Análise da sustentabilidade do desenvolvimento ambiental no Município de Pombal-PB
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7921Palavras-chave:
Conhecimento rural; Sistema de indicadores; Sistema de índice de sustentabilidade.Resumo
Historicamente as comunidades rurais dos municípios brasileiros sofrem com a ausência, falta de atenção e de assistência por parte dos gestores públicos. Como estratégia de enfrentamento desse “esquecimento” e como consequência da abertura da participação popular nas discussões sobre políticas públicas voltadas para o campo brasileiro, foram criados os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), no qual acaba sendo uma forma das comunidades rurais se organizarem e reivindicar seus direitos. O presente trabalho teve por objetivo analisar os índices de deterioração ambiental dos territórios rurais do município de Pombal – PB com o intuito de auxiliar no processo de construção do conhecimento rural local, subsidiando, assim, as discussões no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O presente trabalho foi desenvolvido no município de Pombal - PB, situado na região oeste do Estado da Paraíba. Para tanto, foram adotados alguns procedimentos e técnicas de pesquisa: 1) Trabalho de campo junto aos Órgãos, Sindicatos e Atores sociais que atuam direta ou indiretamente no Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Rural Sustentável para a construção de uma base espacial única, construída coletivamente; 2) Pesquisa de dados secundários que alimentaram o Sistema adotado para analisar a Sustentabilidade Rural de Pombal; e 3) Pesquisa de gabinete que resultaram nas tabulações, análises e espacialização dos dados. Como resultado, os territórios rurais que fazem parte de diversas regiões de Pombal são os mais problemáticos em termos ambientais, necessitando uma atenção especial por parte dos atores que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento rural sustentável.
Referências
Baracuhy, J. G. V. (2001). Manejo integrado de microbacias no semiárido nordestino: estudo de um caso. Campina Grande: UFPB, 221p. Tese Doutorado.
Brasil (2000). Legislação direta Decreto nº 3.508 de 14 de Junho de 2000, Dispõe sobre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CNDRS, e dá outras providências, Recuperado de http://presrepublica.jusbrasil.com.br.
Bruno, N. L., Profice, C. C., De Aguiar, P. C. B., & Ferraz, M. I. F. (2018). Apego Ao Lugar E Sustentabilidade Ambiental Em Uma Comunidade Rural Do Sul Do Estado Da Bahia-Brasil. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 7(1), 206-234.
Franco, E. S.; Lira, V. M., Pordeus; R. V., Lima, V. L. A.; Neto, J. D.; & Azevedo, C. A. V. Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de uma Microbacia no Município de Boqueirão – PB. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, 2(1), 100-114, 2005.
Gebler, L., & Longhi, A. Aplicação da matriz de Leopold para avaliação expedita de impacto ambiental na produção de morangos: um estudo de caso em Ipê (RS). AMBIÊNCIA, 14(3), 709-727, 2018.
Gleyce, V., & Olavo, S. Avaliação de impactos ambientais de rodovias no Módulo II da floresta Estadual do Amapá. Revista de Geografia e Ordenamento do Território, (12), 357-381,2017
Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística- IBGE (2004). Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2004. Diretoria de Geociências (Estudos e Pesquisas). Rio de Janeiro: IBGE.
Leopold, L. B. A procedure for evaluating environmental impact. Geological Survey Circular, Washington, (645), 1-16, 1971.
Marques, P. E. M., & Flexor, G. Conselhos municipais e políticas públicas de desenvolvimento rural: indagações em torno dos papéis sociais e ambientais da agricultura. 2006. Recuperado de http://www.nead.gov.br/tmp/encontro/cdrom/gt/3/ Paulo_Eduardo_M oruzzi_Marques.pdf.
Martins, M. F., & Cândido, G. A. 2008. Índice de desenvolvimento sustentável para municípios – metodologia para cálculo e análise do IDSM e classificação dos níveis de sustenta bilidade para espaços geográficos. João Pessoa: SEBRAE.
Massena, F. S. (2015). Sustentabilidade ambiental de comunidades rurais em área de proteçãoambiental. REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, 9 (2), 80-92.
Silva, N. L. S., Zampier, I. F., Pastório, I. T., Wammes, L. T., Gregolin, M. R., & Sornberger, N. A. (2015). Perfil dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável no território Centro-Sul do Paraná. COLÓQUIO-Revista do Desenvolvimento Regional, 12(2), 177-188.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Fabrício Damião de Oliveira; Luís Gustavo de Lima Sales ; Caio Franklin Vieira de Figueiredo; Glaucio de Meneses Sousa ; Saul Ramos de Oliveira; Rodolpho Luiz Barros de Medeiros ; Romário Oliveira de Andrade; Aliane Cristiane de Sousa Formiga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.