Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de clorpirifós em grãos de café e solo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i5.766Palavras-chave:
Grãos de café; solo; clorpirifós; Cromatografia Gasosa; ESL-PBT; QuEChERS.Resumo
O uso de agrotóxicos na agricultura visando o aumento da produtividade é ainda muito intenso no Brasil devido à eficiência dessas substâncias no controle e combate de pragas que assolam as plantações. Atualmente, há uma grande preocupação com a presença desses resíduos em alimentos e nos solos, devido ao seu uso indiscriminado. O café é um produto amplamente consumido no Brasil e seu cultivo é caracterizado por utilizar grande quantidade de agrotóxicos. Diante de tais aspectos, a proposta deste trabalho foi de avaliar amostras de grãos de café e solo da cultura cafeeira da região de Venda Nova do Imigrante/ES à fim de quantificar a presença do agrotóxico clorpirifós utilizando os métodos de extração por QuEChERS e ESL-PBT e análise por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG/EM). Foram testados os métodos QuEChERS e ESL-PBT para a extração do agrotóxico clorpirifós em amostras de grãos de café e solo a uma profundidade de 5 e 15 cm. O método de análise por CG/EM foi desenvolvido e validado e utilizado para quantificar possíveis resíduos nas amostras analisadas. As análises realizadas foram feitas por meio da fortificação com 2,0 mL de uma solução trabalho na concentração de 40 ,000 mg.L-1 preparada a partir do padrão do pesticida. Entretanto, na análise das amostras em questão o método não conseguiu identificar a presença do mesmo.
Referências
Anastassiades, M., Lehotay, S.J., Štajnbaher, D., & Schenck, F.J. (2003). Fast and easy multiresidue method employing acetonitrile extraction/partitioning and “dispersive solid-phase extraction” for the determination of pesticide residues in produce. Journal of AOAC International, 86 (2), 412-431.
Baird, C. (2002). Química Ambiental. Porto Alegre, Brasil: Bookman.
Balsan, R. (2006). Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. Campo-território: revista de geografia agrária, 1 (2), 123-151.
Goulart, A. C. (2017). Otimização e aplicação da extração sólido líquido com partição a baixa temperatura para determinação de carbofurano em solo. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.
Heleno, F.F., Queiroz, M.L.R. de, Neves, A.A., & Oliveira, A.F. de (2014). Otimização, validação e aplicação de método para determinação da concentração residual de difenoconazol em morangos após múltiplas aplicações. Química Nova, 37 (1), 153-157.
Hernández, A.A.E. (2015). Comparação de métodos multirresíduos para determinação de produtos fitossanitários em polpa e casca de banana. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.
Konatu, F.R.B., Breitkreitz, M.C., & Jardim, I.C.S.F. (2017). Revisiting quick, easy, cheap, effective, rugged, and safe parameters for sample preparation in pesticide residue analysis of lettuce by liquid chromatography–tandem mass spectrometry. Journal of Chromatography A, 1482, 11-22. doi: https://doi.org/10.1016/j.chroma.2016.12.061
Lara, M.C.R. (2014). Determinação dos agrotóxicos procimidona, haloxyfop-metil e linuron em cenoura por ESL-PBT e CG-MS. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Viçosa Rio Parnaíba, Rio Parnaíba, MG, Brasil.
Lima, K. dos S.C., Lima, A.L. dos S., Oliveira, S.E.M. de, Resende, A.L.T, & Jacob Neto, J. (2016). Agrotóxicos: presença diária nos alimentos consumidos. Semioses, 10 (1), 9-22.
Mansur, B.L. (2013). Estudo comparativo de métodos de extração multirresíduo de agrotóxicos em maçã e tomate. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.
Melo, R.F., Brito, L.T. de L., Petrere, V.G., Angelotti, F., & Miguel, A.A. (2010). Pesticidas e seus impactos no ambiente (Cap. 4, pp. 101-136). Embrapa Semiárido - Capítulo em livro técnico-científico: Alice.
Menezes Filho, A. (2010). Desenvolvimento, validação e aplicação de metodologias para determinação de resíduos de agrotóxicos em manga por SPME-GC-MS e SPME-HPLC-UV-Vis. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
Prestes, O. D., Adaime, M. B., & Zanella, R. (2010). QuEChERS: possibilidades e tendências no preparo de amostra para determinação multirresíduo de pesticidas em alimentos. Scientia Chromatographica, 3 (1), 51-64.
Ribas, P. P., & Matsumura, A.T.S. (2009). A Química dos Agrotóxicos: Impacto Sobre a Saúde e Meio Ambiente. Revista Liberato, 10 (14), 149-158.
Teixeira, M. G., & Santos, F. F. (2007, setembro). Análise do uso de agrotóxicos na cultura de café no município de Guaranésia, MG, e possíveis danos ecológicos. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, Caxambu, MG, Brasil, 23.
Vilca, F. Z., Cuba, W. A. Z., Nazato, C., & Tornisielo, V. L. (2017). Análise de resíduos de agrotóxicos organoclorados em morango usando o método QuEChERS com CG-µECD. Revista de Investigaciones Altoandinas-Journal of High Andean Research, 19(1), 5-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.