Agenda 2030: um estudo de caso sobre os desafios da implementação do ODS 6 para o município de Pombal-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.25386

Palavras-chave:

Água, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Saneamento Básico.

Resumo

A agenda 2030 é um compromisso assumido por mais de 190 nações, sendo um instrumento relevante para a promoção do desenvolvimento sustentável mundial e constituída por 17 objetivos, chamados de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), os quais são desmembrados em 169 metas, onde dentro desses objetivos, a ODS 6 trata a respeito da Água Potável e Saneamento, dela se desdobra várias metas. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar o alcance das metas 6.1, 6.2, 6.3 voltados para o município de Pombal no estado da Paraíba. Utilizou-se como metodologia um estudo de caso, com pesquisas documental e exploratória, bem como a análise comparativa. Os resultados mostraram que em relação a meta 6.1 o município possivelmente atingirá até 2030, com relação as metas 6.2 e 6.3 dificilmente alcançara, será preciso esforço, empenho do poder público para alcance dessas metas.  Para o alcance de todas as metas da ODS 6 é necessário mais investimento nessas áreas, é importante que o poder público promova parcerias com a esfera privada, Organizações não governamentais e sociedade civil. Ressalta-se que investir em saneamento básico é investir em vários fatores como saúde, qualidade de vida da população e preservação ambiental da sociedade.

Biografia do Autor

  • Chrístian Inácio dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Turismo pela UFRN, Técnico em Segurança do Trabalho pelo IFRN, MBA em Gestão de Recursos Humanos na FMU e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Gestão de Sistemas Agroindustriais - UFCG.

  • Michael Douglas Sousa Leite, Faculdade Católica Santa Teresinha

    Graduado em Administração – UFCG, Licenciado em Matemática pela Cruzeiro do Sul, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura e Mestre em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atualmente é professor da Faculdade Católica Santa Teresinha, do ParaíbaTec do Governo do Estado da Paraíba, Coordenador e Professor do Instituto Nacional de Cursos e Professor Bolsista programa Novo Mais Educação - EEEF Monsenhor João Milanês - Cajazeiras - PB.

  • Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

    Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE, Mestre em Sistemas Agroindustriais e Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

  • Thalita Sévia Soares de Almeida Magalhães, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduada em Bacharelado em Farmácia - FSM, Mestrado em Sistemas Agroindustriais - PPGSA/UFCG. Doutorado em Ciências Farmacêuticas PPGSA/UFRN. Atualmente é professora das Faculdades Integradas do Ceará UniFIC, Iguatu- CE.

  • Francisco Ivo Gomes de Lavor, Faculdades Integradas do Ceará

    Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Sobral - CE, Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFIC - Iguatu/CE. Formador de profissionais da Educação (incluindo professores e gestores) nas áreas de: inteligência emocional, comunicação e oratória, didática, tecnologias digitais e inovações pedagógicas e BNCC. Coordenador do Curso de Pedagogia e Coordenador Acadêmico das Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC.

  • Odilon Lúcio de Sousa Neto, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Ciências Exatas pela UEPB, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Pós-graduado em Energias Renováveis pela Faculdade play-Educação Digital de Praia Grande – SP e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Benigna Catarina de Belchior Pires, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduanda em Enfermagem - FASC.

  • Anilton Jorge da Nóbrega Gonçalves, Faculdade Santa Maria

    Médico - FSM, Pós-Graduado em Psiquiatria - CENBRAP, Saúde da Família - UFC. Médico da estratégia de saúde da família - Acopiara-CE

  • Robson Leite Sampaio , Faculdade Santa Maria

    Médico - FSM, Pós-Graduado em Saúde da Família - UFC. Médico da estratégia de saúde da família - Iguatu-CE.

  • Elania Cavalcante Cunha de Medeiros, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduada em Direito pela URCA, Graduada em Filosofia pela UFC, Pós-graduada em Direito Constitucional pela URCA, Assistente Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará e Professora Universitária das Faculdades Integradas do Ceará – Unific.

  • Valdeir Gonçalves da Silva Filho, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialização em MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção, Mestrando em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atualmente é Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de Sousa – PB.

  • Pablo Sthefano Roque de Souza Bandeira, Universidade Regional do Cariri

    Bacharel em Ciências Econômicas (URCA/UDI), Especialista em Gestão Financeira Auditoria e Controladoria (UniVS) e Mestrando em Desenvolvimento Econômico (CAEN/UFC).

  • Kaio Luís de Azevêdo Santos, Faculdade Católica Santa Teresinha

    Administrador (FCST), Especialista em Gestão Empresarial (FCST) com MBA em Consultoria Empresarial (UNI-RN), Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN), Instrutor, educador e consultor organizacional.

  • Karla Estefanny de Lacerda Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pós-graduanda em Direito Civil e Processual Civil pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Pós-graduanda em Direito Constitucional Aplicado e Direito Previdenciário pela LEGALE. Mestranda em Sistemas Agroindustriais do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar - CCTA da UFCG, Campus Pombal/PB.

  • Kadydja Mayara Ramos Nobre, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Letras - FIP, Pós-Graduada em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos- FIP e Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais - PPGSA/UFCG. Atualmente, é Assistente em Administração da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

  • Jefferson Thiago da Silva Victor, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduado em Direito – URCA, Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal – Faculdade Futura. Atualmente é inspetor de polícia - Polícia Civil do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Defesa. Também atua como docente nas Faculdades Integradas do Ceará - UnIFic, lecionando as disciplinas de Direitos Humanos e Direito Cibernético.

  • Glauber Iure Cardoso de Menezes Silva, Faculdades Integradas do Ceará

    Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri, Pós-graduação lato senso em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e Pós-graduação lato senso em Direito Previdenciário e Trabalhista pela Universidade Regional do Cariri, Mestrando em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atua como Advogado, inscrito na OAB/CE sob o nº 26.359, Professor das Faculdades Integradas do Ceará (UniFic) , Coordenador adjunto do Curso de Direito e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da referida IES. Professor da disciplina de Educação Ambiental no Curso de Bacharelado em Farmácia; Da disciplina de Direitos Humanos e políticas públicas no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Docente das disciplinas de Direito Civil IV e Direito do Trabalho II no Curso de Bacharelado em Direito.

  • Samara Nóbrega de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Pos-Graduanda em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

  • Agilio Tomaz Marques, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Direito - URCA, Especialista em Direito Processual - UNISUL, Mestre em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atualmente é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estada da Paraíba. Foi Promotor de Justiça Substituto - Ministério Público do Estado da Bahia. Foi Defensor Público Estadual - Defensoria Pública do Estado do Ceará. Foi Delegado de Policia - Policia Civil do Estado de Pernambuco. Ministrou aulas de direito penal e processual penal no Colégio Tiradentes Concursos - Fortaleza - CE. Atuou, ainda, com Professor convidado na UNIESB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

  • Jéssica Ruana Lima Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande, Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal de Campina Grande, Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduanda em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Legale e Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Agroindustriais - PPGSA/UFCG.

Referências

Adams, C., Borges, Z., Moretto, E. M., & Futemma, C. (2020). Governança Ambiental no Brasil: Acelerando em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável ou olhando pelo retrovisor? Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 25(81), 1-13.

Andrade, S. O. de., Crispim, D. L., Sousa, M. A. de., Chaves, A. D. C. G., & Maracajá, P. B. (2015). Análise espacial da qualidade microbiológica das águas do rio Piancó no trecho Coremas-Pombal-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 10(2), 157-161.

Barbieri, J. C. (2011). Desenvolvimento e meio ambiente: As estratégias de mudança da Agenda 21. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Brasil. (2007). Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília.

Brasil. (2019) Agência Nacional de Águas. ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os indicadores. – Brasília: ANA.

Brasil. (2020). Lei 14026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o Marco Legal de Saneamento Básico. https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/875819060/lei-14026-20.

Dencker, A. de F. M. (2000). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura.

Garcez, C., & Garcez, L. (2012). Água. 2. Ed. São Paulo: Calllis.

GIL, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas.

IBGE. (2020). Dados do Estado da Paraíba. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama.

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas.

Netto, J. M. de A., & Richter, C. A. (1991). Tratamento de água: Tecnologia atualizada. São Paulo: Blucher.

Okado, G. H. C., & Quinelli, L. (2016). Megatendências Mundiais 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Uma reflexão preliminar sobre a nova agenda das Nações Unidas. Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos – BARU, Goiânia, 2(2), 109-110.

ONU. (2015). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Organização das Nações Unidas – ONU. https://goo.gl/jcFMVC.

Paraíba. Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). http://www.cagepa.pb.gov.br/institucional/apresentacao/.

Rocha, A. A. (2018). História do saneamento. São Paulo: Blucher.

Roma, J. C. (2019). Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Cienc. Cult. 71(1), 33-39.

Sena, A., Freitas, C. M. de., Barcellos, C., Ramalho, W., & Corvalan, C. (2016). Medindo o invisível: análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em populações expostas à seca. Ciência & Saúde Coletiva, 21(3), 671-683.

SNIS. (2021). Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Objetivos do SNIS. Ministério das Cidades. http://www.snis.gov.br/institucional.

Sousa, V. A. de., Lima, Y. de S. e., Oliveira, A. G. de., Oliveira, A. M. B. M. de., Coelho, L. F. de O., Silva, E. V. da., & Silva, F. A. da. (2019). Discussão sobre as condições físicas e químicas da água do sistema de abastecimento da cidade de Pombal-PB. In. Ensaios nas ciências agrárias e ambientais. Org. Agilera, J. G., v. 4, Ponta Grossa, Atena Editora.

Trata Brasil. (2019). Principais estatística no Brasil. Instituto Trata Brasil. http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas

Como Citar

Agenda 2030: um estudo de caso sobre os desafios da implementação do ODS 6 para o município de Pombal-PB. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e20311425386, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.25386. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/25386. Acesso em: 5 dez. 2025.