As contribuições da pedagogia para o texto literário a partir das percepções de escrita literária infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28089

Palavras-chave:

Pedagogia, Literatura infantojuvenil, Escritor literário.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar o desenvolvimento acadêmico como escritor literário a partir de conhecimentos da área da Pedagogia, favorecendo percepções importantes para a formatação da escrita, como o olhar para as faixas etárias e conteúdos de apresentação para audiências de seus escritos. Na tônica de atingir os objetivos, percorremos o caminho metodológico da pesquisa bibliográfica, seguido da técnica da pesquisa participante, na qual o aluno escritor e seus professores interagiram diretamente, produzindo diálogos e reflexões que culminaram neste trabalho. Os resultados mostraram a literatura contribui de formas inimagináveis para a formação do ser humano. Desde cedo, recorremos aos textos antigos e às formas de comunicação dos ancestrais para compreendermos o nosso passado e decidirmos como agir no presente. É desta forma, com palavras, com comunicação, que construímos o mundo e a nós mesmos. As observações decorrentes dessa interação e dos estudos realizados permitem concluir que o curso de Pedagogia é uma plataforma favorável para o entendimento de percursos assertivos da escrita literária infantojuvenil.

Biografia do Autor

  • Francisco Ivo Gomes de Lavor, Faculdades Integradas do Ceará

    Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Sobral - CE, Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFIC - Iguatu/CE. Formador de profissionais da Educação (incluindo professores e gestores) nas áreas de: inteligência emocional, comunicação e oratória, didática, tecnologias digitais e inovações pedagógicas e BNCC. Coordenador do Curso de Pedagogia e Coordenador Acadêmico das Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC.

  • Daniel Souza Cesar, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Especialista em Libras pela Universidade Vale do Acaraú - UVA. Atulamente é professor de Libras da Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC.

  • Socorro Viana de Moraes, Faculdades Integradas do Ceará

    Licenciada em Pedagogia; Licenciada e Bacharel em Educação Física; Especialista em Educação Comunitária em Saúde- ESP-CE; Saúde da Família- ESP-CE; Vigilância em Saúde -Sirio Libanês e  Gestão em Treinamento Desportivo - Rio Sono.

  • Michael Douglas Sousa Leite, Faculdade Católica Santa Teresinha

    Graduado em Administração – UFCG, Licenciado em Matemática pela Cruzeiro do Sul, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura e Mestre Gestão em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atualmente é professor da Faculdade Católica Santa Teresinha, do ParaíbaTec do Governo do Estado da Paraíba, Coordenador e Professor do Instituto Nacional de Cursos e Professor Bolsista programa Novo Mais Educação - EEEF Monsenhor João Milanês - Cajazeiras - PB.

  • Leudiane Holanda Lavor, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduada em Pedagogia (UECE); Especialista em Gestão Social (FAMETRO); Mestranda em Sistemas Agroindustriais (UFCG). Atuamente é Professora da Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC.

  • Jose Nunes de Oliveira Neto, Universidade Federal de Campina Grande

    Bacharel em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI (2010), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2003), Especialista em Direito Penal pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2011), Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2018) e Doutorando em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2019). Leciona Teoria Geral do Direito nas Faculdades Integradas do Ceara - UniFIC. É Coordenador local do SINPA - Sistema Nacional de Passaportes na Delegacia de Polícia Federal em Patos/PB. É editor da Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública - RBDGP. Atuou como Certificador do INEP, na aplicação de provas do ENEM nos anos de 2018 e 2019. Foi responsável substituto pela Unidade de Inteligência Policial (UIP/DPF/CXA/MA) e pelo Grupo de Repressão a Crimes Previdenciários (GRPREV/DPF/CXA/MA), ambos da Delegacia de Polícia Federal em Caxias/Ma. Foi membro titular e suplente da Comissão de Vistoria da Delegacia de Polícia Federal em Patos/PB.

  • Márcia Rubia Batista Teixeira, Faculdades Integradas do Ceará

    Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia e Ciências Criminais.

  • Agilio Tomaz Marques, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Direito - URCA, Especialista em Direito Processual - UNISUL, Mestre em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG. Atualmente é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estada da Paraíba. Foi Promotor de Justiça Substituto - Ministério Público do Estado da Bahia. Foi Defensor Público Estadual - Defensoria Pública do Estado do Ceará. Foi Delegado de Policia - Policia Civil do Estado de Pernambuco. Ministrou aulas de direito penal e processual penal no Colégio Tiradentes Concursos - Fortaleza - CE. Atuou, ainda, com Professor convidado na UNIESB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

  • Luziete Jorge da Silva, Faculdades Integradas do Ceará

    Graduada em Pedagogia – UECE, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade do Sertão Central- FASEC. Atualmente é professora das Faculdades Integradas do Ceará - UNIFIC e Coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rede Municipal de Ensino de Iguatu Ceará.

