Análise Contábil e Fiscal aplicada à Gestão Empresarial: Estudo de caso da Shake Fit LTDA
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i9.49544Palavras-chave:
Estágio, Prática, Contábil.Resumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar uma análise técnico-contábil e fiscal desenvolvida a partir das atividades realizadas durante o estágio supervisionado na empresa Shake Fit LTDA. Esta experiência foi impulsionada pela necessidade de enriquecer a base teórica com vivências práticas, permitindo a aplicação dos conceitos aprendidos em contextos cotidianos. A metodologia aplicada ao trabalho foi descritiva e aplicada, adotando também uma abordagem qualitativa e quantitativa, buscando compreender tanto os aspectos subjetivos da prática profissional quanto mensurar os resultados alcançados. A coleta e análise de dados foram feitas por meio da observação direta das atividades desenvolvidas, uso de registros internos e estudo dos processos operacionais As atividades realizadas no estágio, bem como o acompanhamento dos procedimentos diários do setor utilizando o sistema Domínio possibilitaram a efetiva compreensão da prática contábil. Os resultados mais relevantes deste estágio foram o desenvolvimento de competências práticas e a consolidação do conhecimento teórico por intermédio da prática diária, além de contribuir de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional. O estágio também envolveu a criação de um plano de ação, definição de orçamentos iniciais e planejamento tributário, entre outras atividades. As atividades desempenhadas durante o estágio supervisionado possibilitaram uma integração eficiente entre teoria e prática. Esse processo foi crucial para preparar o futuro profissional para os desafios do mercado de trabalho, fortalecendo as competências técnicas e as habilidades comportamentais necessárias para uma carreira bem-sucedida na área contábil.
Referências
Brasil. (1943). Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
BrasiL. (2021). Decreto nº 10.854, de 10 de novembro de 2021. Regulamenta disposições sobre a legislação trabalhista e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 nov. 2021.
Brasil. (2007). Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007. Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM; e dá outras providências.
Brasil. (1999). Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 maio 1999.
Brasil. (2014). Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 12 dez. 2014.
Brasil. (1962). Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962. Institui a gratificação de Natal para os trabalhadores. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 13 jul. 1962.
Brasil. (1991). Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 jul. 1991.
Brasil. (1991). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 jul. 1991.
Brasil. (2021). Receita Federal do Brasil. Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021. Estabelece normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos - DCTFWeb. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 fev. 2021.
Calaça, J. D. V. (2024). Relatório de Estágio Supervisionado I da Empresa Shake Fit LTDA. Augustinópolis: Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, 2024.
Espíndola, A. (2020). Folha de pagamento - definição e lançamentos. Contabilização Fácil
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA. Artigo disponibilizado na Revista Científica da INESUL. As diferenças entre departamento de recursos humanos e departamento pessoal. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_14_1311018575.pdf
Latorraca, N. (2000). Direito Tributário: Imposto de Renda das Empresas. Editora Atlas.
Oliveira, A. (2001). Manual de prática trabalhista. (33.ed). Editora Atlas.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Rodrigues, M. R. G. (s.d.): "Estudo da folha de pagamento: principais proventos e descontos". Anais do Seminário de Estágio Coletivo, Universidade Estadual de Goiás.
Silva Brogio, R. C. (2016). Importância do profissional de departamento pessoal e a relação com a contabilidade da empresa, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Denilson Viana Calaça, Cheila Fernandes de Andrade, Jucicleia Teodoro de Lima Izidoro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
