Cadeia produtiva do tabaco na Região Sul do Brasil: estudo da composição e do relacionamento dos seus agentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7769

Palavras-chave:

Cadeia produtiva; Tabaco; Mercado; Produtores.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a composição da cadeia produtiva do tabaco e, com isso, buscar compreender as formas de relacionamento entre os segmentos (elos) que a constituem na Região Sul do Brasil. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, por meio de pesquisa qualitativa, onde apurou-se dados sobre a constituição da cadeia. Igualmente realizou-se pesquisa bibliográfica em torno do tema. Os resultados mostraram que a relação entre os agentes de produção está estabelecida através de contratos e do SIPT; que o Estado do Rio grande do Sul é o principal produtor de fumo no Brasil; que o contrato firmado gera uma situação de dependência dos produtores; e também que o mercado do fumo é dominado por poucas empresas, com predominância do capital estrangeiro. O estudo da cadeia, e da forma de trabalho dos fumicultores que adotam o SIPT, permitiu igualmente conhecer e compreender as relações de trabalho estabelecidas, as características da produção e o regramento exigido pelas empresas do ramo tabagista.

Biografia do Autor

Argemiro Luís Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

DACEC/UNIJUI

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor pela Universidade de Zaragoza (Espanha), professor titular junto ao PPGDR da UNIJUI.

Felipe Prestes Kolosque, Instituto Federal Farroupilha

Professor do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto. Mestrando junto ao PPGDR da UNIJUI.

Referências

Afubra. Associação dos Fumicultores do Brasil. Fumicultura Brasil. Santa Cruz do Sul. Recuperado: 05 de maio de 2020, de http://www.afubra.com.br

Almeida, G. E. G. (2005) Fumo: servidão moderna e violação de direitos humanos. Curitiba: Terra de Direitos.

Carvalho Júnior, L. C. de. (1995) A noção de filière: um instrumento para a análise das estratégias das empresas. Textos de Economia, 6 (1).

Batalha, M. (1997) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas.

Castro, A. M. G. de. (2002) Cadeia Produtiva: Marco Conceitual Para Apoiar a Prospecção Tecnológica. In: XXII Simpósio de Gestão e Inovação Tecnológica - FEA-USP, Salvador.

Etges, V. E. (1991) Sujeição e resistência: os camponeses gaúchos e a indústria do fumo. Santa Cruz do Sul: FISC.

Hilsinger, R. (2016) O território do tabaco no sul do Rio Grande do Sul diante da convenção quadro para o controle do tabaco. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, BR.

Japan Tobacco International. JTI no Brasil. Recuperado: 8 de maio de 2020, de https://www.jti.com /pt-br/americas/brazil

Leite, L. A. de S. & Pessoa, P. F. A de P. (1996) Estudo da cadeia produtiva como subsídio para pesquisa e desenvolvimento do agronegócio. Fortaleza: CNPAT/EMBRAPA.

Morris, P. Sobre nós. Recuperado: 6 de maio de 2020, de https://www.pmi.com/markets/brazil/pt/about-us/overview

Oliveira, V. (2011) Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições e correntes metodológicas. Recuperado: 8 de maio de 2020, de https://docplayer.com.br/15897394-Sistemas-agro-industriais-prof-vanderley-de-oliveira.html

Paulilli, L. F. & Azevedo, P. F. (2001) Tópicos de economia aplicados ao sistema agroindustrial. In: Batalha, M. O. Gestão agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas, 3.

Richardson, R. J. (1999) Pesquisa social: Métodos e técnicas, 3. São Paulo: Editora Atlas.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. (2019) Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 4. Recuperado: 07 de maio de 2020, de https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/fumo.

Receita Federal. Estabelecimentos fabricantes autorizados a operarem no brasil.

Recuperado de http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/regimes-e-controles-especiais/cigarros-estabelecimentos-fabricantes-autorizados-a-operarem-no-brasil-1

Riquinho, D. L. & Hennington, E. A. (2016). Sistema integrado de produção do tabaco: saúde, trabalho e condições de vida de trabalhadores rurais no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, 32 (12).

Sinditabaco (Org.). Tabaco no Sul do Brasil: Uma Cultura Sustentável. Santa Cruz Do Sul: 2011, 24. Recuperado: 06 de maio de 2020, de http://www.sindifumo.com.br/?link=publicacoes

Souza Cruz. A empresa. Recuperado: 05 de maio de 2020, de http://www.souzacruz.com.br/group/sites/SOU_AG6LVH.nsf/vwPagesWebLive/DO9YABCW

Souza Cruz. Sistema Integrado de Produção de Tabaco. Recuperado: 07 de maio de 2020, de https://www.produtorsouzacruz.com.br/sistema-integrado/sistema-integrado-de-producao-de-tabaco

Triviños, A. N. da S. (2008) Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas.

Yin, R. K. (2001) Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Editora Bookman.

Zylbersztajn, D. (2000) Economia das organizações. In: Zylbersztajn, D. & Neves, M. F. (org.). Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Editora Pioneira.

Downloads

Publicado

10/09/2020

Como Citar

BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; KOLOSQUE, F. P.; GOI, M. A. da C. B. . Cadeia produtiva do tabaco na Região Sul do Brasil: estudo da composição e do relacionamento dos seus agentes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e852997769, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7769. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7769. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais