Teste de germinação em sementes de pimentão (Capsium annuum L.) submetidas a tratamento com inseticida, sob diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i5.48801Palavras-chave:
Capsicum annuum L., Germinação, Tratamento de sementes, Vermiculita, Casca de arroz carbonizada, Papel mata borrão.Resumo
O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma das principais hortaliças cultivadas, e o tratamento de sementes desempenha um papel essencial na garantia de uma germinação uniforme e saudável, contribuindo para a produtividade das culturas. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de diferentes substratos na germinação de sementes de pimentão tratadas com inseticida. O experimento foi conduzido no Laboratório Didático de Análise de Sementes da Universidade Federal de Pelotas, utilizando dois tratamentos de sementes (com e sem inseticida) e três tipos de substratos (papel mata borrão, papel mata borrão + vermiculita e papel mata borrão + casca de arroz carbonizada). Os resultados indicaram que o uso de papel mata borrão combinado com vermiculita foi o mais eficaz, apresentando as maiores médias de germinação tanto no controle quanto no tratamento com inseticida. Isso pode ser atribuído à capacidade da vermiculita de reter o inseticida e proteger as sementes contra fatores externos, potencializando seu efeito. Em contrapartida, o uso de casca de arroz carbonizada não mostrou resultados significativos em comparação ao controle, sugerindo que sua interação com o inseticida pode ser menos eficaz. A análise de variância e o teste de médias (Tukey) indicaram diferenças significativas entre os tratamentos. Conclui-se que a vermiculita é um substrato promissor para o tratamento de sementes de pimentão, enquanto a casca de arroz carbonizada necessita de mais estudos para entender seu potencial em testes de germinação.
Referências
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (2009). Regras para análise de sementes (399 p.). Brasília, DF.
Costa, C. J. (2008). A importância do controle de qualidade de sementes (2 p.). Embrapa Cerrados.
Figliolia, M. B., Martins, L., Novembre, A. D. L. C., Chamma, H. M. C. P., & Piña Rodrigues, F. C. M. (2005). Aferição de testes de germinação de sementes florestais nativas. Informativo ABRATES, 15(1–3), 327.
Franco, D. F., Junior, A. M. M., Costa, C. J., & Silva, M. G. (2013). Harvesting, drying, processing and treatment of irrigated rice seeds. Embrapa Temperate Climate. (Documents, 371).
Menten, J. O. M., Flores, D., Moraes, M. H. D., Sampaio, I., & Moreira, H. (2010). Tratamento de sementes. Palestra apresentada no III Workshop Brasileiro sobre Controle de Qualidade de Sementes – ABRATES, UFU, UFLA, Uberlândia, MG, 06/10/2010. Resumo publicado no Informativo ABRATES, 20(3).
Netto, J. R. C., et al. (2012). Avaliação da influência do tratamento de semente na produtividade da soja em Paragominas-PA. Anais/Resumos da 64ª Reunião Anual da SBPC.
Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica (E-book gratuito). Ed. UAB/NTE/UFSM.
Pereira Filho, I. A., & Teixeira, F. F. (2016). O cultivo do milho-doce. Informativo técnico. Embrapa.
Pereira, R. B., Pinheiro, J. B., & Carvalho, A. D. F. de. (2013). Manejo do oídio em pimentão: Um desafio em cultivo protegido. Embrapa. Comunicado Técnico 94.
Peske, S. T., Villela, F. A., & Meneghello, G. E. (2019). Sementes: Fundamentos científicos e tecnológicos (4ª ed.).
Popinigis, F. (1985). Fisiologia de sementes (285 p.). Brasília: AGIPLAN.
Posse, S. C. P., Silva, R. F. da, & Vieira, H. D. (2004). Temperatura de armazenamento e desempenho de sementes hidratadas e osmocondicionadas de pimentão. Revista Brasileira de Sementes, 26(1), 38–43.
Silva, N. D. (2016). Substratos e metodologia alternativa para o teste de germinação em sementes de soja tratadas quimicamente (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPEL, Pelotas-RS.
Talamani, V., Lima, N. S., Menezes, M. S., Silva, A. M. F., Sousa, R. C. de, & Silva, L. M. da. (2010). Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) produzidas por agricultores familiares em Sergipe. Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Shemene Jaber Suliman Abdullah Audeh; Deisiane Lopes da Silva; Andreia da Silva Almeida; Henrique de Matos Ferreira Cavalheiro; Jonatas Munari Silveira; Tiéle Soares Duarte; Kimberly dos Santos Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
