qualidade em serviços oferecidos em clínica médica: um estudo de caso. Anais XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.
Parasuraman, A., Zeithaml V. A., & Berry L. L. (1985, Autumn). A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A multiitem scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64, 21-40.
Parasuraman, A., Berry, L., & Zeithaml, V. A. (1990). Delivering quality service: balancing customers perceptions and expectations. New York, Free Press.
Santos, J. C. S. (2011). Qualidade no Atendimento ao Cliente. São Paulo: Ática.
Tontini, G. (2000, january). Identification of customer attractive and must-be requirements using a modified Kano´s method: Guidelines and case study. Proceedings of the 54th American Quality Congress, Indianápolis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jacob Alves Lima, Gioconda Sunción Acuña
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.