Manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar do animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30159

Palavras-chave:

Pecuária, Pastejo rotacionado, Gado de corte.

Resumo

A pecuária é vista atualmente como uma das maiores atividades mais lucrativas no meio rural, com o avanço da tecnologia, foi aplicada diversas melhorias nesse meio como o melhoramento genético, melhoramento das forragens, e intensificação no manejo, para ter total aproveitamento da propriedade e otimizar o tempo de produção. Com base nisto, o presente trabalho foi realizado e forma de revisão de literatura com intuito de relatar como foco o manejo rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar animal, abordando acerca dos sistemas de pastagens, descrevendo cada sistema de pastagem e enfatizando as vantagens do manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte,  levando em conta diversos fatores que melhoram e aumentam na produção como, o aproveitamento da área, podendo aumentar a sua unidade animal por hectare, aproveitamento uniforme da forragem entre outros,  fazendo com que o produtor produza um produto de qualidade em um menor tempo possível, consequentemente tendo um lucro anual maior.

Biografia do Autor

  • Ana Izabella Freire, Universidade Federal de Viçosa

    Possui graduação em Agronomia (2013) e mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2015). Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019) Estagiária na empresa DUPONT DO BRASIL S.A - DIVISÃO PIONEER SEMENTES, atuando com produção de sementes de milho (2013). Tem experiência com ênfase em Produção de Sementes e Genética e Melhoramento de Plantas. Estágios de docência durante o mestrado e doutorado em disciplinas relacionadas a diversas áreas. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Alfa América. Docente no Centro Universitário UNA durante 2 semestres.

Referências

Almeida, R G. (2007). Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração. Embrapa. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159851/1/Forrageiras-em-sistemas-de-producao-de-bovinos.pdf.

Andrade, C. M. S. (2021). Pastejo Rotacionado. Embrapa. http://iquiri.cpafac.embrapa.br/prodleite/pdf/pastejo_mauricio.pdf.

Barbosa, A. A. F. B. (2021). Manejo das pastagens. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/leitepasto.pdf.

Biffi, N. (2021). O que é pastejo rotacionado? Nutrição e saúde animal. https://nutricaoesaudeanimal.com.br/o-que-e-pastejo-rotacionado/.

Borges, A. R. & Mezzadri, F. P. (2009). Análise da Conjuntura Agropecuária Safra 2009/2010: Bovinocultura de Corte. Curitiba: SEAB/DERAL, out. 2009. www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/bovino_corte_2009_10.pdf.

Correia, A. M. R. & Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos. (2a ed.), Vida Economica Editorial, p. 328.

Costa, N. L. (2013) Formação e manejo de pastagens. Cnptia Embrapa, https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/984110/1/RT27pastagem.pdf.

Dias, M. B. F. (2017). Degradação de pastagens: o que é e como evitar. Brasília-DF.

Espécies forrageiras no inverno. (2020). Certified Humane Brasil. https://certifiedhumanebrasil.org/especies-forrageiras-podem-ser-solucao-para-melhorar-dieta-dos-bovinos-no-inverno/.

Factori, M. A. (2018). Por que usar pastejo rotacionado? Educa Point. https://www.educapoint.com.br/blog/pastagens-forragens/vantagens-pastejo-rotacionado.

Grillo, G. S. (2018). Rentabilidade e custos do sistema de pastejo rotacionado na recria de bovinos de corte: um estudo em uma empresa rural na Região do Pampa.

Melado, J. (2003). Pastoreio Racional de Voisin: Fundamentos, aplicações e projetos. Aprenda Fácil.

Miranda, A. V. (2007). Sistema de pastejo. Brasília: Universidade Castelo Branco.

Morcelli, R. (2019). Tipos de manejo de pastagem: contínuo, alternado e rotacionado. Prodap, https://prodap.com.br/pt/blog/manejo-de-pastegam-continuo-alternado-rotacionado.

Reis, R. A. & Rodrigues, L. R. A. (1997). Fundamentos do pastejo rotacionado. Simpósio sobre manejo de pastagem, 14. Anais. FEALQ.

Santos, D., Santos, D. K. M. D., Hernandez, P. H. D. M., Santos, S. G. D. O., & Marçal, S. P. (2021). Rotação de pastagens no aumento da nutrição e produção de gado de corte e leite.

Santos, M. P., Corrêa, A. L., & Balsalobre, A. A. M. (2005). Guia prático para a implantação de sistemas de pastejo rotacionados para gado de corte. São Carlos-SP.

Sessim, A.G. (2016). Análise econômica de sistemas de produção de bovinos de corte na região do Pampa do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Simões, A. R. P., & Moura, A.D. (2006). Análise de Risco do Desempenho Econômico de um Sistema de Recria de Gado de Corte em Regime de Pastejo Rotacionado. Revista de Economia e Agronegócio, 4(1), 75-98.

Undersander, D. J. et al. (2002). Pastures for profit: A guide to rotational grazing. Madison: Cooperative Extensiton Publications, University of Wisconsin-Extension.

Zimmer, A. H., Macedo, M. C. M., KIcheL, A. N. & Almeida, R. G. (2012) de. Degradação, recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 42 p. (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 189).

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar do animal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e42311730159, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30159. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/30159. Acesso em: 5 dez. 2025.