Desenvolvimento e análise de um jogo digital educativo: contributos para o ensino-aprendizagem de conceitos científicos em Biologia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7283Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Tecnologias no ensino de Biologia; Tecnologias educacionais digitais; Jogos digitais; Ensino-aprendizagem por meio das TIC.Resumo
As tecnologias se fazem presentes no cotidiano escolar por diversos meios. Então, porque não utilizá-las em favor do ensino? Destarte, a presente pesquisa objetivou investigar contribuições de tecnologias educacionais, bem como testar de que forma o jogo digital desenvolvido no âmbito desta pesquisa proporciona a processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem caráter exploratório, qualitativo, quantitativo e investigativo, com dados coletados são predominantemente descritivos. A amostra da pesquisa é não probabilística e o procedimento da análise dos questionários ocorreu por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Como instrumentos de coleta de dados, questionários semiabertos aplicados a docentes em formação. Os resultados mostraram que, para grande parte, as tecnologias podem auxiliar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem e ainda acreditam que a não utilização dessas tecnologias pode estar atrelada à falta de equipamentos ou à aversão em relação a novas metodologias. Com relação ao jogo digital a maioria dos respondentes acredita que ele influenciou positivamente na aprendizagem de conceitos científicos e que seria viável levar as tecnologias para o contexto da sala de aula com o propósito de as tornares mais motivadoras. Constatou-se que o jogo desenvolvido trouxe contributos para a aprendizagem de conceitos de biologia, incluindo-o com contexto das metodologias inovadoras para a prática docente.
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