Elaboração de questionários: algumas contribuições
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.828Palavras-chave:
; Pesquisa; Instrumentos de coleta; Procedimentos de coleta.Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir as características do questionário como instrumento para pesquisa, abordando os contextos de aplicação, os aspectos a serem observados na construção e alguns cuidados no uso. A aplicação de questionários como um instrumento de coleta de dados é bastante utilizado em pesquisas em diversas áreas do conhecimento, podendo ser adaptado a diferentes objetivos e formatos de pesquisa. Neste trabalho realizou-se uma revisão acerca da elaboração e o uso de questionários para pesquisas e avaliação, resultando na sistematização de alguns apontamentos e orientações para sua construção. Dentre os aspectos sistematizados destaca-se a importância da realização de pesquisa prévia criteriosa a fim de reconhecer conceitos a serem abordados e testes já validados acerca do tema proposto, a percepção de que o contexto no qual a coleta é realizada precisa ser considerado na pesquisa, a importância de optar por um instrumento que responda efetivamente aos objetivos da pesquisa. Por fim, enfatiza-se que o questionário é um procedimento técnico que requer cuidados quanto a sua elaboração, ordenação, sequência e aspectos éticos envolvidos, objetivando o equilíbrio e a qualidade na construção do instrumento para obtenção de resultados que atendam aos objetivos definidos.
Referências
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 7th ed. Routledge, 2013.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5th ed. Thousand Oaks: CA, Sage, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.
GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, nº 01. Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8º ed. Editora Atlas. São Paulo, 2017.
NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. RJ: UFRJ/COPPED, 2002.
YAREMKO, R. K., HARARI, H., HARRISON, R. C., & LYNN, E. (1986). Handbook of research and quantitative methods in psychology. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.