Proteção e cuidado: Campanha de vacinação contra hepatite B, febre amarela e tríplice viral para policiais militares do Comando de Policiamento de Área (CPA) - Norte de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i12.50095Palavras-chave:
Vacinação, Promoção da saúde, Doenças Imunopreveníveis.Resumo
A vacinação é uma das estratégias mais eficazes de saúde pública para prevenção de doenças imunopreveníveis. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre proteção e cuidado por meio da campanha de vacinação contra hepatite B, febre amarela e tríplice viral para policiais militares do CPA) Norte, na Cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, delimitado ao público dos policiais militares, abrangendo indivíduos de diferentes faixas etárias. Os resultados alcançados pela palestra na campanha de vacinação contra Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral para Policiais Militares, constatou-se uma ampla participação dos policiais militares, evidenciando interesse e compreensão sobre a importância da imunização como estratégia de proteção à saúde e manutenção das atividades operacionais. A experiência evidenciou o papel fundamental da enfermagem na execução e coordenação de campanhas preventivas de imunização e para a proteção coletiva.
Referências
Barbosa da Silva, R. M., et al. (2023). Tecnologias educativas para promoção da imunização: Contribuições para um viver saudável.
Barros, L. M. C. de, et al. (2022). Práticas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis entre homens jovens universitários.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. (2014). Manual de normas e procedimentos para vacinação. Ministério da Saúde.
Cruz, E. J. da S. (2022). Obrigatoriedade da vacinação no Brasil: uma análise acerca dos limites entre os direitos individuais e coletivos em colisão.
De Lima, A. M., et al. (2022). Terapia assistida com animais para promoção e recuperação da saúde mental de policiais militares. Revista Científica da Escola Superior de Polícia Militar, (3), 128–157.
De Paula Campos, J. (2022). Serviço policial na pandemia: o papel policial e o ser humano que ocupa essa função. Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP), 5(11), 9–24.
Diniz, J. D., et al. (2025). Ações de promoção à saúde com foco na importância da vacinação: construção de folder educativo sob a ótica dos determinantes sociais. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 17(1), e7297–e7297.
Fernandes, D. M., et al. (2023). Hesitação vacinal na região metropolitana da Baixada Santista e sua influência na vacinação de crianças de até dois anos de idade.
Fontenele, R. dos S. (2022). A prática de atividade física na promoção da saúde dos Policiais Rodoviários Federais.
Herdade, E. V., Gonçalves, N. M. T., & Andrade, L. G. de. (2024). A cobertura vacinal no Brasil: impacto das fake news e desafios atuais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(11), 8161–8174. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17141
Gaya, A. C. A & Gaya, A. R. (2018). Relato de experiência. Editora CRV.
Maciel, D., Marques, C., & Torres, A. (2009). Trabalho, família e género, articulando dimensões centrais da vida dos indivíduos (Vol. IV, p. 23).
Marques, W. M. (2023). Desafios e perspectivas na promoção da saúde mental de policiais militares: estratégias integrativas para melhoria na atualidade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(12), 404–416.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free ebook]. Santa Maria. Editora da UFSM.
Santana, R. da S. (2025). As políticas públicas de saúde no Brasil e as campanhas vacinais: a revolta da vacina, quedas nas coberturas e implicações na adesão vacinal no Brasil. Salvador.
Silva, T. C., & Da Silva, G. M. (2021). Política pública de saúde: a efetivação da cobertura vacinal em policiais civis no estado de São Paulo. Prospectus, 3(1), 202–214.
Teles, G. L. (2020). Efeitos da distração sobre o repertório comportamental de crianças submetidas à vacinação.
Viana, C. W. de Q. (2023). A prática de exercícios físicos como ferramenta para a promoção da saúde mental de policiais penais: uma revisão integrativa de literatura.
Vieira, F. P. (2014). Atendimento aos portadores de doenças crônicas transmissíveis nas unidades básicas de saúde: participação do enfermeiro [Dissertação de mestrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erika Montenegro da Silva, Geysa de Carvalho Nóbrega, Mateus Albino Nunes, Mayume Taynar Ferreira da Silva, Pabloena da Silva Pereira, Felipe Chrystian de Figueiredo Lira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
