O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de Ligações Químicas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6839Palavras-chave:
Tecnologias digitais; Química; Revisão sistemática de literatura; Ligações químicas; WebQuest.Resumo
O uso das Tecnologias Digitais da Informação da Comunicação (TDIC) pode favorecer o ensino-aprendizagem de Química, decorrente das dificuldades impostas pela descontextualização e abstração de diversos conteúdos. Desse modo, o presente artigo tem por objetivos mapear as produções acerca das tecnologias para o ensino de conceitos químicos, bem como as que abordam o ensino de Ligações Químicas, e propor uma WebQuest para o ensino desse conteúdo. Desta maneira, a Revisão Sistemática de Literatura permitiu mapear as produções compreendidas nos anos de 2008 a 2018. Foram investigados 56 periódicos nacionais, com Qualis A1, A2, B1. Os resultados apontaram que os recursos tecnológicos mais encontrados nas pesquisas foram os softwares, seguido das mídias e plataformas interativas. Destaca-se que a temática da formação de professores foi abordada em dez artigos; sete contemplaram a formação continuada. Os conteúdos encontrados variaram entre Modelos Atômicos, Tabela Periódica, Elementos Químicos, Química Orgânica, enquanto apenas um artigo contemplou os conteúdos de Ligações Químicas. Por fim, apresentou-se uma proposta de ensino do conteúdo de Ligações Químicas mediado por uma WebQuest, seguido de um tutorial visando contribuir para melhoria do processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo.
Referências
Abar, C. A. A. P., & Barbosa, L. M. (2008). WebQuest: um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp.
Altoé, A., & Fugimoto, S. M. A. (2009). Computador na educação e os desafios educacionais. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba, 163-175.
Assai, N. D. S., Arrigo, V. & Broietti, F. C. D. (2018). Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. REPPE, 2(1), 150-166.
Assai, N. D. S., & Delamuta, B. H. (2018). O ensino de ligações químicas mediante as TDIC: mapeamento das pesquisas nacionais entre 2008-2018. In: Simpósio nacional de ciência e tecnologia – SINECT, 6, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa.
Brasil, Decreto Presidencial n°. 6.094, de 24 de abril de 2007 (2007). Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 243.
Coll, C., & Monereo, C. (2010). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 66-93.
Cunha, M. B. (2012). Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua
Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, 2 (34), 92-98.
Delamuta, B. H. (2017). Roteiro Instrucional para Professores de Ciências: uma proposta para o uso da WebQuest no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado) – Universidade estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio-PR. 189.
Delamuta, B. H., Assai, N. D., S. & Bernardelli, M. S. (2018). O ensino de Ligações Químicas: com a palavra os professores! In: Simpósio Brasileiro de educação química, 16, 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro.
Dogde. B. (1995). Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet. Tradução, realizada pelo Prof. Jarbas Novelino Barato, do artigo: WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning, publicado em The Distance Educator, 1 (2).
Fernandez, C., & Marcondes, M. E. R. (2006). Concepções dos estudantes sobre LigaçãoQuímica. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, (24), 20–24.
Locatelli, A., Zoch, A. N. & Trentin, A. M. S. (2015). TICs no Ensino de Química: Um Recorte do “Estado da Arte”. Revista Tecnologias na Educação,7(12), 1-12.
Machado, A. S. (2016). Uso de Softwares Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Simulações. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, 38(2) 104-111.
Marinho, S. P., & Lobato, W. (2008). Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: Colóquio de pesquisa em educação, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: (6), 1-9.
Kitchenham, B. A. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University.
Silva, T. E. M., et al. (2016). Desenvolvimento e Aplicação de Webquest para Ensino de Química Orgânica: Controle Biorracional da Lagarta-do-Cartucho do Milho. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, 38 (1) 47-53.
Silveira júnior, C. (2012). Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sidney Lopes Sanchez Júnior, Beatriz Haas Delamuta, Natany Dayani de Souza Assai
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.