Produção textual no ambiente escolar: a aplicação da Teoria da Mediação de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6685Palavras-chave:
Produção textual; Teoria da Mediação de Vygotsky; Sequência didática.Resumo
Este trabalho objetiva a apresentação de uma proposta pedagógica, no formato de uma sequência didática, visando à atividade de produção textual, em consonância com a Teoria da Mediação de Vygotsky. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a Teoria mencionada e um estudo sobre a necessidade de ressignificação da atividade ‘produção textual’ no ambiente escolar, a fim de subsidiar a proposta a ser apresentada. Tal proposta visa ao desenvolvimento da potencialidade dos indivíduos quanto à expressividade crítica por meio da linguagem escrita, tendo importante contribuição das concepções da Teoria de Vygotsky, a qual considera a importância do papel do professor como mediador do processo de aprendizagem, agindo no espaço entre o que o aluno já sabe e o que pode vir a saber, ou seja, intervindo a favor do alcance de todo o seu potencial. Se aplicada de forma adequada, a atividade poderá ser uma importante ferramenta para alcançar a plena condição do indivíduo se expressar criticamente, desenvolvendo habilidade com a escrita e abrindo espaço para a participação efetiva nos assuntos da realidade que o cerca.
Referências
Bernardo, G. (2012). Redação inquieta. Rio de Janeiro: Rocco Digital.
Chizzotti, A. (2009). Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10. ed. São Paulo, SP: Cortez.
Doxsey J. R.; De Riz, J. (2002-2003). Metodologia da pesquisa científica. ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, Apostila.
Freire, P. (2011). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez.
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (Orgs). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Guedes, P. C. (2009). Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial.
Oliveira, M. K. (1993). Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.
Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (1989). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Letícia Rodrigues dos Santos, Juliana Cristina da Costa Fernandes, Léia Adriana da Silva Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.