Os desafios encontrados na efetivação do estágio supervisionado / regência na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7388

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Educação infantil; Regência.

Resumo

O referido artigo pontua que é por meio do Estágio Supervisionado que o professor em formação inicial vivenciará na prática a sua futura profissão, ou seja, terá a dimensão em como será seu trabalho posterior sua formação. É nesse momento que ele passa a conhecer as realidades de uma sala de aula, e toda a sua singularidade na pluralidade. Deparar-se-á com heterogeneidade, culturas diversas, bem como aprendizagens e níveis de desenvolvimento dos estudantes. A problemática levantada: Quais as contribuições do Estágio Supervisionado na formação inicial dos acadêmicos? Com o objetivo de investigar as contribuições da relação entre teoria e prática proposta na efetivação do estágio. Para tal, fez uso de metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação relacionando teoria e prática. Ressalta que a regência no Pré-escolar II foi desafiadora, deparou-se com um planejamento engessado ofertado via apostilado e as vivências da infância se perdendo durante as quatro horas aula que aquelas crianças ficam na escola. As vivências nesses dias de estágio fizeram com que eu me tornasse uma profissional em formação mais preparada e disso eu posso extrair práticas que levarei para desenvolver e outras que quero deletar da minha metodologia. Conclui que o professor aprende a teoria, mas é na prática planejada, que se torna um profissional atento, investigador e reflexivo.

Referências

Aroeira, K. P. (2014). Estágio supervisionado e possibilidades para a formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. In: Almeida, M. I.; Pimenta , S. G. (Org.). Estágios supervisionado na formação docente. São Paulo, SP: Cortez.

Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: República Federativa do Brasil: Poder Legislativo, Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. Lei Nº 11.788, de 25 setembro de 2008. (2008). Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Brasília, DF.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Gatti, B. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco.

Imbernón, F. (2010). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez.

Januário, G. (2008). O Estagio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. Campinas, SP: GPS/FE - Unicamp;. v. único. pp.1-8.

Kramer, S. (2006). A infância e sua singularidade. In: Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF/FNDE: Estação Gráfica.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo, SP: Cortez.

Ostetto, L. E. (2008). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica.

Rego, M. C. F. D. (2006.) Desafios na formação do educador infantil. In: Entrelaçando vivências e saberes na educação infantil. Natal, RN: UFRN/Nei.

Silva, M. & Victor, S. L. (2008). As expectativas que permeiam a práxis dos estágios supervisionados em educação especial e educação infantil. In: Almeida, M. A.; Mendes, E. G.; Hayashi, M. C. P. I. Temas em educação especial: múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES.

Spodek, B. & Saracho, O. N. (1998). Ensinando crianças de três a oito anos. Trad. Cláudia Oliveira Dornelles. Porto Alegre, RS: Artmed.

Texeira, S. R. De O. (2012). Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. (2a. ed.). Rio de Janeiro, RJ: Wak.

Vasconcellos, C. S. (2000). Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico. (9a ed.). São Paulo, SP: Libertad.

Downloads

Publicado

27/08/2020

Como Citar

SOUZA, E. B. de .; SOUZA, A. B. de . Os desafios encontrados na efetivação do estágio supervisionado / regência na educação infantil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e501997388, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7388. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7388. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais