Mulheres de mente e peito abertos: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9228

Palavras-chave:

Neoplasias de Mama; Vulnerabilidade Social; Saúde da mulher.

Resumo

Objetivo: Propalar o conhecimento sobre o câncer de mama às mulheres de uma comunidade em situação de vulnerabilidade. Metodologia: Para a descrição dessa pesquisa, optou-se pela abordagem descritiva e qualitativa, do tipo relato de experiência. A vivencia se deu por meio da execução de um projeto de extensão desenvolvido na cidade de Coelho Neto, no estado do maranhão, Brasil, com 40 mulheres e 3 três homens. As atividades desenvolvidas tiveram como fundamentos o pensamento Freiriano, pois este, descreve que o conhecimento deve ser repassado de modo integrador e interativo, fazendo-se educação com o outro e não para o outro. Para o subsidiar a síntese da vivência, foram selecionados artigos publicados na revista Research, Society and Development. Resultados: Quando indagadas sobre quais das participantes já havia realizado a mamografia, apenas duas afirmaram já ter feito o exame, as demais, relataram nem ao menos saberem onde ir para solicitar o encaminhamento. Vários são os fatores que levam o indivíduo a desenvolver câncer de mama. Convidadas para descrever o AEM, com o apoio do material confeccionado por elas, nenhuma das mulheres (ou homens) presentes sabiam como executar a técnica. Conclusão: A falta de conhecimento sobre o câncer de mama entre as mulheres e os homens participantes da roda de conversa evidenciaram a fragilidade da prevenção deste tipo de câncer no município onde foi desenvolvido o projeto de extensão. Necessita-se de mais espaços que promovam a educação em saúde para favorecer o cuidado integral da comunidade, à medida em que amplia seu conhecimento.

Referências

Costa, T. R. M. et al. (2020). A relevância da inserção do lúdico para a construção do processo ensino-aprendizado na educação para a saúde. Research, Society and Development, v9(9).

Daltro, M. R. & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia.19(1).

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Panorama. População. Recuperado em 09 de outubro de 2020, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/coelho-neto/panorama.

Instituto Nacional de Câncer -INCA (2013). Tipos de câncer dados do SIM de 2013. Rio de Janeiro.

Lorenz, A. S. et al. (2019). Impactos da mastectomia em mulheres diagnosticadas com câncer de mama em relação à autoimagem. Res., Soc. Dev. 8(7).

Gomes, K. A. L. et al. (2020). Conhecimento de usuárias de um serviço público de saúde sobre fatores de risco e de proteção para o câncer de mama. Research, Society and Development, 9(9).

Mattos, S. M. et al. (2020). Quando arte, ciência e política se encontram: uma reflexão sobre a experiência da “Vila dos poetas” como uma práxis Freireana. Research, Society and Development, 9(5).

Mattos, L. M. et al. (2020). O conhecimento e a prática da realização do autoexame das mamas: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(4).

Pereira, L. S. et al. (2020). Mortalidade por câncer de mama: caracterização e linha de tendência na região nordeste do Brasil. Research, Society and Development, 9 (2).

Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Prolla, C. M. D. et al. (2016). Knowledge about breast cancer and hereditary breast cancer among nurses in a public hospital. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 23(1): 90-97.

Silva, H. R. et al. (2020). Associação prevalência e fatores de risco entre obesidade e câncer de mama. Research, Society and Development, v. 9(3).

Downloads

Publicado

28/10/2020

Como Citar

COSTA, G. O. P. da .; SANTOS, A. G. dos .; RIBEIRO , A. M. N. .; CRUZ, F. M. P. da .; PINTO, N. V. R. .; JANSEN, R. C. S. .; PACHECO, E. S. .; BALDOINO, L. S. .; FERREIRA, M. T. A. .; NASCIMENTO FILHA, M. do S. M. do .; SENNA, L. V. S. .; SILVA, F. M. D. e .; OLIVEIRA, N. V. D. de .; OLIVEIRA, E. F. P. de . Mulheres de mente e peito abertos: um relato de experiência. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e9579109228, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.9228. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9228. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde