Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i5.917Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Professores anos iniciais; Interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura voltada para a compreensão do termo interdisciplinaridade tendo a prática do professor como objeto de pesquisa. Procurou-se entender o sentido do termo interdisciplinaridade a partir das leituras realizadas dos seguintes teóricos: Japiassu, Fazenda e Pombo. Tendo como sujeitos da pesquisa um grupo de professores. Buscando entender as representações sociais dos mesmos sobre a prática interdisciplinar voltada para o Ensino de Ciências nas escolas do Município de Volta Redonda/RJ. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, tendo um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados, aplicado ao referido grupo atuante nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na análise dos dados foi utilizada a Análise Categorial Temática de Bardin. A pesquisa mostrou que há um entendimento equivocado pelos professores sobre o termo interdisciplinaridade interferindo assim na prática interdisciplinar dos mesmos.
Referências
Bardin, L. (2000) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Brasil. (1996). Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as bases da educação nacional.
Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p.
Fazenda, I. C. A. (Org.). Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 4. ed. São Paulo. Editora: Edições Loyola. 1979. 107p.
Fazenda, I. C. A. (Org.). O Que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teorias e pesquisas – Campinas, SP: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Goldenberg, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
Jodelet, D. (2001). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ 2001.
Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
Moscovic, S. A representação Sociais Investigações em Psicologia Social. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2015.
Muhr, T. Atlas.ti. Scientific Software Development. Berlin, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.