Diagnóstico parasitológico de coentros (Coriandrum sativum L.) comercializados no Município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6489

Palavras-chave:

Saúde pública; Hortaliça; Qualidade; Parasitos.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi diagnosticar a presença de parasitos em coentros (Coriandrum sativum L.) comercializados em supermercados e feira livre da cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. No total foram analisadas 40 amostras de coentros, sendo 20 comercializadas em feira livre e 20 provenientes de supermercados, em busca de estruturas parasitárias por meio da técnica de sedimentação espontânea, seguida por análise microscópica. Foram analisados, de forma aleatória, quatro supermercados e quatro bancas de uma feira livre. Dentre as 40 amostras analisadas, 27,5% (11/40) apresentaram-se positivas quanto à contaminação parasitológica, sendo das positivas 81,8% (9/11) provenientes de feiras livres e 18,2% (2/11) de supermercados. Entre as amostras positivas, foram diagnosticados estruturas parasitárias dos gêneros Ancylostoma sp., Toxocara sp., e Strongyloides sp. Dessa forma, conclui-se que os resultados demonstram que um índice considerável das amostras encontra-se impróprias para o consumo humano, podendo causar malefícios à saúde do consumidor.

Biografia do Autor

Cristina Karine de Oliveira Rebouças, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Discuta sobre o programa de mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA) e faça o curso de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal Rural de Semi-Árido com Experiência na Área de Parasitologia. Membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia Aplicada como Doenças Infecto-Paritárias, Alocado no Centro de Ciências Biológicas e Saúde da UFERSA, em que atua desenvolvendo pesquisa de respeito à bioprospecção de plantas medicinais que praticam atividade biológica sobre parasitas patogênicos, além de projetos de pesquisa sobre ecto e endoparasitas de importância em saúde humana e animal.Sendo CAPES ou referido programa de pós-graduação e graduação em iniciação científica na área de parasitologia e contaminação alimentar e bolsista de pesquisa e extensão nas áreas de parasitologia, microbiologia e saúde e higiene alimentar. Participante da organização e comissão de biossegurança na avaliação de projetos nas feiras de ciência do Semi-árido Potiguar. Apresenta experiência em docência, ministra aulas nas áreas de parasitologia, biossegurança e estudos de produtos naturais de importância para a saúde humana.Ensino médio e curso técnico em Eletrotécnica concluído no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com atuação no ramo de energias renováveis, especificamente Energia eólica. Participante da organização e comissão de biossegurança na avaliação de projetos nas feiras de ciência do Semi-árido Potiguar. Apresenta experiência em docência, ministra aulas nas áreas de parasitologia, biossegurança e estudos de produtos naturais de importância para a saúde humana. Ensino médio e curso técnico em Eletrotécnica concluído no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com atuação no ramo de energias renováveis, especificamente Energia eólica. Participante da organização e comissão de biossegurança na avaliação de projetos nas feiras de ciência do Semi-árido Potiguar. Apresenta experiência em docência, ministra aulas nas áreas de parasitologia, biossegurança e estudos de produtos naturais de importância para a saúde humana. Ensino médio e curso técnico em Eletrotécnica concluído no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com atuação no ramo de energias renováveis, especificamente Energia eólica.

Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Professora Adjunta do Centro de Ciências Agrárias da UFERSA. Responsável pelas disciplinas de Biotecnologia de Alimentos, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação do Curso de Biotecnologia e pela disciplina de Tecnologia Agroindustrial do Curso de Agronomia da UFERSA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (CCA / UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (CCA / UFERSA), ministrando disciplinas de relatórios em Microbiologia de Alimentos de Origem Animal e Alimentos, Ambiente e Sociedade. É o curso de especialização em Tecnologia, Higiene e Vigilância Sanitária da UFERSA, que ensina como disciplinas de Microbiologia de Alimentos e Ciência e Tecnologia e Processamento de Alimentos.Coordenou o Laboratório de Biotecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Possui experiência na área de Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: micro-organismos patogênicos e deteriorantes de alimentos, microbiologia na produção de alimentos e utilização de coberturas comestíveis na conservação de alimentos de origem animal.

Amanda Cristiane Pereira da Rocha, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural do Semiárido.

Henrique Albano Nogueira Gomes, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural de Semi-Árido (UFERSA), com período de Graduação Sanduíche na Universidade do País Vasco, Espanha. Tem experiência na área de biotecnologia de reprodução animal, onde desenvolve projetos com criopreservação de germoplasma masculino. Atualmente trabalha como analista de alimentos.

Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, Universidade Federal Rural do Semiárido.

Possui Graduação em Medicina Veterinária (2000) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em Ciência Animal pela mesma instituição. Professora Adjunta e Vice-Diretora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da UFERSA. No curso de Biotecnologia ministrada na graduação como disciplinas Biotecnologia de Bioativos Naturais, Biossegurança e Ética, Parasitologia e Microbiologia Molecular. Na pós-graduação participa como membro permanente do Programa: Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da UFERSA. Atualmente é Editora Adjunta da Acta Veterinária Brasileira e participa como Revisora dos Periódicos: Acta Veterinária Brasileira, Ciência Rural, Scientia Plena, Pesquisa Veterinária Brasileira e Parasitologia Experimental.

Referências

Almeida, M. D., & Pena, P. G. L. (2011). Feira livre e risco de contaminação alimentar: estudo de abordagem etnográfica em Santo Amaro, Bahia, Revista Baiana de Saúde Pública, 35(1), 110-127.

