Dinâmica territorial de um parque estadual urbano no Pará- Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.15440Palavras-chave:
Parque urbano, Biodiversidade, Urbanização, Territorial, Amazônia..Resumo
O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é uma das poucas áreas verdes com a função de preservar a biodiversidade remanescente no processo de urbanização da área de Belém. Some-se a isso o fato de que a eficácia do controle do uso está diretamente ligada à manutenção da qualidade do abastecimento de água da cidade. Nesse contexto, a ideia de proteção ambiental envolve diferentes perspectivas, as quais estão diretamente ligadas aos desafios territoriais tendo em vista os padrões de desenvolvimento da forma metropolitana na Amazônia.
Referências
ALBERNAZ, Ana Luisa M. Biodiversidade e unidades de conservação na amazônia brasileira. In: VIERA, Ima Célia G, TOLEDO, Peter Mann de, JUNIOR, Roberto Araújo O. Ambiente e sociedade na Amazônia uma abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. pp.315-340.
ALVES, Rynon et al. Aspectos socioambientais e participativos da população no entorno do Parque Estadual do Utinga, Pará. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015
ARAUJO JÚNIOR, Antonio Carlos. Indicadores de qualidade ambiental no lago Bolonha, Parque Estadual do Utinga Belém do Pará. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 42, n.1: 276-299, jan., 2015.
BAÍA JÚNIOR, Pedro & GUIMARÃES, Diva. Parque Ambiental de Belém: um estudo da conservação da fauna silvestre local e a interação desta atividade com a comunidade do entorno. Revista Científica da UFPA http://www.ufpa.br/revistaic Vol 4, abril 2004.
BORDALO, Carlos. O Desafio das Águas numa Metrópole Amazônida. Uma reflexão das Políticas de Proteção dos Mananciais da Região Metropolitana de Belém – PA (1984 – 2004). NAEA/UFPA. Belém, 2006. p 335. Tese de Doutorado.
BRITO, Susy Kellen Miranda. Parque Estadual do Utinga (PA): Uma gestão ambiental participativa. Dissertação (Mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia) – Núlceo de Meio Ambiente – UFPA, Belém, 2009.
CABRAL, Cleiton L. Geografia da “área protegida”: uma abordagem sobre os efeitos da expansão urbana na qualidade de vida da APA metropolitana de belém-pa (1994-2009). Papers do naea nº 326, 2014.
CARDOSO, Silvia Laura. Subsídios para gestão ambiental no Parques urbanos o caso do Parque ecologico do municipio de Belem. Dissertação (Mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia) – Núlceo de Meio Ambiente – UFPA,2012.
CORREIA, Bruna. Trilha do bolonha: análise da capacidade de carga turística como Ferramenta de desenvolvimento turístico e uso racional de Espaços públicos naturais em área urbana. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Belo Horizonte/MG – 24 a 27/11/2014.
COSTA, André Luis de Souza, Efetividade de manejo de duas Unidades de Conservação de proteção Integral no Estado do Pará. Disseratação (escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) Piracicaba, 2006.
COSTA, Mary Jane Sales. Uso de indicadores ambientais na avaliação da qualidade de áreas de proteção ambiental: estudo de caso do Parque Estadual do Utinga – Belém (PA) / Mary Jane Sales Costa. – Belém, 2015.
FENZL, Nobert et al. Caracterização hidrogeoquímica das águas subterrâneas na área de abrangência do reservatório de abastecimento público do utinga – Belém (pa). Águas Subterrâneas, v.25, n.1, p.43-56, 2011.
GORAYEB, Aína Leite. Monitoramento da Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação do Estado do Pará - Parque Estadual do Utinga e Áreas de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém, como ferramenta de implementação da gestão integrada destas áreas. Dissertação. Mestrado profissional em gestão de áreas protegidas na amazônia. instituto nacional de pesquisas da Amazônia – INPA. 2012.
LERAY, Ester Barbosa. Impactos sócio-ambientais: um estudo sobre a preservação ambiental do Parque Estadual do Utinga – Belém/Pa Monografia. (Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.) Faculdade Ipiranga. 2010.
MELO, Maria José Campos Moura. Área de proteção ambiental - APA: movimento social urbano e educação ambiental em Belém / Maria José Campos Moura Melo (Coord.). – Belém: Unama, 2009.
RIBEIRO, Jociete. Area de Proteção Ambiental da Iha do Combu. Desafios de implantação e de gestão de uma Unidade de Conservação. Belém, NUMA,2010.
ROCHA, Eduardo Barbosa. Problemática sócio-ambiental à luz do sensoriamento remoto: o caso da comunidade jardim nova vida na área de proteção ambiental metropolitana do município de Belém, Estado do Pará. Dissertação (Mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia) – Núlceo de Meio Ambiente – UFPA, Belém, 2011.
ROJAS, Juan Pablo Heredia Dinâimica da cobertura vegetal e o uso do solo em unidades de proteção integral: o Parque Estadual Utinga no Estado do Para- Brasil, PPGEO, 2017.
SANTOS, Tadeu. A percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Estadual do Utinga. Estudo de caso: A ocupação da rua moça bonita (Guanabara-Ananindeua-ará).Dissertação de mestrado. PPGCA/UNITAU.2010.
SILVA, Letícia Magalhães da. Qualidade ambiental das águas dos mananciais do Utinga e dos rios Guamá e Aurá, Belém, Pará. / Letícia Magalhães da Silv- Belém, 2014
SILVA, Amanda Helena & DIAS, Vinicius Anderson. Elementos de informação no entorno da APA-Belém: análise através da percepção de estudantes pesquisadores. Traç., Belém, v.5, nº 10, p. 41-50 Dez. 2002
VASCONCELOS,Vanilda de Magalhães & SOUZA, Claudinei. Caracterização dos parâmetros de qualidade da água do manancial Utinga, Belém, PA, Brasil. Revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science: v. 6, n. 2, 2011.
VENTURIERI, Adriano et ali. Análise multitemporal da Área de Proteção Ambiental de Belém e Parque Ambiental de Belém. Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Natal, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Charles Benedito Gemaque Souza; Francimary da Silva Carneiro; Glayson Francisco Bezerra das Chagas; Ana Marcela Alves dos Santos; Monique Bezerra Nascimento; Carla Vanessa Borges Castro; Paula Magno do Amaral; Lilian Conceição Tavares; Klewton Adriano Oliveira Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
