Regionalização da curva de regularização de vazão da bacia do rio Juruena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8637

Palavras-chave:

Vazão; Reservatórios; Amazônia; Planejamento de recursos hídricos.

Resumo

A regularização de vazão é essencial quando a demanda de água é maior que a vazão mínima. Isso torna necessária a acumulação dos excessos para atender períodos cuja disponibilidade hídrica natural é menor que demanda de captação. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi regionalizar a curva de regularização de vazões para a bacia do rio Juruena de forma a subsidiar projetos de outorga e dimensionamento de reservatórios. Foi gerada curva adimensional de regularização de vazão para sete seções de monitoramento de vazão da bacia. Em seguida foi ajustado o modelo potencial aos dados das curvas de forma a regionaliza-las. As equações de regionalização propostas possuem precisão e acurácia e poderão embasar projetos de regularização de vazão para irrigação, abastecimento público e geração de energia elétrica.

Biografia do Autor

João Paulo de Amorim Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental

Eduardo Morgan Uliana, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto II na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop - MT. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) da UFMT - Campus de Cuiabá. Possui graduação em Engenharia Ambiental (2010), Mestrado em Produção Vegetal (2012) e doutorado em Engenharia Agrícola (2016). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de água e solo, geoprocessamento aplicado a recursos hídricos, hidrologia estatística e modelagem hidrológica. 

Múcio André dos Santos Alves Mendes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2010), Doutorado em Engenharia Agrícola na área de concentração de Construções Rurais e Ambiência pela UFV (2015) , Mestrado em Engenharia Agrícola em Construções Rurais e Ambiência pela UFV (2012) e é pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFV (2014). Atuou como Professor Designado na Universidade do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2014 a 2016 lecionando disciplinas de Desenho Técnico, Saneamento Urbano, Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental e Sistemas de tratamento de água de abastecimento. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso, lotado no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Campus Sinop e atua nos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia e Agronomia nas áreas de construções rurais e ambiência, saneamento e desenho técnico. Atualmente desenvolve projetos na área de inovações tecnológicas. 

Luana Lisboa, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Pesquisadora em Geociências na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM - Serviço Geológico do Brasil), na Superintendência Regional de Manaus (AM). Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2008), Mestrado em Engenharia Agrícola (2010) e doutorado em Engenharia Agrícola (2014) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em conservação de solo e água, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, sistemas de informações geográficas, comportamento hidrológico, modelagem hidrológica.

Referências

Collischonn, W. & Dornelles, F. (2015). Hidrologia: para engenharia e ciências ambientais. Porto Alegre: ABRH. 336 p.

Lopes, T. R., Prado, G., Zolin, C. A., Paulino, J. & Antoniel, L. S. (2016). Regionalização de Vazões Máximas e Mínimas para a Bacia do Rio Ivaí, PR. Irriga, 21(1), 188-201.

Matos, T. S., Uliana, E. M., Martins, C. A. S. & Rapalo, L. M. C. (2020). Regionalização de vazões máximas, mínima e média para a bacia hidrográfica do Rio Juruena, Brasil. Revista Ambiente & Água, 15(3), e2418.

Pruski, F. F., Silva, D. D. & Koetz, M. (2006). Estudo de vazão em cursos d’água. Viçosa: AEAGRI. 151 p.

Tucci, C. E. M. (2002). Regionalização de Vazões. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 256p.

Tucci, C. E. M. & Clarke, R. T. (2016). Regionalização Hidrológica. In: Paiva, J. B. D. & Paiva, E. M. C. D. Hidrologia Aplicada à Gestão de Pequenas Bacias Hidrográficas (pp. 169-222). Porto Alegre: ABRH.

Uliana, E. M., Souza, L. G. S., Silva, D. D., Souza, A. P., Almeida, F. T. & ARAUJO, H. B. (2016). Regionalização de vazões para o médio e alto rio Teles Pires – MT. Revista de Ciências Agrárias, 59(4), 333-338.

Downloads

Publicado

25/09/2020

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. de A.; ULIANA, E. M. .; MENDES, M. A. dos S. A. .; LISBOA, L. Regionalização da curva de regularização de vazão da bacia do rio Juruena. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2539108637, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8637. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8637. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas