A gestão da escola pública em distritos educacionais: Atribuições e desafios do gestor escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18063

Palavras-chave:

Gestão escolar, Distritos educacionais, Agrupamento escolar., Agrupamento escolar

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de estudo os distritos educacionais, os quais representam um modelo de organização de ensino utilizado por alguns municípios para estreitar os laços e tornar eficiente a relação entre escola e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo central do estudo foi analisar a gestão das escolas públicas da rede municipal de ensino de Quixadá, Ceará, a partir dos distritos educacionais, bem como discutir a função atribuída aos diretores e coordenadores dos distritos. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa delimitada no estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. No primeiro momento buscou-se através da revisão de literatura os aspectos conceituais que caracterizam a gestão escolar pública e a organização do ensino. No segundo momento, analisou-se a organização e a gestão dos distritos educacionais de Quixadá, buscando entender como acontece à gestão das escolas e quais as atribuições dos gestores escolares. Os resultados da pesquisa indicam que a gestão em distritos educacionais centraliza a função do diretor escolar, burocratiza mais ainda o sistema administrativo escolar, concentram na SME funções que deveriam ser desempenhadas pelas escolas, como a elaboração do PPP e diminui a autonomia das escolas. Conclui-se, que a gestão em Distritos Educacionais é incompatível com os princípios da gestão democrática e participativa porque centraliza a gestão escolar na SME que consequentemente diminui a autonomia das instituições de ensino.

Biografia do Autor

  • Nara Lucia Gomes Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC. Também é professora formadora dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil UAB/ UECE. Tem experiência em projetos de extensão e monitoria. Foi Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos da Educação do Campo LECAMPO/FAFIDAM/UECE (2007 a 2010); Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (2009 a 2010); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP (2011 a 2013). Foi professora formadora do curso de especialização em Gestão Escolar da UFC na modalidade EAD (2014 a 2015) e professora dos cursos de especialização em Psicopedagogia e Recursos Humanos da Faculdade Evolução (2015 a 2016). Coordenou o grupo de estudos "Educação do Campo" em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central LAPPS/ FECLESC/ UECE. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Gestão Escolar e Formação de professores.

  • Danusa Mendes Almeida, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999); mestrado em Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004); e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2015). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará, com experiência nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Como docente ministra disciplinas na área de formação de professores, com ênfase no campo do ensino-aprendizagem, pesquisa e prática pedagógica, história da educação e política educacional.

  • Maria Valesca da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

    Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. 

Referências

Alves, S. M. C., & Barbosa, M. R. B. (2020). Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos. Research, Society and Development, 9 (4), 1-16.

Brasil. Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, DF, 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.html.

Brandão, C. R. (1981). O que é educação? Editora Brasiliense.

Gadotti, M. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização do da educação nacional. In: Conferência Nacional de Educação, 2014, Brasília. Anais... MEC, 2014.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Cidade. Editora.

Haiashida, K. A. (2014). Quixadá: Centro Regional de Convergência e Irradiação da Educação Superior (1983-2013). Revista GeoUECE, v. 3, n. 4, 314-316, jan./jun.

Ideb. (2017). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Recuperado de https://www.qedu.org.br/estado/106-ceara/ideb.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – Anos iniciais do ensino fundamental. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/quixada/panorama.

Lacerda, C. R. (2004). Projeto Político Pedagógico: construção, pesquisa e avaliação. Gráfica LCR.

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2007). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. (4a ed.). Cortez.

Libâneo, J. C. (2013). Didática. (2a ed.). Cortez.

Lima, M. A. M. & Maciel, T. de J. P. (2008). Avaliação, gestão e estratégias educacionais: projetos e processos inovadores em organizações. São Paulo.

Lima, N. L. G.; Silva, T. M. R. & Barbosa, M. V. da S. (2020). A Gestão do ensino público em Distritos Educacionais: uma realidade marcada por desafios e tensionamentos. Research, Society and Development, 9 (9), 1-23.

Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Editora Positivo.

Pereira A. S., Shitsuka D. M., Pereira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handl e/1/1582 4/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Saboya, M. C. L. (2018). Representações da escola como lugar: real e imaginário na percepção de alunos de um curso de Ensino Médio Técnico. Research, Society and Development, 7 (10), 1-16.

Saviani, D. Sistema nacional de educação: conceito, papel histórico e obstáculos para sua construção no Brasil. In: Reunião Anual da Anped, 2008, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2008. 1-20.

Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Autores associados.

Saviani, D. (2018). Educação brasileira: estrutura e sistema. Autores Associados.

Shiroma, O. E.; Moraes, M. C. & Evangelista, O. (2007). Política Educacional. Lamparina.

Silva, R. M., Silva J. G. F., & Santos, M. R. F. (2017). A organização dos sistemas de ensino no Brasil. Saberes Docentes em Ação, 3 (1), 1-12.

Triviños, A. N. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.

Vieira, S. L. (2017). A organização do sistema educacional brasileiro. Edições Demócrito Rocha.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais

Como Citar

A gestão da escola pública em distritos educacionais: Atribuições e desafios do gestor escolar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e48210918063, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18063. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/18063. Acesso em: 5 dez. 2025.