A dinâmica das controvérsias na transformação de um Projeto Pedagógico de Curso: Um estudo à luz da Teoria Ator-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15020

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Projeto Pedagógico de Curso, Ensino Médio Integrado, Controvérsias, Ensino.

Resumo

A investigação, cujos resultados trazemos neste artigo, buscou analisar a transformação de um Projeto Pedagógico de Curso, da versão de 2014 para a versão de 2018, do Ensino Médio Integrado, pertencentes a um campus do Instituto Federal do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi o de compreender, a partir da concepção da Teoria Ator-Rede, os aspectos socioeducacionais que influenciaram essa transformação. Tal Teoria foi assumida como referencial teórico e metodológico e possibilitou observar o social como resultado da relação entre humanos e não humanos (actantes) e como as controvérsias aconteciam em torno de um não humano, o PPC. Por meio dos procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, utilizamos fragmentos de atas, entrevistas e relatórios para evidenciar controvérsias que foram assim categorizadas: metodologia; capacitação; autonomia; avaliação; e a formação das redes de actantes com relação às quais nos dedicamos a observar alguns elementos: governo federal; estudante; proposta pedagógica; professor. O resultado foi apresentado na forma de um relato documentado que mostra o percurso do PPC2014 ao PPC2018, e que nos levou a concluir que a existência de um actante só é possível em sua rede suporte. No caso analisado, o PPC2014 não se consolidou porque não encontrou uma rede que o sustentasse e, portanto, o PPC2018 foi o resultado da rede disponível naquele contexto. Fato que nos conduziu a considerar que quanto mais peculiares forem os Projetos Pedagógicos de Curso, mais específicos serão os constituintes de sua rede suporte.

Biografia do Autor

  • Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

    Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D.

  • Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

     Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019.

Referências

Andrade, E. C. (2016). Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206236.

Arruda, S. M., Passos, M. M., & Broietti, F. C. D. (2021). The Research Program on Teacher Action, Student Action and their Connections (PROACTION): Fundamentals and Methodological Approaches. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 5(1). (no prelo).

Assai, N. D. S. (2019). Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no estágio supervisionado. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Benicio, M. A. (2018). Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219866.

Borges, L. C. S. (2020). Um estudo das ações docentes em aulas de Química no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Brasil. (2010). Um novo modelo de educação profissional e tecnológica: Concepções e Diretrizes. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192.

Corrêa, H. E. R. (2021). Controvérsias, Actantes e Atuações: um estudo do processo de transição para a flexibilização curricular. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Dias, M. P. (2018). As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000217592.

Filgueira, S. S. (2019). Diálogos de ensino e aprendizagem e Ação Docente: Inter-relações em aulas de Ciências com atividades experimentais. Tese. (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Greimas, A., & Courtés, J. (2020). Dicionário de Semiótica. (2a ed.). São Paulo: Contexto.

IFPR. (2014). Projeto Pedagógico de Curso. Ministério da Educação, Londrina. https://astorga.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/08/PPC-Curso-T%c3%a9cnico-em-Inform%c3%a1tica-Integrado-ao-Ensino-M%c3%a9dio-pdf.pdf.

Latour, B. (1994). Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. (C. I. Costa, Trad.). Rio de Janeiro: Editora 34.

Latour, B. (2012). Reagregando o Social: Uma introdução à Teoria Ator-Rede. (G. C. Souza, Trad.). Salvador: Edufba.

Law, J. (1992). Notes on the theory of the actor-network: Ordering, strategy, and heterogeneity. Systemic Practice and Action Research, 5(4), 379-399.

Law, J., & Mol, A. (1995). Notes on materiality and sociality. The Sociological Review, 43, 274-294.

Lima, M., & Maciel, S. L. (2018). A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 23, e230058.

Oliveira, S. R. de, Batista, S. S. dos S., & Almeida, I. B. P. de. (2020). Curricular theories and practices in professional and technological education. Research, Society and Development, 9(1), e167911807.

Pacheco, E. (2015). Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: Diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. IFRN, Natal.

Piratelo, M. V. M. (2018). Um estudo sobre as ações docentes de professores e monitores em um ambiente integrado de 1° ciclo em Portugal. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Quintal, T. M. (2011). Educação para o pensar e educação emancipatória. (Dissertação de Mestrado). Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo. http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/eventos/PC%2010.pdf.

Santos, R. S. (2019). Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de Licenciatura em Química. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina.

Venturini, T. (2010). Diving in magma: How to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, 19(3), 258-273.

Zatti, V. (2012). Educação técnico-científica emancipatória nos IFETs: Um olhar através de Habermas e Freire. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Educação, Porto Alegre.

Zatti, V. (2016). Institutos Federais de Educação: Um Novo Paradigma em Educação Profissional e Tecnológica? RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(3), 1461-1480.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Ciências Educacionais

Como Citar

A dinâmica das controvérsias na transformação de um Projeto Pedagógico de Curso: Um estudo à luz da Teoria Ator-Rede. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e38610515020, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.15020. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/15020. Acesso em: 6 dez. 2025.