Proposta de um jogo didático para o ensino da conservação de recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16645

Palavras-chave:

Recursos hídricos, jogos didaticos, ensino, Jogo didático, Ensino., recursos hidricos

Resumo

Diante de tudo que conseguimos compreender da importância das diversas formas de se trabalhar os conteúdos no ensino de ciências e biologia, foi pensada em uma maneira de estudarmos nas aulas de biologia o conteúdo de Ecologia em especial a conservação de recursos hídricos, de forma mais lúdica. Portanto, esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um jogo didático sobre o uso da água como recurso, por meio da criação da consciência ecológica e do consumo inteligente para a conservação dos recursos hídricos. Para a realização da construção do jogo didático foi realizada uma coleta de dados sobre a revisão bibliográfica acerca do tema e sobre a criação de jogos didáticos. Neste trabalho o jogo didático desenvolvido foi feito através do conteúdo água, é um jogo de tabuleiro em que os jogadores irão caminhar da saída até a chegada, onde serão utilizados pinos, dados e cartas, no qual o jogador terá perguntas ou então algumas armadilhas, avance casas, volte casas, fique sem jogar uma rodada, entre outros. A perspectiva na utilização desse jogo é ser mais uma forma de aprendizagem sobre o conteúdo água, principalmente em termos de conservação de recursos hídricos onde estaria ajudando ao aluno a criação de uma consciência ecológica e sustentabilidade e fazendo com que se entenda a importância do uso do recurso água. A aplicabilidade do jogo deve ser feita antes ou após a explicação do conteúdo, para alunos do Ensino médio. Desta forma o aluno poderá ter uma memorização melhor do assunto e ter uma mudança de hábitos e pensamentos.

Referências

Alves, L.& Bianchin, M. A. (2010). O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia; 27(83): 282-7.

ANA. Agência Nacional de Águas. (2018) Panorama das águas. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo

ANA. Agência Nacional de Águas. (2018) Águas no Brasil. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua.

Azevedo Netto, J. M. (1959). Cronologia dos serviços de esgotos, com especial menção ao Brasil. Revista DAE, 20(33):15-19.

Barros, M.G., Miranda, J. C. & Costa, R. C. (2019) Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, 19(23).

Brasil. (2000) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, v. 3 e 2.

Bacci, D. C. & Pataca, E. M. (2008) Educação para Água. Estudos Avançados, 22 (63).

Bortoloto, T. M.; Felício, A. K. C. (2003) A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48.

Caponera, D. (1992). Principles of Water Law and Administration: national and international. Rotterdam: Balkema.

Cunha, N. (1988). Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE.

Estrela, C. (2018). Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. Editora Artes Médicas.

Friedmann, A. (1996). Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna.

Fialho, N. N. (2008) Os jogos pedagógicos como ferramenta de ensino. www.moodle.ufba.br/file.php/8823/moddata/.../jogos_didaticos.pdf.

Girard, J. M. (1908) Éducation de la petite enface. Paris: Librairie Armand Colin.

Gomes, M. A. F. (2011) Água: sem ela seremos o planeta Marte de amanhã. Embrapa, março.

Gomes, R. R. & Friedrich, M. A. (2001) Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, Anais..., Rio de Janeiro, p.389-92.

Liebmann, H., (1979). Terra, um planeta inabitável: da antiguidade, até os nossos dias, toda a trajetória poluidora da humanidade. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército.

Pato, J. H. (2008). O valor da Água como bem Público. Tese de doutoramento em Cências Sociais (Especialidade: Sociologia Geral), apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais.

Piaget, J. (1976) Psicologia e pedagogia. Trad. Lindoso DA, Ribeiro da Silva RM. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Projeto Brasil das águas. (2018) A Importância da Água. http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua.

Ricklefs, R. & Relyea, R. (2018) A Economia da Natureza. Revisão técnica - Cecília Bueno; Tradução Ana Cláudia de Macêdo Vieira ... [et al.]. – 7. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Silva, E. R. da. (1998) O Curso da Água na História: Simbologia, Moralidade e a Gestão de Recursos Hídricos. Tese de doutorado, apresentada à Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Edição

Seção

Ciências Educacionais

Como Citar

Proposta de um jogo didático para o ensino da conservação de recursos hídricos. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e38010716645, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16645. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/16645. Acesso em: 5 dez. 2025.