A importância do papel do psicólogo do esporte na atualidade: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.798Palavras-chave:
psicólogo; Psicologia do esporte; multidisciplinaridade; motivação.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o papel do psicólogo do esporte na atualidade por meio de um relato de experiência de estágio, realizado por um acadêmico do curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino localizada na cidade de Santa Maria, RS. As práticas de estágio foram realizadas no time de futebol americano Santa Maria Soldiers, realizados no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e nas partidas que eram praticadas no Estádio Presidente Vargas. Observou-se que fornecer aos atletas suporte psicológico é tão imprescindível quanto lhes proporcionar uma alimentação balanceada, realizada por nutricionista. Por meio dessa prática pode-se verificar a importância da atuação do psicólogo junto ao time de futebol americano Santa Maria Soldiers, pois esse ocupa o espaço destinado ao âmbito do esporte, dedicado em aperfeiçoar a performance dos atletas, em orientá-los, recuperá-los, também do ponto de vista emocional, além das lesões musculares, e proporcionar atividades para aprimoramento da saúde física e mental dos desportistas. A experiência de estágio relatada nesse estudo possibilitou entender como cada atleta necessita de uma motivação específica para uma alta performance. Conclui-se que ajudar os esportistas a realizarem seu máximo na hora do jogo e que é necessário que haja um empenho mútuo nas atividades físicas e emocionais, tanto de psicólogos e treinadores como dos próprios atletas.
Referências
ARAÚJO, D. Definição e história da psicologia do desporto. Em Serpa, S. e Araújo, D. Psicologia do Desporto e do Exercício (p. 9-51). Lisboa: FMH Edições, 2002.
BARRETO, J. A. Psicologia do Esporte para o atleta de alto rendimento. Rio de Janeiro: Shape Ed. 2003.
BECKER J. B. Manual de Psicologia do Esporte e Exercício. Feevale, 1999.
BECKER J. B. Manual de psicologia do esporte e exercício. Porto Alegre: NOVAPROVA, 2000.
CIAMPA, F. da C.; AZEVEDO, M. L. B.; WAENY, F. C. Pioneiro da Psicologia do Esporte: João Carvalhaes. [Filme-vídeo]. Produção: Mônica Leopardi B. de Azevedo e Maria Fernanda Costa Waeny. Direção: de Fernão da Costa Ciampa. São Paulo: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, 2001.
CHAMBERS, R., YEE LO, B. C., & ALLEN, N. B. The impact of intensive mindfulness training on attentional control, cognitive style, and affect. Cognitive Therapy and Research, 32, 303-322, 2008.
COZAC, J.R. 2006. Disponível em: https://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/psicologia-esportiva/psicologia-do-esporte-ciencia-e-performance/ Acesso em: 16/12/2018.
DE ROSE, D.J. A psicologia do esporte e no esporte: A participação do profissional do esporte e da psicologia. In: RUBIO, K. Encontros e Desencontros: Descobrindo a psicologia do esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo, pp. 29- 35, 2000.
FALCÃO, R. 2017. Disponível em: http://psiquecienciaevida.com.br/74-2/. Acesso em: 16/12/2018.
FEPSAE. Position statment of Fapsae. Definition of sport Psycology. In: ISSP Neusletter - October, 1996.
FEIGE, K. The development of sport psychology - A synopsis of its research. application and organization in different countries. Bundesinstitut fiJr Sportwissenschalt, Kiel, 1977.
MEDEIROS, C; LACERDA, A. Psicologia e Esporte na atualidade: Reflexões necessárias. Pasavento Editora, 2017.
GROSSMAN, P., NIEMANNB, L., SCHMIDTC, S., & WALACHC, H. Mindfulness-based stress reduction and health benefits: A metaanalysis. Journal of Psychosomatic Research, 57, 35-43, 2004.
MARQUES M.J. 2018. Disponível em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/10/meditar-ajudou-garotos-em-caverna-na-tailandia-veja-beneficios-da-tecnica.htm. Acesso: 10/07/2018.
RUBIO K. Encontros e Desencontros: Descobrindo a psicologia do esporte. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2000.
SAMULSKI, D; NOCE, F. Análise e controle do estresse psíquico. In SAMULSKI, D. (Ed). Novos conceitos em Treinamento Esportivo. Brasília: Série de publicações INDESP, 1999.
SAMULSKI D. Psicologia do esporte. Barueri: Manole Ltda. 2002.
SMOLL, F. Introduction to Coaching: Comunication at parents. Coaching association of Canada, Ottawa. 1986.
VIEIRA L.F, VISSOCI J.R.N, DE OLIVEIRA L.P, VIEIRA J.L.L . Psicologia do Esporte: Uma Área Emergente da Psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 2, p. 391-399, 2010.
WALSH, R; SHAPIRO, S. L. The meeting of meditative disciplines and western psychology: A mutually enriching dialogue. American Psychologist, v.61, n.3, 227-239, 2006.
WEINBERG, R.S; GOULD, D. (ED). Foundations of sport and exercise psycology. Champaing: Human Kinetics, 1999.
WEINBERG, R.S; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 2° Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
WEINBERG, R.S; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.