Avaliação da satisfação de usuários de uma biblioteca universitária: analises e propostas com foco na aplicação de ferramentas da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9912Palavras-chave:
Gap; Qualidade; Serviços; SERVQUAL; Biblioteca.Resumo
Esse estudo objetiva realizar uma avaliação do nível de satisfação dos usuários da biblioteca de uma Instituição de Educação Superior (IES), usando a escala SERVQUAL que é uma ferramenta da qualidade que compara as expectativas dos usuários com a sua percepção em relação a um determinado serviço e produzem uma discrepância denominada de Gap’s. Com isso, este trabalho coletou as opiniões de 261 respondentes, que foram tabuladas para se determinar os Gaps individuais por item estudado e Gaps médios por dimensão também dos serviços da biblioteca universitária de Abaetetuba. Os resultados mostram que as dimensões presteza e empatia assimilaram média de -2,312 e de -2,034, os maiores Gap’s entre as dimensões estudadas. A percepção da dimensão presteza, teve o item com a maior percepção, este refere-se à aquisição de mais exemplares para empréstimo e consulta pelos usuários. Já a dimensão empatia destaca a importância do acesso livre dos usuários ao acervo e ao acervo adequado com variedade de livros para o mesmo tema. Após essa avaliação elaborou-se propostas de melhoria utilizando as ferramentas da qualidade, o ciclo PDCA e a método PSL-simplificado. O primeiro propôs um plano de melhorias e ainda apresentou a necessidade de realizar um rearranjo do leiaute da biblioteca. Assim, aplicou-se o PSL-simplificado para descobrir as relações das atividades e propor um novo rearranjo do leiaute. A ferramenta SERVQUAL foi capaz de avaliar que os usuários estão insatisfeitos com o serviço prestado, logo é sugerido a aplicação do ciclo PDCA proposto e a adesão do novo leiaute.
Referências
Baptista, M. M., & Leonardt, M. P. L. (2011). A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos usuários em uma Biblioteca Universitária. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências e Perspectivas, 1 (1), 50-59.
Borba, M., Luna, M. M. M., & Silva, F. A. B. (2014). Proposta de Arranjo Físico para Microempresa Baseado no Planejamento Sistemático de Layout. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, 6 (1), 519-531.
Brassard, M. (2013). Qualidade ferramentas para uma melhoria contínua. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora.
Gaither, N., & Frazier, G. (2002). Administração da Produção e Operações. São Paulo: Editora Pioneira Thomson.
Gianesi, I. G. N., & Corrêa, H. L. (1996). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas.
Menezes, F. M. (2013). MASP metodologia de análise e solução de problemas. Porto Alegre- RS: Produttare.
Muther, R. (1978). Planejamento do Layout: Sistema SLP. São Paulo: Edgar Blücher.
Muther, R., & Wheeler, J. D. (2000). Planejamento sistemático e simplificado de Layout. São Paulo: IMAM.
Neumann, C. (2013). Gestão de Produção e Operação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Neumann, C., & Scalice, R. K. (2015). Projeto de fábrica e Layout. Rio de Janeiro: Elsevier.
Oliveira, O. J., & Ferreira, E. C. (2008). Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. GEPROS, 3 (3), 133-146.
Paladini, E. P. (2002). Avaliação Estratégica da Qualidade. São Paulo: Atlas.
Parasuraman, A., Zeithaml, V., & Berry, L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49, 41-50.
Pereira, A. S., et al. (2018). Método Qualitativo, Quantitativo ou Quali-Quanti. In Metodologia da Pesquisa Científica. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Comp utacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Slack, N., et al. (2009). Administração da produção. (3a ed.), São Paulo: Atlas.
Sousa Junior, J. A., et al. (2012). Identificação do layout adequado em uma empresa tecnologia eletrônica. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, 7 (1), 1-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stefane Dias Rodrigues; Harley dos Santos Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.