Jerome Bruner nos processos de aprender e ensinar Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.9508Palavras-chave:
Resolução de Problemas; Teoria de aprendizagem; Ensino de Ciências.Resumo
Neste trabalho enfatiza-se a teoria de Jerome Bruner por ele entender que a Resolução de Problemas é o ponto central para a construção do conhecimento humano. Este autor traz orientações sobre o desenvolvimento da criança, pautada na participação ativa do estudante para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Assim, propõe-se a apresentar e discutir aspectos da teoria de ensino fundamentados nas orientações do autor que aprofunda a participação ativa da criança no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, na aprendizagem através da descoberta, na exploração de novas alternativas de ensino e no currículo em espiral, levando em conta as fases do desenvolvimento da criança. Nesta concepção, os pressupostos teóricos do autor podem permitir uma formação de professores que valorize o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
Referências
Bentlin, F. R. S. (2009). Resolução de problemas como prática de ensino sobre funções inorgânicas para alunos da EJA. Trabalho de Conclusão (graduação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Instituto de Química. Licenciatura em Química.
Bruner, J. S. (1960). The process of education. Cambridge.
Brune, J. S. (1973). O processo da Educação. National.
Bruner, J. (1966). Toward a Theory of Instruction. Cambridge.
Bruner, J. S. (2008). Sobre o Conhecimento: Ensaios de mãos esquerda. São Paulo: Phorte.
Carrer, E. L. B. (2008). A resolução de problemas como estratégia para o estudo da química no cotidiano. Trabalho de conclusão(graduação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Licenciatura em Química, Porto Alegre.
Flôres, M. L. P., & Tarouco, L. M. R. (2008). Diferentes tipos de objetos para dar suporte a aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(2).
Goi, M. E. J. (2004). A Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. Canoas: ULBRA, 151.Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA (Canoas)
Goi, M. E. J. (2014). Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de Resolução de Problemas na educação básica. 2014. 267 f (Doctoral dissertation, Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).
Goi, M. E. J., & Santos, F. M. (2004). A construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. XII Encontro Nacional de Ensino de Química-ENEQ, Goiânia.
Goi, M. E. J. & Santos, F. M. T. (2005). A Construção do conhecimento químico por estratégias de Resolução de Problemas. Encontro de Debates de Ensino de Química -EDEQ, Ijuí.
Goi, M. E. J., & Santos, F. M. T. D. (2009a). Reações de combustão e impacto ambiental por meio de resolução de problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, 31(3), 203-209.
Goi, M. E. J.& Santos, F. M. T. (2009b). Resolução de Problemas e Atividades Experimentais nas Aulas de Química: Relato de Experiências, 2009, Lajeado. IX Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado. Univates.
Goi, M. E. J., & Santos, F. M. T. D. (2018). Contribuições de Jerome Bruner: aspectos psicológicos relacionados à Resolução de Problemas na formação de professores de Ciências da Natureza. Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, RJ. 23(2), 315-332.
Goi, M. E. J.; Santos, F. M. T. & Passos, C. G. (2014). Formação Continuada de Professores de Ciências: uso da metodologia de resolução de problemas. 2D International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu, PR. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu, PR: UNILA.
Leite, S. B (2009). Estudo sobre polímeros através da resolução de problemas . Trabalho de conclusão (graduação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Licenciatura em Química, Porto Alegre.
Mamede, S., & Penaforte, J. (2001). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma abordagem educacional. In Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma abordagem educacional (p. 232-232).
Marques, R. (2001). A arte de ensinar: dos clássicos aos modelos pedagógicos contemporâneos.
Martins, J. G. (2002). Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem (Doctoral dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina).
Medeiros, D. R. (2019). Resolução de problemas como proposta metodológica para o Ensino de Química. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pampa).
Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem. Editora pedagógica e universitária.
Moreira, M. A. (2016). Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: comportamentalismo, construtivismo e humanismo.
Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. D. H. (2010). Teorias de aprendizagem: texto introdutório. UFRGS.
Präss, A. R. (2012). Teorias de aprendizagem. ScriniaLibris.com
Roldão, M. D. C. (1994). O pensamento concreto da criança: uma perspectiva do currículo a questionar. Lisboa: Instituto de inovação Educação.
Santos, A. B. (2009). Resolução de problemas como prática de ensino de funções inorgânicas. Trabalho de conclusão (graduação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Licenciatura em Química, Porto Alegre.
Santos, F. M. T. & Goi M. E. J. (2012). Resolução de Problemas no Ensino de Química–fundamentos epistemológicos para o emprego da metodologia na Educação Básica. XVI ENEQ/X EDUQUI-ISSN: 2179-5355.
Silva, E. R. A. (2017). Articulação entre Resolução de Problemas e a temática drogas como proposta metodológica para o Ensino de Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS.
Silva, E. R. A. (2020). Intervenções Teórico-Práticas com licenciandos em Química por meio de problemas Temáticos (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de Santa Maria.
SIPEC, I. (2017). A teoria de aprendizagem de Bruner e o ensino de ciências. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, 21(3), 13-25.
Siqueira, V. F., & Goi, M. E. J. (2020). Formação de Professores: resolução de problemas no Ensino de Ciências da Natureza. Revista Conexão Uepg, (16), 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba; Mara Elisângela Jappe Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.