Estratégias para aumento da adesão dos usuários aos atendimentos em uma unidade de saúde da família no interior da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19345

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Atenção à Saúde, Assistência integral à saúde.

Resumo

A Estratégia Saúde da Família é caracterizada “como um conjunto de ações no primeiro nível de atenção, voltadas para a promoção de saúde, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação” constitui-se um excelente espaço para o cuidado das pessoas. Os serviços são oferecidos pelas Equipes de Saúde para os usuários de suas áreas de abrangência ao qual exerce responsabilidade sanitária e econômica segundo as Redes de Atenção em Saúde do Ministério da Saúde. O presente estudo tem como objetivo elucidar a importância do acolhimento como uma ferramenta para melhoria da adesão e qualidade de atendimento na unidade saúde da família (USF), programas relacionados à Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ttata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, com abordagem descritiva e análise observacional prospectiva nas bases de dados Brasil Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Digital de Periódicos, Biblioteca Virtual de Saúde, Portal de Períodos da UFPE e DATASUS sobre a importância da atuação dos profissionais de saúde em ações educativas, capazes de instigar e informar a população sobre os programas disponíveis e desenvolvidos na atenção básica a fim de mudar o cenário de baixa adesão aos programas de saúde pública. É fundamental que os profissionais atuantes na ESF tenham percepção da real importância de desenvolver meios que visem mudar e melhorar o fluxo dentro da USF, buscando formas de instigar os usuários a aderirem às propostas oferecidas referentes aos programas disponíveis e desenvolvidos na atenção básica, a fim de aumentar cada vez mais o fluxo e a demanda das consultas.

Biografia do Autor

  • Maria Hozana Santos Silva, Faculdade Ages de Medicina

    Mestrado interdisciplinar em saúde e ambiente

  • Maisa Matos Santana, Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança.

    Enfermeira

  • Amanda Mello de Lima , Faculdade Ages de Medicina

    Graduanda em Medicina

  • Weber de Santana Teles, Centro de Hemoterapia de Sergipe

    Doutor em saúde e ambiente

  • Max Cruz da Silva, Faculdade Pio Décimo

    Graduando em enfermagem

  • Alejandra Debbo, Universidade Tiradentes

    Médica reumatologista 

  • Ruth Cristini Torres, Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe

    Doutora em saúde e ambiente

  • Marcel Vinícius Cunha Azevedo, Centro Universitário Estácio de Sergipe

    Mestre em saúde da família

  • Ana Fátima Souza Melo de Andrade, Centro Universitário Estácio de Sergipe

    Mestre em saúde e ambiente

  • Ângela Maria Melo Sá Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestrado/doutoranda em enfermagem

  • Paulo Celso Curvelo Santos Junior, Universidade Tiradentes

    Mestre em saúde e ambiente

  • Taíssa Alice Soledade Calasans, Universidade Tiradentes

    Doutora em saúde e ambiente

Referências

Almeida, D.L., Cota, A.L.S., Alvim, R.G. & Pereira, T.S. (2020). Saberes em saúde mental e a prática profissional na estratégia saúde da família. Research, Society and Development. 9(3), e18932134.

Araújo, M.M.T., Silva, M.J.P. & Puggina, A.C.G. (2007). A comunicação não verbal enquanto fator iatrogênico. Rev Esc Enferm USP. 41(3),419-25.

Barbosa, J.L. (2014). Exame de Papanicolau: estratégias para melhoria da adesão das mulheres entre 25 e 64 anos. Uberaba, Minas Gerais. 19.

Brasil. Ministério da Saúde. (2015). Manual instrutivo PMAQ para equipes de atenção básica (saúde da família, saúde bucal e equipes parametrizadas) e NASF. 2, 66. Brasília, Distrito Federal.

Brasil. Ministério da Saúde. (2011). Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Saúde. (1997). Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília, DF. 36

Brasil. Ministério da Saúde. (2012). Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília, DF. 32, 320.

Brasil. Ministério da Saúde. (2012). Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília, DF. 01, 274

Brasil. Ministério da Saúde. (2012). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF.

Cortez, N.D., Reis, A.I., Souza, S.A.D., Macedo, L.M.M. & Torres, C.H. (2015). Complicações e o tempo de diagnóstico do diabetes mellitus na atenção primária. Rev. Acta Paul Enferm. 28(3), 250-255.

Gil, A.C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social / - 6. ed. Atlas. São Paulo, SP.

Litwinski, G.I.S. (2011). O acolhimento como uma ferramenta para a melhoria da adesão da qualidade do atendimento nas unidades básicas de saúde. Belo Horizonte, MG. 26.

Mendes, A.R.C. (2016). Atenção à Saúde da Mulher na Atenção Básica. Rev. Potencialidades e Limites. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. 20(2), 65-72.

Oliveira, R.G. (2016). Blackbook - Enfermagem. Atenção primária á saúde. Belo Horizonte, Minas Gerais: Blackbook editora. 816.

Piccini, X.R., Facchini, A.L., Tomasi, E., Thumé, E., Silveira, S.D., Siqueira, V.F., Rodrigues, M.A., Paniz, V.V. & Teixeira, A.V. (2017). Efetividade da atenção pré-natal e de puericultura em unidades básicas de saúde do Sul e do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Saúde Mater. 7(1), 75-82.

Ramos, A.L., Silva, D.P., Machado, G.M.O., Oliveira, E.N. & Lima, D.S. (2014). A atuação do enfermeiro da estratégia saúde da família na prevenção do câncer de colo de útero. Rev. Sanare. Políticas públicas. 13(1), 84-91.

Rocha, R.C. (2014). Plano de ação para o acolhimento dos usuários atendidos na UBS Sátyro Coelho de Morais em Arceburg-MG. Arceburg, Minas Gerais. 32.

Suto, S.S.C., Laura, F.O.A.T. & Costa, L.E.L. (2014). Puericultura: a consulta de enfermagem em unidades básicas de saúde. Rev. Enferm. UFPE. 8(9), 3127-3133.

Silva, M.V.J., Mantovane, F.M., Kalinke, P.L. & Ulbrich, M.E. (2015). Avaliação do programa de Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus na visão dos usuários. Rev. Bras. Enfer. 64(4), 627-628.

Trindade, C.S. (2010). A importância do acolhimento no processo do trabalho das equipes de saúde da família. Belo Horizonte, Minas Gerais. 29.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Como Citar

Estratégias para aumento da adesão dos usuários aos atendimentos em uma unidade de saúde da família no interior da Bahia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e381101119345, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.19345. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/19345. Acesso em: 5 dez. 2025.