Melhoria no fluxo de veículos e segurança de pedestres: estudo com usuários na viabilização de semáforos próximos à rotatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3029

Palavras-chave:

Segurança, Pedestres, Rotatória.

Resumo

O tráfego é um conjunto de variáveis complexas como fluxo de veículos e o comportamento dos motoristas, o qual uma variável depende da outra e ambas dependem do cenário envolvido. O objetivo do estudo é analisar a implantação de semáforos próximos à uma rotatória localizada na cidade de Campina Grande-PB, a fim de aperfeiçoar o fluxo e a segurança dos motoristas e pedestres que ali circundam. Fez-se um estudo através de um questionário com motoristas e pedestres que utilizam a rotatória diariamente avaliando o uso de semáforos próximos a rotatória como solução para melhoria do fluxo no dispositivo, assim como a segurança dos pedestres que fazem travessias na sua proximidade. Os resultados do questionário intensificam a necessidade que a população tem em aumentar a segurança e eficácia da rotatória em horários de pico, local de passagem de estudantes, trabalhadores, professores da UFCG, professores da UEPB, moradores de cidades circunvizinhas que viajam diariamente para trabalhar em Campina Grande, entre outros. Portanto, é aconselhada a implantação de um semáforo parcial que opere normalmente em determinados períodos do dia e permaneça com todos os grupos focais piscando em forma de alerta nos demais horários, regularizando as passagens dos veículos de forma mais segura. O semáforo seria ativado logo cedo pela manhã, em horário de almoço e no fim da tarde, que são horários de pico, de movimentação da população para suas casas e locais de alimentação.

Biografia do Autor

  • Osires de Medeiros Melo Neto, Universidade Federal de Campina Grande

    Engenheiro Civil – UFCG

    Especialista em Geotecnia – UniBF

    Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental – UFCG

  • Gustavo Correia Basto da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

    Cirurgião Dentista – UEPB

    Especialista em Saúde Coletiva – UFBA

    Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde – UFF

    Mestre em Saúde Pública – UEPB

    Doutorando em Odontologia - UEPB

  • Thâmara Gomes Passos Rocha Melo, Faculdades Integradas de Patos

    Graduada em Direito – UNIFIP

    Pós-Graduanda em Direito Administrativo e Gestão Pública - UNIFIP

Referências

Conselho Nacional de Trânsito. (2007). Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Sinalização Semafórica. Brasília. CONTRAN.

Costa, J. P. B. (2010). Mini-rotatórias: contribuição na redução de conflitos em interseções urbanas. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. UFPE. Recife.

Federal Highway Administration. (2000). Roundabouts: Na Informational Guide. Turner-Fairbank Highway Research Center. Acesso em 27 de janeiro de 2018 em http://www.fhwa.dot.gov/publications/research/safety/00068/00068.pdf.

Fortes, F.Q.; Boschiero, M, A, F.; Blassioli, P, R, F.; Ferraz, A, C, P. (2004). Interseções rodoviárias: passado, presente e futuro. In: III Seminário de Segurança Rodoviária. São Paulo.

Neris, D.F. (2014). Melhoria do desempenho do tráfego em rotatórias com o emprego de semáforos próximos na via principal. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. USP. São Carlos.

Downloads

Publicado

2020-03-22

Edição

Seção

Engenharias

Como Citar

Melhoria no fluxo de veículos e segurança de pedestres: estudo com usuários na viabilização de semáforos próximos à rotatória. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e159943029, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i4.3029. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/3029. Acesso em: 5 dez. 2025.