Ensino de História e a Educação do Campo. Um olhar a partir das imagens de si
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9065Palavras-chave:
Educação do campo; Ensino de história; Imagens fotográficas.Resumo
Este artigo tem o objetivo de relacionar os contextos do Ensino de História, na Educação do Campo, atravessados pela sensibilidade de um olhar fotográfico que se volta para si. Importa então observar nas imagens fotográficas as experiências dos professores e alunos em ambientes rurais. Este escrito vai ao encontro das memórias imagéticas de professores e comunidades que refletem a Educação contextualizada a partir de suas experiências, levando em conta três fotografias. O critério da escolha das imagens fotográficas se deu em razão de elas representarem o cotidiano de profissionais da Educação no contexto do Campo. No primeiro momento, tratamos da imagem como fonte de ambientação escolar onde se desenham as práticas educativas do campo ou zonas rurais. Já no segundo momento, abordamos duas imagens que exploram a vida no campo onde se inserem o cotidiano de professores e alunos. E por último, tratamos da Educação do Campo como modalidade educacional com seus desafios, persistências, resistências, superações e esperança pela concretização de uma educação de qualidade para todos. Como resultado, observamos que a Educação do Campo se mostra como uma modalidade de formação em consolidação em que as imagens de si e das realidades rurais se mostram possibilidades didáticas para um conhecimento das coisas do Campo.
Referências
Arlinda, Professora do 5º ano do Ensino Fundamental. Atividade realizada em 10 de março de 2020. Acervo dos autores.
Brait Júnior, R., Paiva, L. L., Santos, K. S. Culturas e regiões do Brasil 4º e 5º anos. São Paulo: Global, 2014.
Caldart, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Kolling, Edgar Jorge, Cerioli, Paulo Ricardo, Caldart, Roseli Salete (orgs). Educação do campo: identidades e políticas públicas. Brasília, DF. Por Uma Educação do Campo, 2002.
Dias, A. M., Grinberg, K., Pellegrini, M. C. Vontade de saber: história: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
Fonseca, S. G. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
Leonilde, Professora do 3º ano do Ensino Fundamental. Atividade realizada em 10 de março de 2020. Acervo dos autores.
Marieta, Professora do 4º ano do Ensino Fundamental. Atividade realizada em 10 de março de 2020. Acervo dos autores.
Morais, A. M., Tamanini, P. A. O Ensino e as imagens de violência. Da margem ao protagonismo nos livros didáticos de História. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
Motta, M., Zarth. (orgs.) Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, NEAD, 2009.
Molina, M. C. (org). Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
Mauad, A. M. Fotografia e História – Possibilidades de análise. In: Ciavatta, M., Alves, N. (Org). A Leitura de Imagens na Pesquisa Social: História, Comunicação e Educação. São Paulo: Cortez, 2004.
Paiva, E. F. História & imagens. (2a ed.), Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Ribeiro, V. V. Cartas ao presidente Vargas: outra forma de luta pela terra. In: Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, NEAD, 2009.
Vargas, J. M. Abastecendo plantations: A inserção do charque fabricado em Pelotas (RS) no comércio atlântico das carnes e a sua concorrência com os produtores platinos (século XIX). História, 33(2), 540-566, jul/dez. São Paulo, 2014.
Wunder, A. Fotografias como exercícios de olhar. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Minas Gerais, Caxambú: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicampi- Campinas – SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paulo Augusto Tamanini; Ana Meyre de Morais; Maria do Socorro Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.