Enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos biológicos ocupacionais: uma revisão de literatura no âmbito hospitalar

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Carlos Eduardo Abreu de Lima Souza Universidade Iguaçu
  • Vanessa Lúcio Dias da Conceição Universidade Iguaçu
  • Denilson da Silva Evangelista Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3873

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Riscos biológicos.

Resumo

O enfermeiro do trabalho atribui-se de forma significativa no âmbito hospitalar o desenvolvimento de ações para medidas de segurança, detecção e minimização dos riscos ocupacionais de acordo com a atividade realizada e os agravos biológicos a que estão expostos os profissionais de enfermagem, com o objetivo de melhorar as condições laborais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com objetivo de descrever a atuação do enfermeiro do trabalho para a redução do risco biológico no âmbito hospitalar. Após a associação de todos os descritores foram encontrados 151 artigos, excluídos 138 e selecionados 13. Posterior à leitura reflexiva emergiram quatro categorias: Principais eventos adversos biológicos; O Enfermeiro do Trabalho na prevenção dos riscos ocupacionais. Dentre os riscos a que os trabalhadores estão expostos ressalta-se a infecção hospitalar, a potencial transmissão do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), do Vírus da Hepatite B (HBV) e da Hepatite C (HCV), além de outras ocorrências danosas a saúde do trabalhador. O papel do Enfermeiro do trabalho passou por transformações e evoluções, sendo hoje considerado um profissional de extrema importância para qualquer organização, à medida que por meio de sua orientação e atenção, seja prevenido os acidentes e doenças laborais e também aconteça a promoção da saúde dos trabalhadores. Conclui-se que o enfermeiro tem a formação voltada para o gerenciamento além de estar apto a realizar procedimentos de menor e maior complexidade bem como prescrever ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Sua atuação prevê um planejamento estratégico, o que facilita para a elaboração de pesquisa de acidentes ocupacionais e consequentemente a prevenção destes.

Biografia do Autor

  • Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu
    Enfermeiro. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduando em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO0; Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Professor Substituto no Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Docente do Curso de Graduação da UNIG e UCB. E-mail: nursing_war@hotmail.com
  • Carlos Eduardo Abreu de Lima Souza, Universidade Iguaçu
    Enfermeiro. Docente no curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. E-mail: carlos.souza@campus1.unig.br
  • Vanessa Lúcio Dias da Conceição, Universidade Iguaçu
    Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. E-mail: carlos.souza@campus1.unig.br
  • Denilson da Silva Evangelista, Universidade Iguaçu
    Enfermeiro. Graduando em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. Preceptor do curso de graduação em Enfermagem da UNIG; Enfermeiro no Hospital Carlos Chagas; enfermeiro Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas; Pós-Graduando em Enfermagem em Alta Complexidade pela UNESA. E-mail: denilsonevan@gmail.com

Referências

Brasil. (2009). Ministério do Trabalho e do Emprego. NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Ministério da Saúde; 2009.

Silva, NL & Amaral, MS. (2017). Norma Regulamentadora 04: aliada ou inimiga do Enfermeiro do Trabalho. Revista Científica FacMais; 5(3): 63-78

Matos, DAR, Silva, SOP & Lima, CB. (2017) Enfermagem do Trabalho: abordando competências e habilidades para a atuação do Enfermeiro. Rev. Temas em Saúde; 17(3): 204.

Campos, ALA & Gutierrez, PSG. (2005). A assistência preventiva do enfermeiro ao trabalhador de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem; 58(4): 458-461

Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador. Boletim Número 6 – Setembro/Dezembro de 2011. Disponível em: <http://www.cesteh.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/boletim_ 6.pdf> Acesso em: 10 fevereiro de 2020.

Rezende, M. Agravos à saúde de Auxiliares de Enfermagem resultantes da exposição ocupacional aos Riscos Físicos. (2003). Dissertação de Mestrado (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP). Ribeirão Preto.

Jesus CS, Pinto IS, Reis JLB, Fernandes J, Santos R, & Soares, ES. (2017). Atuação do enfermeiro do trabalho na redução de riscos biológicos no âmbito hospitalar. Rev. Aten. Saúde.; 15(54): 100-107.

Costa, TF & Felli, VEA. (2004) Acidentes do trabalho com substâncias químicas entre os trabalhadores de Enfermagem. Rev. Bras. Enferm.,Brasília (DF) maio/jun,; 57(3): 269-273.

Gil, A.C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo. Ed. Atlas.

Gonçalves, K. O. S. et al. (2019). Riscos e circunstâncias de acidentes com material biológico com o trabalhador de enfermagem. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 87, n. 25.

Minayo, M.C.S. (2013) O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo, SP: Editora Hucitec.

Aragão, JÁ, Fontes, LM, Aragão, ICS, Aragão, FMS & Reis, FP. (2019) Exposição ocupacional a fluidos biológicos em acidentes com perfurocortantes na equipe de enfermagem hospitalar. Enferm. Foco; 10 (1): 58-64.

Albuquerque, SGE, Castro, RD, Ferreira, GLS & Oliveira, KL.(2015). Fatores de risco à segurança do enfermeiro na unidade de terapia intensiva de um hospital geral. Rev Bras Ciên Saúde; 19(2): 135-42.

Andrade, AL, Silva, MZ & Netto, MT. (2015) Clima de Segurança no Trabalho Hospitalar: adaptação de medida (ClimaSeg-H). Aval Psicol. [online]. 14(2): 261-271.

Silva, PLN, Carvalho, LM, Mendonça, JMG, Gonçalves, RPF, Souto, SGT & Torres, MR. (2016). Análise dos acidentes de trabalho na equipe de enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Fundam Care.; 8(4): 5163-76.

Donatelli, S, Vilela, RAG, Almeida, IM & Lopes, MGR. (2015) Acidente com material biológico: uma abordagem a partir da análise das atividades de trabalho. Saude Soc. [online]; 24(4): 1257-72.

Gonçalves, LS & Kuroba, DS. (2017) Atribuições do Enfermeiro do Trabalho na prevenção de riscos ocupacionais. Portal web artigos.com. Artigo publicado em 25 de Julho de 2017.

Rodrigues, PS, Sousa, AFL, Magro, MCS, Andrade D, & Hermann PRS. (2017). Occupational accidents among nursing professionals working in critical units of an emergency service. Esc. Anna Nery. v. 21 n.2.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Como Citar

Enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos biológicos ocupacionais: uma revisão de literatura no âmbito hospitalar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e174973873, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3873. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/3873. Acesso em: 7 dez. 2025.