A interdisciplinaridade da geografia e do geoprocessamento no mapeamento de casos de Covid 19 no município de João Monlevade-Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9173Palavras-chave:
Inderdiciplinariedade; Mapeamento; COVID-19; João Monlevade.Resumo
A interdisciplinaridade viabiliza a permuta entre inúmeras áreas do conhecimento cientifico. Em seus cenários evidencia-se: interdependência entre temáticas, relevância da perspectiva, interação, diálogo e reciprocidade entre as múltiplos saberes. O geoprocessamento se harmonizar aos cenários da interdisciplinaridade, pois, abrange: a Informática, a Geografia, Cartografia, Matemática, lógica e outras temáticas educacionais. O objetivo deste estudo é apresentar resultado de um projeto de mapeamento epidemiológico que utilizou geoprocessamento e a informática para produzir análise espacial. Trata-se do projeto mapeamento da epidemia de Covid 19 no espaço geográfico do município de João Monlevade, Minas Gerais, realizado por discente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do estado de Minas Gerais – UEMG. Para isso, foram coletados dados dos casos confirmados e óbitos na Secretaria de saúde Municipal da cidade. Foram feitos mapeamentos da propagação espacial da doença no software QGIS 3.1, no qual verificou-se possíveis causas estruturais que contribuíram para a propagação da doença. Os resultados obtidos pelo mapeamento possibilitaram identificar estruturas de mobilidade humana concentradas em alguns municípios da região do Médio Piracicaba. Conclui-se que o mapeamento dos dados da COVID-19, possibilitou analisar fatores demográficos, levando em conta que as geotecnologias e técnicas de geoprocessamento, mostram-se como ferramentas primordiais para análise do território e o entendimento de possíveis causas da difusão da doença.
Referências
Aleixo, N. C. R., Silva Neto, J. C. A., Pereira, H. S., Barbosa, D. E. S & Lorenzi, B. C. (2020). Pelos caminhos das águas: a mobilidade e evolução da COVID-19 no estado do Amazonas, Confins, 45, 2020. https://doi.org/10.4000/confins.30072
MG. (2020). Boletins Epidemiológicos Coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde de MG. Governo do Estado de Minas Gerais. Disponível em:< https://saude.mg.gov.br/coronavirus/boletim>. Acessado em: 15 de setembro 2020.
Bonita, R,, Beaglehole, R, & Kjellstrom, T. (2010). Epidemiologia Básica. 2.ed. São Paulo: Livraria Santos Editora.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malha Municipal. Downloads, 2019. Disponível em:< https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/15774-malhas.html?=&t=downloads >. Acessado em: 15 de setembro 2020.
JORNAL ESTADO DE MINAS GERAIS. Notícias Online. Itabira tem primeiro resultado positivo para o novo coronavírus. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/03/25/interna_gerais,1132577/itabira-tem-primeiro-resultado-positivo-para-o-novo-coronavirus.shtml>. Acessado em: 15 de setembro 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A saúde no Brasil. Brasília: OPAS/OMS, 2020.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica.[e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio. ufsm. br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica. pdf.
Sposito, M.E.B & Guimarães, R. B. (2020). Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia. Portal UNESP.
TREM DE PASSAGEIROS. VALE. Disponível em: http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-passageiros/Paginas/default.aspx. Acessado em: 15 de setembro 2020.
World Health Organization. “Solidarity” clinical trial for COVID-19 treatments [Internet]. [Acesso em Jul 2020]. Disponível em:<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/global-research-on-novel-coronavirus-2019-ncov/solidarity-clinical-trial-for-COVID-19-treatments.> Acessado em: 15 de setembro 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adriano José Barros; Ediene Monteiro Romão; Sandro Laudares; Rafael Aldighieri Moraes; Geisson Guimarães Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.