  • Weslley Alves de Araújo, Faculdades Integradas do Ceará

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Campus de Sousa/PB. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP/PB. Pós-graduando em Segurança Pública pela Faculdade São Vicente. Tem experiência nas áreas de Direito Penal e Processual Penal, com ênfase em Inquérito Policial e Investigação Criminal. Atua como Delegado de Polícia Civil no Estado do Ceará e Docente das Faculdades Integradas do Ceará - UniFIC na disciplina de Direito Penal.

  • Sandra Maijane Soares de Belchior , Faculdades Integradas do Ceará

    Graduada em Ciências Econômicas – UNIFIP, Licenciatura em Pedagogia - UNIT, Pós-Graduada em Gestão Econômica e Estratégias de Negócios – UNIFIP, Geo Política e História - UNIFIP, Ciência Ambientais - UNIFIP, Psicopedagogia – UNIFIP, Mestra em Educação pela Universidade Americana, Mestra em Sistemas Agroindústrias – PPGSA/UFCG e Doutoranda em Engenharia de Processes – UFCG. Diretora presidente das Faculdade Integradas do Ceará – UniFIC e Presidente do Fórum Permanente de Sustentabilidade do Centro - Sul Cearense.

  • Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses, Faculdades Integradas do Ceará

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2009); mestrado em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2018); especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Regional do Cariri (2022). Atualmente é diretora da Empresa Curae Soluções em Saúde e Docente dos cursos de Pós-graduação latu senso das Faculdades Integradas do Ceará- UniFIC.

  • Odilon Lúcio de Sousa Neto , Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado em Ciências Exatas pela UEPB, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Pós-graduado em Energias Renováveis pela Faculdade play-Educação Digital de Praia Grande – SP e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

Amaral, P. S. S., & Jung, C. F. (2010). Proposta Metodológica para Gestão e Planejamento. Revista Universo Acadêmico, 3(1), 173-189.

Azevedo, B. A. (2018). Quem conta aumenta um ponto. 1 edição. São Paulo. Autêntica.

Boberg, H. T. R., & Stopa, R. (2015. Literatura infantojuvenil e ensino: Ler para saber ou ler para ser? Revista Língua & Literatura, 17(30), 219 – 230.

Brenman, I. (2012). Através da vidraça da escola: formando novos leitores. 2. Ed. Belo Horizonte: Aletria.

Candido, A. (2011). O direito à Literatura. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul.

Cavalcante, M. M. (2012). Os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto.

Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (2002). Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.

Colomer, T. (2007). Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global.

Dias, T. L. da S., & Souza, R. S. (2021). Tessitura e subsídios de um produto literário infantojuvenil para o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. Rev. Bras. Estud. Pedagog., 102(261), 376-397.

Fernández-Rodrigo; L., & Gutiérrez-Ujaque, D. (2022). Promoción de la resiliencia y educación artística en centros de máxima complejidad: vínculos y orientaciones desde la literatura. Rev. complut. educ., 33(2), 237-246.

Freire, P. (1996). Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas.

Koch, I. V.; E., V. M. (2012). Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale.

Rabelo, M. T. P., Cândido, V. C., Schveitzer, M. C., Pacheco, A. L. P., & Len, C. (2021). Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura. Poliética. São Paulo, 9(1), 96-117.

Silva, E. T. da. (2003). Leitura em curso. Campinas: Autores Associados.

Silva, S. A. da. (2021). Letramento Literário: Redescobrindo a leitura por meio de contos infantojuvenis. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros.

Silva, S. R. D. R. da. (2015). Educação Literária e Literatura Infantojuvenil. Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, 11 (2), 203-208.

Soares, M. (2010). Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Vogler, C. (2015). A Jornada do Escritor: estrutura mítica para escritores. 3 ed. São Paulo: Aleph.

Downloads

Publicado

2022-04-24

Edição

Seção

Ciências Educacionais

Como Citar

As contribuições da pedagogia para o texto literário a partir das percepções de escrita literária infantojuvenil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e16211628089, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.28089. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/28089. Acesso em: 5 dez. 2025.