Desafios e estratégias de prevenção da hiperdia em idosos da aldeia Kainã, povo Munduruku
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i11.50063Palavras-chave:
Saúde Indígena, Hiperdia, Prevenção, Desafios.Resumo
O presente estudo aborda a importância da prevenção e do controle da Hiperdia entre idosos indígenas, destacando o papel da enfermagem na promoção da saúde e no fortalecimento do autocuidado no contexto amazônico. O objetivo foi descrever e propor estratégias educativas voltadas à prevenção da Hipertensão Arterial e do Diabetes Mellitus em idosos indígenas. A metodologia foi descritiva e, de natureza qualitativa e quantitativa, com caráter participativo, incluindo palestras, aferições de pressão arterial, testes de glicemia e atividades educativas conduzidas por acadêmicos de enfermagem. Os resultados evidenciaram com base na participação dos comunitários, altas prevalência de diabetes e hipertensão especialmente entre mulheres, e boa adesão às ações de educação em saúde. Conclui-se que intervenções culturalmente adequadas fortalecem a atenção primária e contribuem para o envelhecimento saudável da população indígena.
Referências
Campos, J. de M., Rocha, F. T., & Nascimento, P. S. (2025). Análise de diretriz brasileira para tratamento nutricional no pré-diabetes e no diabetes mellitus tipo 2 sob a perspectiva da determinação social em saúde: Proposição de um modelo de avaliação. [Trabalho acadêmico].
Da Silva Souza, C. R., Nascimento, E. T., & Araújo, M. F. (2021). Pastoral do povo de rua: Estratégias e ações de solidariedade. COVID-19, 81, [s.n.].
De Lacerda Furtado, J. H., Lima, A. S., & Torres, P. C. (2024). Estudos e práticas em enfermagem: Assistência, administração e políticas de saúde. Amplla Editora.
Fernandes, L. S. (2023). Ações de manejo do diabetes mellitus tipo 2 e comportamentos em saúde de usuários da atenção primária no interior do Amazonas. [Trabalho acadêmico].
Freitas, A. B. C., Carvalho, D. R., & Pinto, M. L. (2024). Atendimento domiciliar: Cuidado que transcende as adversidades nas enchentes em território amazônico. In Aqui tem SUS (p. 83).
Gonçalves, T. (2014). Condições de vida e saúde de idosos e familiares no contexto amazônico com vistas ao desenvolvimento de tecnologia cuidativo-educacional [Tese de doutorado, Universidade Federal do Pará].
Kawai, A. M., Silva, P. F., & Costa, L. R. (2025). Obesidade em adultos: Os desafios e as potencialidades da atenção à saúde em Manaus-AM. Revista Foco, 18(3), e8095–e8095.
Mesquita, R. M., Andrade, T. P., & Costa, N. R. (2025). Qualidade de vida em idosos de dois programas da Universidade Federal do Amazonas. [Trabalho acadêmico].
Neves, D. M. (2021). Protocolo de enfermagem: Uma proposta de cuidado para a pessoa idosa com hipertensão na atenção especializada. [Trabalho acadêmico].
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Silva, N., Rodrigues, F. M., & Pereira, A. L. (2022). O ensino sobre saúde do idoso nos cursos técnicos de enfermagem do Brasil. [Trabalho acadêmico].
Silva, S. A. R. (2024). Cuidado da pessoa idosa com diabetes pós-alta: Orientação da oferta alimentar segura e saudável. [Trabalho acadêmico].
Souza, M. A. C., Ferreira, J. P., & Lima, R. A. (2022). Ações do enfermeiro na estratégia de saúde da família na promoção do envelhecimento saudável. Research, Society and Development, 11(11), e39111132309–e39111132309.
Theobald, C. V., Santos, R. L., & Oliveira, M. J. (2024). Um olhar sobre o diabetes no contexto amazônico: Entre a teoria e a prática. Revista Foco, 17(11), e6992–e6992.
Trindade, A. V. (2024). Prática de autocuidado e qualidade de vida da pessoa idosa longeva rural com doença crônica no contexto amazônico. [Trabalho acadêmico].
Veiga, L. W. S. (2023). O trabalho do/a assistente social com as pessoas idosas na atenção básica de saúde na pandemia da Covid-19 em Manaus. [Trabalho acadêmico].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alefy Cristian Rodrigues Rocha, Igor Roque da Silva, Lucas Soares Olimpio, Luzia de Guadalup Batista da Silva, Pabloena da Silva Pereira, Eduardo da Costa Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
