Internet das Coisas e Educação: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9674

Palavras-chave:

Internet das Coisas; IoT; Educação; Aprendizagem; Dados.

Resumo

A Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) tem se revelado uma tecnologia potencialmente disruptiva em vários campos da atividade  humana, o que inclui os processos educacionais. O processamento de dados produzidos e armazenados por objetos cotidianos e sensores e processados na web pode potencializar a análise pedagógica do professor e conferir maior liberdade para intervir nos percursos formativos dos alunos. Contudo, as pesquisas relacionando IoT e educação são incipientes, não conferindo uma visão clara sobre como concretizar este potencial. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre IoT e Educação, recolhendo produções e analisando o conteúdo das mesmas e agrupando-as por ano e país de publicação,  contexto e nível educacional, foco dos estudos, tecnologias adotadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos e desenvolvimento de competências proporcionado por tais tecnologias. Constatou-se que a  maioria das pesquisas foca em aspectos técnicos e utilitários da IoT, mas existem propostas com referencial teórico-metodológico de caráter pedagógico. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento da interligação entre Internet das Coisas e Educação, indicam possibilidades de pesquisas futuras e a quais áreas esse aprofundamento deve atender, possibilitando a utilização desse potencial tecnológico para a promoção de novas abordagens na área de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Claudio Cleverson de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do projeto de extensão Jovem Aprendiz da Universidade Feevale. Doutorando em Educação (UNISINOS) em co-tutela com o doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Universidade Aberta de Portugal). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, ênfase em Linguagens e Tecnologias (FEEVALE, 2014) Especialista em Mídias na Educação (UFPel, 2013) professor licenciado em Computação (FEEVALE, 2011). Pesquisador em Tecnologias Digitais na Educação (EdTech), Mobile Learning, Gamificação e Internet das Coisas aplicada à educação. Professor de Informática Educativa para Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas, privadas e técnicas da região do Vale do Rio dos Sinos/RS. Professor do curso Técnico em Informática nas disciplinas de Inglês Técnico, Sistemas Operacionais, Lógica de Programação e Tópicos Avançados em TI. Orientador de Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em TI. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Digital e Internet das Coisas (IoT) nas suas relações com os espaços educativos escolares e não-escolares contemporâneos. Revisor de periódicos nas áreas de Educação, Desenvolvimento e Cultura Contemporâneas. Tradutor-intérprete em língua inglesa. Voluntário em instituições voltadas aos portadores de Síndrome de Down e câncer infantil. Mantém o blog ColaboraBR, disponível em http://claudiodelima.wordpress.com

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Eliane Schlemmer é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. Conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game In Vino Veritas e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa.

Leonel Morgado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leonel Morgado é Professor Auxiliar com Agregação. Leciona na Universidade Aberta de Portugal nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão

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Publicado

28/11/2020

Como Citar

LIMA, C. C. de; SCHLEMMER, E.; MORGADO, L. Internet das Coisas e Educação: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e6039119674, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9674. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9674. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais