Poluição por matéria orgânica e autodepuração dos cursos d'água: impactos deste estudo no setor produtivo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i5.750Palavras-chave:
Engenharia de Produção; Economia Ambiental; Engenharia Ambiental; Cursos d’água; Autodepuração.Resumo
Atualmente, o cenário competitivo organizacional exige das empresas a melhor utilização de seus recursos, assim como a otimização constante dos processos que permeiam suas atividades. Além disso, temas como sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão cada vez mais presentes na indústria, se transformando, inclusive, em mais uma ferramenta para o aprimoramento dos processos. Analisando a produção por essa ótica, este artigo propõe uma discussão sobre a aplicabilidade dos estudos da poluição por matéria orgânica e autodepuração dos cursos d'água, utilizando de conhecimentos matemáticos, pelo modelo de Streeter-Phelps, para validação dos resultados e projeção da inserção deste estudo no ramo de reaproveitamento de água, por estações de tratamento, com a finalidade de eliminação de desperdícios e otimização da produção.
Referências
Andrade, Larice Nogueira de. Autodepuração dos Corpos D’água. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/355472902/004-AUTODEPURACAO-DOS-CORPOS-D-AGUA-Larice-Nogueira-de-Andrade-pdf>. Acesso em: 30 set 2017.
Bárbara, Vinicius Fagundes. Uso do Modelo QUAL2E no Estudo da Qualidade da Água e da Capacidade de Autodepuração do Rio Araguari - AP (Amazônia). Dissertação de mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2006. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/593>. Acesso em: 27 set 2017.
Borges, Maurício José; Galbiatti, João Antonio; Ferraudo, Antonio Sergio. Monitoramento da Qualidade Hídrica e Eficiência de Interceptores de Esgoto em Cursos d’Água Urbanos da Bacia Hidrográfica do Córrego Jaboticabal. RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos. São Paulo, V. 8, n.2, p. 161–171, 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Ferraudo/publication/239554656_Monitoramento_da_Qualidade_Hidrica_e_Eficiencia_de_Interceptores_de_Esgoto_em_Cursos_d'Agua_Urbanos_da_Bacia_Hidrografica_do_Corrego_Jaboticabal/links/0a85e535fe0f5f191a000000.pdf>. Acesso em: 30 set 2017.
Braga, B.; et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed. São Paulo: Editora Prentice Hall, 2005.
Costa, Simone S. Thomazi. Introdução à Economia do Meio Ambiente. PUCRS Journals. Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 301-323, ago./dez. 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/face/article/viewFile/276/225>. Acesso em: 21 nov 2017.
Gil, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HASTENREITER, Tainá Alves. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica de Implantação de um Sistema de Reuso de Água Cinza para fim não Potável em Edificação Empresarial. Vitória: UFES, 2013. Disponível em: <http://www.ambiental.ufes.br/sites/ambiental.ufes.br/files/field/anexo/estudo_de_viabilidade_tecnica_e_economica_de_implantacao_de_um_sistema_de_reuso_de_agua_cinza_para_fim_nao_potavel_em_tai.pdf>. Acesso em: 30 set 2017.
Kunz, Airton; Zamora, Patricio Peralta; Moraes, Sandra Gomes; Durán, Nelson. Novas tendências no tratamento de efluentes têxteis. Quím. Nova, São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422002000100014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 nov 2017.
Lima, Eveline Vale de Andrade. Aplicação do Modelo Matemático do Streeter-Phelps na Análise de Concessão de Outorgas de Lançamento de Efluentes em Rios Naturais. Fortaleza: UFC, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16694/1/2011_dis_evalima.pdf>. Acesso em: 06 Nov 2017.
Portal Educação. O uso das funções e várias variáveis no ensino da engenharia: Conceitos e aplicações. Disponível: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/engenharia/o-uso-das-funcoes-de-varias-variaveis-no-ensino-da-engenharia-conceitos-e-aplicacoes/71788>. Acesso em: 27 Ago 2017.
Sperling, Marcos Von. Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos. v. 1, 4 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.