Batista, J. I. L., Barbosa, T. N., Rêgo, J. R. G., Rebouças, C. K. O., Torres, T. M., Soares, K. M. P., Bezerra, A. C. D. S (2020). Microbiological and parasitological contamination of lettuces (Lactuca sativa L.) marketed in semiarid region of Brazil. Research, Society and Development, 9(8),1-13.

Brasil. (1978) Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A CNNPA do Ministério da Saúde aprova 47 padrões de identidade e qualidade relativos a alimentos e bebidas para serem seguidos em todo território brasileiro. Resolução – RDC n°12, 24 julho de 1978. Diário Oficial da União. Recuperado de <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/ Resolucao_CNNPA_n_12_de_1978.pdf/4f93730f-65b8-4d3c-a362-eae311de5547>

Coutinho, M. G. S., Ferreira, C. S, Neves, A. M., Alves, F. R. L., Souza, F. F. P., & Fontenelle, R. O. S. (2015). Avaliação Microbiológica e Parasitológica de Alfaces (Lactuca Sativa L) Comercializadas em Feiras Livres no Município de Sobral–Ce. Revista da Universidade do Vale do Rio Verde, 13(2), 388–397.

Esteves, F. A. M., & Figueirôa, E. D. O. (2012). Detecção de enteroparasitas em hortaliças comercializadas em feiras livres do município de Caruaru (PE). Revista Baiana de Saúde Pública, 33(2), 38-47.

Fortes, E. (2004). Parasitologia Veterinária. Editora Ícone. 4a ed. São Paulo, 696p.

Germano, P. M. L., & Germano, M. I. S. (2011). Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 4ª ed. São Paulo: Manole.

Gregório, D. S., Moraes, G. F. A., Nassif, J. M., Alves, M. R. M., Carmo, N. E., Jarrouge, M, G, Bouças, R. I., Santos, A. C. C., & Bouças, T. R. J.(2012). Estudo da contaminação por parasitas em hortaliças da região leste de São Paulo. Science in Health, 3(2), 96-103.

Mandal, S., & Mandal, M. (2015). Coriander (Coriandrum sativum L.) essential oil: Chemistry and biological activity. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, 5(6), 421-428.

Melo, A. C. F. L., Furtado, L. F. V., Ferro, T. F., Bezerra, K. C., Costa, D. C. A., Costa, L. A., & Silva, L. R. (2011). Contaminação parasitária de alfaces e sua relação com enteroparasitoses em manipuladores de alimentos. Revista Trópica – Ciências Agrárias e Biológicas, 5(3), 47-52.

Neves, D. P., Melo, A. L., Linardi, P. M., & Vitor, R. W. A. (2016). Parasitologia Humana. (13a ed.), Rio de Janeiro: Atheneu.

Nguyen, T. T., Traub, R., Pham, P. D., Nguyen, H. V., Nguyen, K. C., Phung, C. D., & Dalsgaard, A. (2016). Prevalence and molecular characterization of Cryptosporidum spp. and Giardia spp. in environmental samples in Hanam province, Vietnam. Food and Waterborne Parasitology, 3, 13-20.

Oliveira, E. K. S., Gomes, J. G. F., Silva Jr, H. P., Silva, A. C., Oliveira, D. K. S., & Oliveira, G. A. L. (2020). Parasitological analysis of vegetables sold in supermarkets and at an open market in Piripiri - Piaui, Brazil. Research, Society and Development, 9(7), 1-12.

Pereira, A. S., et al (2018). Methodology of cientific research. [e-Book]. Santa Maria City. UAB / NTE / UFSM Editors.

Santana, L. R. R., Carvalho, R. D. S., Leite, C. C., Alcântara, L. M., Oliveira, T. W. S., & Rodrigues, B. M. (2006). Qualidade física, microbiológica e parasitológica de alfaces (Lactuca Sativa) de diferentes sistemas de cultivo, Ciência e tecnologia de alimentos, 2(26), 264-269.

Silva, A. S., Silva, I. M. M., Rebouças, L. T., Almeida, J. S., Rocha, E. V. S., & Amor, A. L. M. (2016). Análise parasitológica e microbiológica de hortaliças comercializadas no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia (Brasil), Revista Visa em Debate, 4(3), 77-85.

Takayanagui, O. M., Capuano, D. M., Oliveira, C. A. D., Bergamini, A. M. M., Okino, M. H. T., Castro, E., Silva, A. A. M. C., Oliveira, M. A., Ribeiro, E. G. A., & Takayanagui, A. M. M. (2007). Avaliação da contaminação de hortas produtoras de verduras após a implantação do sistema de fiscalização em Ribeirão Preto, SP. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 40, 239-241.

Tefera, T., Tysnes, K. R., Utaaker, K. S. & Robertson, L. J. (2018). Parasite contamination of

berries: Risk, occurrence, and approaches for mitigation. Food and Waterborne Parasitology, 10, 23-38.

Downloads

Publicado

09/08/2020

Como Citar

REBOUÇAS, C. K. de O.; SOARES, K. M. de P.; ROCHA, A. C. P. da; GOMES, H. A. N.; BEZERRA, A. C. D. S. Diagnóstico parasitológico de coentros (Coriandrum sativum L.) comercializados no Município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e31996489, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.6489. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6489. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas