Cenário político e contribuições da mídia no processo de desvalorização da Ciência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7138Palavras-chave:
Ciência; Cenário político; Meios de comunicação; Manipulação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir com o processo de reflexão acerca da situação da ciência nos dias atuais, o papel que a mídia vem desempenhando e a capacidade de pensamento crítico que a sociedade deve desenvolver. Para isso, é feita uma breve contextualização sobre a história da ciência. O artigo foi desenvolvido pelos eventos e notícias publicadas no ano de 2019 a respeito da ciência no Brasil, com a contribuição teórica de um estudo que verificou o desenvolvimento da ciência. O recorte da pesquisa bibliográfica tratou da história da ciência, da concepção kuhniana e popperiana e também das contribuições da mídia e da internet no processo de manipulação e disseminação de informações. O resultado mostra um discurso político conservador, aprimorado pela mídia digital e televisiva, que ignora as crises existentes e causa apatia entre a população pelo conhecimento científico. Conclui-se, portanto, que a sociedade deve refletir sobre as contribuições do conhecimento científico e combater as mensagens que prejudicam a ciência brasileira.
Referências
Bianezzi, Matheus. (2018). Terra plena: por que a teoria da Terra plana não faz nenhum sentido. Recuperado de https://super.abril.com.br/mundo-estranho/terra-plena-por-que-a-teoria-da-terra-plana-nao-faz-nenhum-sentido/.
Bynum, W. (2014). Uma breve história da ciência; tradução Iuri Abreu. Porto Alegre: L&PM.
Chibeni, S. S. (n.d.). Síntese de A Estrutura das Revoluções Científicas, de Thomas Kuhn. Departamento de Filosofia, Unicamp. Recuperado de http://www.unicamp.br/ chibeni/textosdidaticos/structure-sintese.htm.
Chomsky, N. (2013). Mídia: propaganda política e manipulação. Editora WMF Martins Fontes.
CMS – Hoje em Dia. (07 mai., 2019). Pesquisa por remédio para leishmaniose é interrompida por falta de verba. Recuperado de https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/07/pesquisa-por-remedio-para-leishmaniose-e-interrompida-por-falta-de-verba-em-universidade-publica/.
Decreto nº 9.943, de 30 de julho de 2019 (2019). Altera o Decreto n o 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019, e o Decreto nº 9.702, de 8 de fevereiro de 2019, que delega a competência ao Ministro de Estado da Economia para a prática dos atos que especifica. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9943.htm.
DOU. (2019). Diário Oficial da União. Recuperado de https://www.in.gov.br/consulta.
Dulci, L. (2019). Governo federal contra o progresso da ciência no Brasil. Recuperado de https://teoriaedebate.org.br/colunas/governo-federal-contra-o-progresso-da-ciencia-no-brasil/.
G1. (2019). Fala de Bolsonaro sobre queimada na Amazônia é 'irresponsável' e 'leviana', dizem ambientalistas. https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/08/21/fala-de-bolsonaro-sobre-queimada-na-amazonia-e-irresponsavel-e-leviana-dizem-ambientalistas.ghtml.
Kakutani, M. (2018). A morte da verdade. Rio de Janeiro: Intrínseca.
Kuhn, T. S. (2013). A estrutura das revoluções científicas; tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. — (12a ed.), São Paulo: Perspectiva.
Observatório do Conhecimento. (2019). 10 mitos sobre a universidade pública no Brasil. Recuperado de https://observatoriodoconhecimento.org.br/10-mitos/.
Popper, K. R. (1980). Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico). Brasília: Editora da UnB.
Rosa, C. A. de. (2012a). História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. (2a ed.) Brasília: FUNAG.
Rosa, C. A. de. (2012b). História da ciência: a ciência moderna. (2a ed.), Brasília: FUNAG.
Rosa, C. A. de. (2012c). História da ciência: o pensamento científico e a ciência no século XIX. (2a ed.), Brasília: FUNAG.
Rosa, C. A. de. (2012d). História da ciência: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo. (2a ed.), Brasília: FUNAG.
Wellcome Global Monitor, (2018). How does the world feel about science and health? Recuperado de https://wellcome.ac.uk/reports/wellcome-global-monitor/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniela Sales de Souza Aragão; Andrea Moura da Costa Souza; Solonildo Almeida da Silva; Sandro César Silveira Jucá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.