A inclusão de surdos na educação profissional e tecnológica: glossário em libras para a área da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8777Palavras-chave:
Glossário; Libras; Estruturas de Aço; Surdez; Inclusão.Resumo
Este artigo descreve a criação de um glossário bilíngue, Língua portuguesa (LP) e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de componentes da construção metálica como material didático para alunos que apresentam deficiência auditiva. A investigação objetivou a inclusão de alunos Surdos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a partir de uma demanda durante as aulas de Tecnologia das Construções, uma vez que o vocabulário do conteúdo é inexistente em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais. A metodologia utilizada envolve levantamento de vocábulos e construção de produto educacional no formato de um glossário em LIBRAS, a partir das aulas práticas e investigação dos elementos que constituem as maquetes de drywall e o steel frame. O produto final obtido foi um glossário com os termos técnicos da construção civil utilizando vídeos explicativos de cada elemento estudado. Espera-se que o material didático por ser utilizado em outros contextos educativos.
Referências
Acartonado gesso acabamentos (2019). Forro de gesso D112 unidirecional. Recuperado de < http://acartonadogesso.com.br/sistema_forros.html>.
Brasil (1957). Decreto Lei nº 42.728, Brasilia DF, 13 de dezembro.
Brasil (1961). Lei nº 4.024, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Brasilia DF, 20 de dezembro.
Campello A. R. & S. (2008). Aspectos da visualidade na educação de surdos. Tese do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 245p.
Edificações (2020). Recuperado de < https://www.ifmg.edu.br/congonhas/cursos/tecnico/tec-edificacoes>.
Fluxo (2020). Resolvemos problemas por meio de projetos de engenharia. Website fluxo engenharia. Recuperado de: <https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/arquitetura-construcao/wood-frame-conheca-tudo-sobre-essa-tecnicaconstrutiva/?gclid=CjwKCAjwh7 H7BRBBEiwAPXjaduLUilC11hoQu_f71Qu9bOPtqS-t_63Vl9yABLwaCbXQtx2Nev RfzRoC_R8QAvD_BwE>
Gypsum drywall (2020). Recuperado de <https://www.gypsum.com.br/pt-pt>.
Knauf (2020). Sistemas de fechamentos. Recuperado de <http://www.eumed. net/rev/cccss/11/dmc.htm>.
Ludke, Menga, & André, Marli E. D. A. ( 2017). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. (2a ed.) Rio de Janeiro: E.P.U.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2002). Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. (5.ed.), São Paulo: Atlas, 2002. MEC (2020). Recuperado em<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>
NAPNEE (2020). Recuperado em<https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/napnee>
Nogueira, C.; Xavier, G. do C. (2020). Inclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo no NAPNEE do IFMG campus Ouro Branco. In: 7º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. Universidade Estadual de Minas Gerais, 02, 2020, Belo Horizonte, MG. Anais (on-line). Belo Horizonte: PPGEDUC, 2020. Recuperado em: <http://www.ppgeduc.uemg.br/anais-eixo-ii-7o-seminario/>.
Soares Pereira A., et al., (2018). Metodologia da pesquisa científica, Santa Maria, RS, UFSM, NTE.
Santos, H. R. (2017). Processos de expansão lexical da Libras no ambiente acadêmico. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós- graduação stricto sensu em Letras e Língua Portuguesa, Belo Horizonte
Santos H. R. (2019). Produtividade lexical e produções lexicográficas em uma língua sinalizada. Revista da Anpoll, 1(48), 114-123
Saviane, D., et. al. (2017). O legado educacional do século XIX. Campinas, São Paulo. Autores Associados, coleção Educação Contemporânea.
Sassaki R. K. (2003). Inclusão escolar: conceitualização e análise de algumas propostas a ela inerentes.
Xavier, G. do C. (2019). Diversidade e inclusão: parte I / Gláucia do Carmo Xavier, Shirlene Bemfica de Oliveira. – Ouro Branco: IFMG Campus Ouro Branco. 55.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Angélica Vieira Pinto; Gláucia do Carmo Xavier; Hadassa Rodrigues Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.