A relação entre maternidade e mercado de trabalho: Um estudo sob a perspectiva de uma mãe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i4.956Palavras-chave:
Rotina de trabalho; Conciliação; Filhos; Organizações.Resumo
O estudo tem por objetivo entender a relação entre maternidade e mercado de trabalho sob a perspectiva de uma mãe trabalhadora. Desse modo, foi usado um questionário qualitativo realizado através de um aplicativo de mensagens instantâneas com uma estagiária de uma instituição de ensino federal que é mãe de três filhos e tem sua rotina de trabalho diária conciliada com o cuidado das crianças. Este estudo revelou que a volta à rotina de trabalho tendo crianças pequenas que dependiam dela foi uma das principais dificuldades, citando como principal delas o fato de não estarem sendo tão bem cuidadas e educadas quanto a própria cuidaria ou educaria. Foi citada como interferências dos filhos já ter precisado faltar ao trabalho por eles adoecerem ou precisarem ir ao médico, nesses casos os chefes aceitam, mas não gostam. Portanto, o estudo aponta que a relação entre maternidade e mercado de trabalho sob a perspectiva de uma mãe trabalhadora é, apesar de difícil, possível, entretanto requer um diálogo da trabalhadora com a instituição e a compreensão por parte da organização.
Referências
Barbosa, Milka Alves Correia et al. (2013). Positivismos versus Interpretativismos: o que a Administração tem a ganhar com esta disputa?. Organizações em Contexto. São Bernardo do Campo, 9(17):1-29.
Burgess, S.; Gregg, P.; Propper, C. & Washbrook, E. (2008). Maternity rights and mothers' return to work. Labour Economics. 15(2):168-201.
Câmara, Rosana Hoffman. (2013). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. Minas Gerais, v. 6, n. 2, p. 179 - 191, jul - dez, 2013.
Garcia, Carla Fernandes & Viecili, Juliane. (2018). Implicações do retorno ao trabalho após licença-maternidade na rotina e no trabalho da mulher. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro. 30(2):271-280.
Olarte, Liliana & Pena, Ximena. (2010). El Efecto de la Maternidad Sobre los Ingresos Femeninos. Ens. polit. econ., Bogotá, 28(63):190-230.
Vergara, Sylvia Constant. (2009). Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo. Editora Atlas, 42p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.