Mulheres de mente e peito abertos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9228Palavras-chave:
Neoplasias de Mama; Vulnerabilidade Social; Saúde da mulher.Resumo
Objetivo: Propalar o conhecimento sobre o câncer de mama às mulheres de uma comunidade em situação de vulnerabilidade. Metodologia: Para a descrição dessa pesquisa, optou-se pela abordagem descritiva e qualitativa, do tipo relato de experiência. A vivencia se deu por meio da execução de um projeto de extensão desenvolvido na cidade de Coelho Neto, no estado do maranhão, Brasil, com 40 mulheres e 3 três homens. As atividades desenvolvidas tiveram como fundamentos o pensamento Freiriano, pois este, descreve que o conhecimento deve ser repassado de modo integrador e interativo, fazendo-se educação com o outro e não para o outro. Para o subsidiar a síntese da vivência, foram selecionados artigos publicados na revista Research, Society and Development. Resultados: Quando indagadas sobre quais das participantes já havia realizado a mamografia, apenas duas afirmaram já ter feito o exame, as demais, relataram nem ao menos saberem onde ir para solicitar o encaminhamento. Vários são os fatores que levam o indivíduo a desenvolver câncer de mama. Convidadas para descrever o AEM, com o apoio do material confeccionado por elas, nenhuma das mulheres (ou homens) presentes sabiam como executar a técnica. Conclusão: A falta de conhecimento sobre o câncer de mama entre as mulheres e os homens participantes da roda de conversa evidenciaram a fragilidade da prevenção deste tipo de câncer no município onde foi desenvolvido o projeto de extensão. Necessita-se de mais espaços que promovam a educação em saúde para favorecer o cuidado integral da comunidade, à medida em que amplia seu conhecimento.
Referências
Costa, T. R. M. et al. (2020). A relevância da inserção do lúdico para a construção do processo ensino-aprendizado na educação para a saúde. Research, Society and Development, v9(9).
Daltro, M. R. & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia.19(1).
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Panorama. População. Recuperado em 09 de outubro de 2020, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/coelho-neto/panorama.
Instituto Nacional de Câncer -INCA (2013). Tipos de câncer dados do SIM de 2013. Rio de Janeiro.
Lorenz, A. S. et al. (2019). Impactos da mastectomia em mulheres diagnosticadas com câncer de mama em relação à autoimagem. Res., Soc. Dev. 8(7).
Gomes, K. A. L. et al. (2020). Conhecimento de usuárias de um serviço público de saúde sobre fatores de risco e de proteção para o câncer de mama. Research, Society and Development, 9(9).
Mattos, S. M. et al. (2020). Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana. Research, Society and Development, 9(5).
Mattos, L. M. et al. (2020). O conhecimento e a prática da realização do autoexame das mamas: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(4).
Pereira, L. S. et al. (2020). Mortalidade por câncer de mama: caracterização e linha de tendência na região nordeste do Brasil. Research, Society and Development, 9 (2).
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Prolla, C. M. D. et al. (2016). Knowledge about breast cancer and hereditary breast cancer among nurses in a public hospital. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 23(1): 90-97.
Silva, H. R. et al. (2020). Associação prevalência e fatores de risco entre obesidade e câncer de mama. Research, Society and Development, v. 9(3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriela Oliveira Parentes da Costa; Antonia Gonçalves dos Santos; Aclênia Maria Nascimento Ribeiro ; Francisca Maria Pereira da Cruz; Nayara Vanele Ribeiro Pinto; Ricardo Clayton Silva Jansen; Edildete Sene Pacheco; Luciana Stanford Baldoino; Maria Tamires Alves Ferreira; Maria do Socorro Marques do Nascimento Filha; Laíse Virgínia Soares Senna; Fernanda Mendes Dantas e Silva; Nadja Vanessa Dias de Oliveira; Elton Filipe Pinheiro de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.