Do código à mediação pedagógica: Desenvolvimento de um orientador digital para apoio à escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v15i1.50578Palavras-chave:
Mediação pedagógica, Escrita acadêmica, Tecnologia educacional, Inteligência artificial, TCC, Ensino e Aprendizagem.Resumo
O percurso que leva do desenvolvimento de sistemas computacionais à sua aplicação no ensino exige uma visão que integre o rigor do código à mediação pedagógica no apoio à escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo deste estudo é apresentar e analisar, em caráter conceitual e propositivo, a arquitetura e o funcionamento do Orientador Digital de TCC, discutindo seu potencial como instrumento de mediação pedagógica na escrita acadêmica. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e propositiva, caracterizada como um estudo de desenvolvimento tecnológico. A ferramenta utiliza arquitetura Retrieval-Augmented Generation (RAG) e processamento client-side, garantindo que as respostas da Inteligência Artificial se baseiem exclusivamente nos materiais fornecidos pelo estudante e que os dados permaneçam sob seu controle. O sistema foi projetado para explicar e orientar, oferecendo feedback pedagógico em cada etapa do trabalho. Conclui-se que a articulação entre mediação pedagógica, Inteligência Artificial e arquitetura leve constitui um caminho viável para ampliar o acesso à escrita científica no ensino superior.
Referências
Boghi, C., Shitsuka, D. M. & Shitsuka, R. (2018). Metodologias ativas: um estudo de caso do fenômeno aprender. Educação & Linguagem. 20(2), 143. DOI:10.15603/2176-1043/el.v20n2p143-156
Boghi, C. et al. (2016). Estudo de caso de emprego de metodologias ativas no ensino de conceitos tecnológicos (B1 em Ensino e B2 em Educação). Tecnologia Educacional. 212, 19.
Conceicao, M. M. et al. (2019). Boas práticas para estudantes de educação a distância em uma turma de pedagogia. Revista educação (guarulhos). 14, p. 39-50.
Freire, P. (2011). A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. Cortez.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar um projeto de pesquisas. Editora Atlas.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria. Editora da UFSM.
Shitsuka, R., Shitsuka, D. M. & Teixeira, R. L. P. (2015). Trabalho de conclusão de curso em educação a distância: estudo de caso de procrastinação (B1 em Ensino e B2 em Educação). Tecnologia Educacional. 211, 334-6.
Street, B. V. (2014). Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Parábola Editorial.
Vieira Filho, J. U. et al. (2019). Tutoria em disciplina ministrada a distancia em curso presencial e satisfação dos alunos. Revista de Casos e Consultoria. 10, 1-20.
Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente (7ª ed.). Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 José Ivan Vitor Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
