O ensino remoto na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel em uma perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8932Palavras-chave:
Ensino; Interdisciplinaridade; Integração curricular.Resumo
Nesse estudo de caso, tentamos, inicialmente, compreender como a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, considerada uma instituição de ensino referência pelos seus resultados acadêmicos, tem conseguido desenvolver suas ações pedagógicas no contexto do ensino remoto. Entretanto, com a evolução dos nossos estudos e observações, precisamos fazer um recorte metodológico para analisar, especificamente, como ocorre a integração curricular entre base comum e base técnica no curso de Fabricação Mecânica ofertado pela unidade de ensino. Esse recorte se fez necessário por não conseguirmos, em um artigo, contemplar de forma analítica todos os processos pedagógicos que a escola vem desenvolvendo nesse período de pandemia. No sentido de subsidiar nossa análise, usamos como referência teórica para significar os termos interdisciplinaridade e integração curricular os autores Acácia Kuenzer e Jurjo Torres Santomé, uma vez que eles embasam a concepção da própria escola, conforme está mencionado no Projeto Político Pedagógico-PPP(2019). Foi possível concluir, nesses três meses de imersão no universo da escola, que a postura dos professores é decisiva para construir alternativas de ensino que possibilitem integração entre teoria e prática, garantindo a emancipação do sujeito.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (1984). Estudo de Caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisa da Fundação Carlos Chargas, 51-54.
Coelho, C.L.C & Sousa, A. A. (2020). As concepções de integração curricular da EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. Research, Society and Development, v. 9, n.2, e17921958. Recuperado de: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1958/16. Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1958
Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales-EEEP.(2019). Projeto Político Pedagógico-PPP. Ceará.
Kuenzer, Acácia Zeneida (Org.). (2002). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. ( 3. ed ) São Paulo: Cortez.
Pereira AS et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
SANTOMÉ, J. T. (1998). Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Consolação Linhares de Carvalho Coelho; Italândia Ferreira de Azevedo; Renata Teófilo de Sousa; Jacinto de Lima Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.