Análise e correlação de variáveis climatológicas com os fenômenos climáticos e a urbanização na Cidade de Belém, no Estado do Pará, região Norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6790

Palavras-chave:

Urbanização; Fenômenos climatológicos; Variáveis climatológicas.

Resumo

Devido ao crescimento urbano desordenado a partir da década de 1970 e a ocupação de áreas alagáveis, a cidade de Belém sofre consequências com a precária rede de drenagem urbana  associada aos altos índices pluviométricos. A proposta deste trabalho é relacionar as variáveis climatológicas (precipitação, temperatura, umidade, insolação, evaporação) com a urbanização em Belém e os fenômenos climáticos El Niño e La Niña, com uso dos testes estatísticos não paramétricos de Mann-Kendall e Spearman. O período de estudo foi de 1970 a 2010, onde destaca-se a constante transformação da cidade e o crescimento da malha urbana. O crescimento urbano de Belém neste período foi de aproximadamente 85% com considerável diminuição de áreas verdes. A temperatura teve uma elevação de 0,5ºC média no período. A ocorrência de El Niño e La Niña está diretamente relacionada com os extremos máximos e mínimos da precipitação, mas não coincide com a elevação da temperatura quando se relaciona com o Índice Oceânico Niño (a) (ION). Na cidade de Belém a temperatura pode estar associada com as modificações do espaço natural e com o aumento da temperatura média global. Ao aplicar os testes (Mann-Kendall e Spearman) nas variáveis climatológicas, tem-se que a precipitação e temperatura têm tendência significativa de aumento, e consequentemente a umidade e evaporação de decaimento, apenas a insolação não apresentou tendência significativa. As alterações das variáveis climatológicas apresentadas neste trabalho podem estar relacionadas com o aumento da urbanização em Belém nos últimos quarenta anos. A intensificação da urbanização aliada a ausência de planejamento urbano ocasiona intensificação dos pontos de alagamento e diminuição do conforto térmico.

Biografia do Autor

Luanna Costa Dias, Serviço Geológico do Brasil - CPRM.

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental, técnica em Hidrologia da CPRM e Mestranda em Engenharia Civil - Recursos Hídricos na Universidade Federal do Pará.

Alexandre Miguel da Cruz Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Bacharel em Engenharia Elétrica, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrando em Engenharia de Processos.

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor na Universidade Federal do Pará na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

Referências

Bauer, L.(2007). Estimação do coeficiente de correlação de Spearman ponderado. 2007. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Brasil (Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento). (2011). Nota técnica: Rede de Estações Meteorológicas Automáticas do INMET. Brasília: INMET.

Castro, A. R. C. C.(2009). Aplicação de sensoriamento remoto na análise espaço-temporal das ilhas de calor e ilhas de frescor urbanas no munícipio de Belém-PA, nos anos de 1997 e 2008. Belém: Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará.

Coltri, P. P. (2006). Influência do uso e cobertura do solo no clima de Piracicaba, São Paulo: Análise de séries históricas, ilhas de calor e técnicas de sensoriamento remoto. São Paulo: Dissertação de Mestrado – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo.

Coutinho, E. C., Gutierrez, L. A. C. L., & Barbosa, A. J. S. (2010). Variabilidade da Precipitação em Belém-PA relacionada com os fenômenos El Niño e La Niña. Belém: Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia.

Guimarães, D. P., & Reis, R. J.(2012). O fenômeno ENOS e a temperatura no Brasil. Gramado: Anais do 27° Congresso Brasileiro de Meteorologia.

Kampel, S. A., Câmara, G., & Vieira, A. M. (2001). Análise Espacial do Processo de Urbanização da Amazônia. Brasília: Relatório Técnico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Kawaguchi, E. Y.(2013). Análise da influência de fenômenos climáticos no regime de precipitação na cidade de Belém-PA. Belém: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal do Pará.

Limeira, R. C., Sousa, F. A. S., Silva, V. P. R., & Oliveira, P. T. (2012). Tendência das chuvas no Estado da Paraíba. Revista Hispeci & Lema on line, 3 (3), 2012.

Lopes, J. R. F., & Silva, D. F.(2013). Aplicação do teste de Mmann-Kendall para análise de tendência pluviométrica no estado do Ceará. Revista de Geografia (UFPE), 30 (3), 192-208.

Melo, L. M. C., & Lustosa, M. C. J. (2005). Análise da correlação entre indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil. Brasília: Anais do VI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.

Moura, M. N., & Vitorino, M. I. (2012). Variabilidade da precipitação em tempo e espaço associada à Zona de Convergência Intertropical. Revista Brasileira de Meteorologia, 27(4), 475-483.

OMM (2013). A OMM aponta aumento na temperatura média da superfície da terra e dos oceanos. Retrieved from < http://www.estadao.com.br/noticias/planeta,ano-de-2013-foi-6-mais-quente-da-historia-e-2014-pode-superar-marca,1126892>.

Pinto, E. J. A. (2013). Atlas Pluviométrico do Brasil, Metodologia para definição das Equações IDF. Belo horizonte: Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Pontes, A. C. F. (2010). Ensino da Correlação de Postos no Ensino Médio. São Pedro: Anais do 19° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

Romero, V., & Marcuzzo, F. F. N. (2013). Influência do El Niño e La Niña no número de dias de precipitação pluviométrica no estado de Goiás. Revista ACTA Geográfica, 7(14),93-106.

Sandoval, M. C. (2015) Métodos Não Paramétricos (IME). Retrieved from <https://www.ime. usp.br/~sandoval/mae5755/naoparametrica>.

Santos, O. C. O. (2012). As chuvas, alagamentos e enchentes no período chuvoso em Belém, Estado do Pará. Revista Geonorte, edição Especial, 2(5), 173-183.

Silva Júnior, J. A. (2012). Avaliação de parâmetros micrometeorológicos do conforto e da percepção térmica na área urbana da cidade de Belém-PA. Belém: Tese de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará.

Silva Júnior, J. A., Costa, A. C. L., Pezzuti, J. C. B., Costa, R. F., & Galbraith, D. (2012). Análise da distribuição espacial do conforto térmico na cidade de Belém, PA no período menos chuvoso. Revista Brasileira de Geografia Física, 1(2), 218-232.

Souza, D. O. (2012). Influência da Ilha de Calor Urbana nas cidades de Manaus e Belém sobre o microclima local. São José dos Campos: Tese de Doutorado – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Tucci, C. E. M. (2013). Hidrologia: Ciência e aplicação. (4a Ed.). 5ª reimp. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ABRH.

USGS. (1966). Double- Mass Curves. Manual of Hydrology: Part I. General Surface- Water Techniques, by James K. Searcy and Clayton H. Hardison, United States: Department of the Interior.

WMO WMO. (1994). Guide to Hydrological Practices, Data Acquisition and Processing, Analysis, forecasting and other Applications. Suiça: (5th ed.), 168, WMO.

Downloads

Publicado

06/08/2020

Como Citar

DIAS, L. C.; VALENTE, A. M. da C.; FERNANDES, L. L. Análise e correlação de variáveis climatológicas com os fenômenos climáticos e a urbanização na Cidade de Belém, no Estado do Pará, região Norte do Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e972986790, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6790. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6790. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Engenharias