BIOEDUCA: Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Thayná Nunes Borges Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Raíssa Miranda Costa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vivian Aparecida de Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Hebert Medeiros Gontijo Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.743

Palavras-chave:

Educação; Meio ambiente; Sustentabilidade.

Resumo

A preservação do meio ambiente é um dos assuntos mais relevantes da atualidade. Tendo em vista novas preocupações e perspectivas positivas diante da adoção de políticas de desenvolvimento sustentável, faz-se necessário que a educação ambiental seja tratada no cotidiano dos indivíduos desde pequenos, contribuindo, desta forma, para a construção de hábitos e atitudes de preservação da qualidade do ambiente a qual estão inseridos. Este artigo tem como objetivo evidenciar como a educação ambiental implantada na Fundação Crê-Ser em João Monlevade- MG, contribuiu para sensibilizar e conscientizar os estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se dados obtidos através de pesquisa bibliográfica e encontros metodologicamente planejados na fundação, onde se buscou transmitir informações de maneira lúdica, a partir de rodas de conversas e atividades interativas. Com os dados obtidos na fundação foi possível perceber um ambiente mais limpo e organizado, além de mudanças de comportamento, que contribuem para uma melhor a qualidade de vida. A Educação Ambiental mostra-se eficaz na formação dos indivíduos, fazendo com que reflitam e adquiram conhecimento sobre práticas ambientais e formas de minimizar danos causados ao meio ambiente.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, v. 79, 1999.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DEMIZU, F. S. B. A educação ambiental nos currículos: Dificuldades e desafios. Medianeira, 2013

FERNANDES, Debora do Nascimento. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. OKARA: Geografia em debate, v. 4, n. 1, p. 77-84, 2012.

MEDEIROS, A. B. et al. Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, set. 2011. Disponível em: <http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view30/26>. Acesso em: 02 Nov. 2018.

Downloads

Publicado

01/01/2019

Como Citar

BORGES, T. N.; COSTA, R. M.; OLIVEIRA, V. A. de; GONTIJO, H. M. BIOEDUCA: Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e4683743, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i3.743. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/743. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais